Foto: Professor Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal recebeu homenagem da 27ª turma do Curso de Medicina de Sobral que colou grau na última terça-feira (20/02) |
O médico neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, Professor Doutor do Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, atual coordenador geral desta escola médica, é considerado referência em pesquisas sobre a neuralgia do trigêmeo. O estudo do Prof. Paulo Lacerda integra a lista dos 100 artigos mais bem citados da literatura sobre a neuralgia do trigêmeo no mundo.
A referência mundial, como pesquisador do tema, foi publicada em artigo na revista científica World Neurosurgery, com o título "Bibliometric Analysis of the Top 100 Cited Articles and Author H-Indexes on the Surgical Treatment of Trigeminal Neuralgia". Segundo o médico Paulo Lacerda, dois artigos da sua tese de doutorado estão classificados no top 100 (cem) da lista, ocupando as posições 51ª e 62ª, respectivamente. "Estamos entre 11 autores que tiveram dois ou mais trabalhos citados dessa seleta lista" explica o Professor.
O seu estudo sobre a neuralgia do trigêmeo aborda um tema acerca de uma doença incapacitante que afeta os nervos da face. Ele destaca, também, que A Universidade de Lyon na França, onde realizou a sua residência médica em neurocirurgia, bem como grande parte do seu doutorado e o pós doutorado, foi a segunda universidade mais citada do mundo após a MGH nos EUA.
"Estou muito feliz por ter colaborado na evolução dos caminhos científicos que permitiram o avanço dos saberes nessa doença. Não poderia deixar de agradecer ao meu mestre e amigo Professor Marc Sindou. Ele foi chefe da minha residência e orientador tanto do doutorado quanto do pós doutorado e que me ensinou a microcirurgia e o rigor na conduta", destaca o neurocirurgião e Prof. Doutor da UFC.
Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal, Professor Doutor, do Curso de Medicina de Sobral da UFC, está entre os 100 autores do mundo mais citado em estudos sobre a neuralgia do trigêmeo |
Matéria: Vanderley Moreira – Jornalista/MTb-CE 1641
Nenhum comentário:
Postar um comentário