Hoje (02/04/2024)é dia de celebrar o aniversário do Curso de Medicina em Sobral. Já são 23 anos de contribuições para o ensino superior e para a saúde pública no Ceará. Criado com a força das parcerias do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Sobral, Diocese de Sobral e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Curso proporcionou avanços para a região onde está localizado e para a própria UFC e já conta com 27 turmas formadas e 963 médicos atuando em todo país e no exterior.
Um diminuto grupo composto por 8 (oito) professores, 1(um) servidor técnico-administrativo e 36 jovens acadêmicos. Eles tinham a desafiadora missão de implantar um Curso de Medicina no interior do Ceará, preservando a qualidade e a eficiência do Curso da capital. Mas, no próprio brasão da Universidade Federal do Ceará (UFC) já estava estabelecido que somente a união e a virtude seriam capazes de tal façanha:” Virtus Unita Fortior". "A virtude, unida, é mais forte", o que já aplicava-se ao Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho desde que se prontificou à árdua missão a ele confiada, permeada de incertezas e precarização. (Recorte do Jornal Correio da Semana que trata do registro do início do Curso de Medicina de Sobral da UFC)
|
O Curso de Medicina de Sobral da UFC em seu alicerce em 2001 |
Alunos da Primeira Turma do Curso de Medicina/UFC-Sobral com professores e gestores da época. Registro em 12 de abril de 2001, dos alicerces e das primeiras paredes do prédio que iria abrigar a primeira escola médica instalada no interior do Estado do Ceará, juntamente com o Curso de Medicina de Barbalha. Começava, assim, o processo de interiorização da UFC no Ceará num momento de muita precarização, mas com muito apoio, determinação e união da comunidade acadêmica em 2001.
|
Aula inaugural do Curso de Medicina de Sobral em 8 de abril de 2001 no CCS da UVA |
A Aula Inaugural do Curso de Medicina de Sobral da UFC, aconteceu no dia 8 de abril de 2001, no Centro de Ciências da Saúde da UVA. Alunos da Primeira Turma e gestores públicos da época, em uma uma aula simbólica aberta à comunidade. Neste momento, o Curso mostrava os 36 jovens que seriam os seus primeiros médicos e logo estariam servindo a sociedade. Foi uma cerimônia concorrida e muito prestigiada, haja vista o estreito espaço destinado à solenidade.
Um momento da primeira semana de atividades dos alunos(as) da Primeira Turma do Curso de Medicina de Sobral da UFC, em abril de 2001, quando conheceram os equipamentos de saúde da cidade, como o Museu Dom José, Museu do Eclipse, Casa da Capitão Mor e outros. Muitos destes estudantes, depois de formados(as) e especializados, continuaram em Sobral. A exemplo das médicas pediatras: Katiana Furtado, Lívia Albuquerque, Isabela Vidal, o médico cirurgião oncológico, Diego Bezerra, o médico cirurgião vascular Vilson Macedo, o médico cirurgião geral Geterson Moreira, o médico clínico geral e imaginologista Joel Ponte. Também atuando em Sobral, o médico ortopedista Cruz Júnior, a médica dermatologista Fernanda Nobre, o médico psiquiatra Patrick Aguiar e as médicas psiquiatras Niedja Gurgel e Narceli Azevedo. Outros se espalharam pela região como os médicos Cícero Gigliane (Santana do Acaraú), Johnne Sousa (Serra da Ibiapaba), José Wellington (Serra da Ibiapaba), Antonio Ednardo fixou-se na cidade de Iguatu. Vários deles estão em Fortaleza, como a médica intensivista Kessy Aquino e o médico cirurgião em transplantes Elam Aquino. Alguns estão em Recife, e até no sul do país, como a médica dermatologista Lia Dantas, que realiza suas atividades no Rio Grande do Sul.
|
1ª Turma do Curso de Medicina da UFC de Sobral formada em 18 de janeiro de 2007
|
|
2ª Turma do Curso de Medicina da UFC de Sobral formada em 14 de dezembro de 2007 |
Momento marcante do Curso de Medicina de Sobral. Inauguração do Primeiro Bloco no ano de 2002. No registro Prof. Gerardo Cristino Filho (primeiro coordenador do Curso), Prof. Luiz Odorico Monteiro alunos da primeira e segunda turmas. Os alunos das duas primeiras turmas se ajudavam nas atividades acadêmicas, havia muito compromisso com a construção e os bons resultados. Era um momento, também, que surgiam as as primeiras monitorias, os primeiros projetos de extensão e o embrião da pesquisa científica.
Em 2006 nos Encontros Universitários o registro é de Wendel Arruda (hoje médico coloproctologista), Livia Cavalcante (médica patologista), Rodrigo Sales (cirugião do aparelho digestivo), Bruno Mapurunga (urologista), Diego Levi (cardiologista) e os professores pioneiros do Curso de Medicina de Sobral da UFC: Prof Ronaldo Graça, Profª Mirna Marques, Prof. Vicente Pinto e Prof. Eladio Pessoa. Era tempo de construir e expandir e o resultado é a consolidação do Curso depois de 23 anos, médicos referência em suas especialidades e uma pesquisa científica destacada mundialmente. O exemplo disso, é o médico neurocirurgião, Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal, Professor Doutor do Curso de Medicina de Sobral da UFC, que é referência mundial na literatura sobre a neuralgia do trigêmeo (acesse o link e saiba mais: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2024/02/dr-paulo-roberto-lacerda-leal-professor.html). Deve-se considerar, ainda, a a importância e a referência dos primeiros professores pesquisadores do Curso: Vicente Pinto, Mirna Marques, Ronaldo Graça e Gerardo Cristino, pela a grande produção de artigos científicos nas mais renomadas revistas científicas do país.
|
|
Neste registro os professores pioneiros: Gerardo Cristino Filho, Vicente de Paulo Teixeira Pinto, Eládio Pessoa de Andrade Filho, Francisco Plácido Nogueira Arcanjo, Luiz Odorico Monteiro de Andrade e Ivana Cristina de Holanda Cunha Barrêto e o servidor técnico-administrativo Vanderley Moreira com alunos da primeira turma em foto de março de 2006 para as fotos do álbum de formatura da turma.
|
Momento descontraído dos alunos da Primeira Turma do Curso de Medicina da UFC de Sobral
|
|
Servidores pioneiros do Curso de medicina da UFC recebendo homenagem nos 15 anos do Curso
|
|
Professores do Curso em momento de planejamento pedagógico em 2017 |
|
Professores do Curso em momento de planejamento pedagógico em 2023
|
|
Servidores técnicos-administrativos com o terceiro coordenador do Curso, Prof. Paulo Santos |
|
Servidores técnicos-administrativos e docentes/gestores do Curso de Medicina de Sobral da UFC |
|
O Prof. Henry Campos com docentes e gestores do Curso de Medicina de Sobral
|
Momento do atual coordenador do Curso de Medicina de Sobral da UFC, Prof. Paulo Roberto Lacerda, durante a cerimônia de colação de grau dos 37 concludentes da 27ª turma do Curso. Com isto, o Curso de Medicina de Sobral da UFC conta com 963 médicos já graduados desde 2007. Na oportunidade, a solenidade foi encerrada com uma fala marcante do reitor Prof. Custódio Almeida que felicitou os formandos e seus familiares.
Parabéns pelos seus 23 anos e vida longa ao Curso de Medicina da UFC em Sobral!
TURMAS JÁ FORMADAS
(a partir da 3ª turma)
Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista/MTb-CE 1641)
Nenhum comentário:
Postar um comentário