segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Garganta eletrônica pode permitir que mudos falem

Cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, criararam um garganta artificial que transforma os movimentos da garganta em sons e pode fazer com que mudos falem. As informações sobre o invento revolucionário foram publicadas no  journal ACS Nano. Segundo o coordenador da equipe, Yukong Wei, o dispositivo chamado WAGT, é preso ao pescoço como se fosse uma tatuagem temporária.
Como
A garganta artificial é composta de grafeno, que são folhas finas de carbono, depositadas sobre um filme de álcool polivinílico. O dispositivo flexível mede 1,5 por 3 centímetros, ou cerca de duas vezes o polegar de uma pessoa. Para grudar o filme basta molhar a pele da garganta e aplicá-lo. Eletrodos conectam a tatuagem eletrônica a uma pequena braçadeira, onde vai a parte eletrônica da garganta artificial, incluindo um microcomputador para decodificar os sinais e um amplificador de som e alto-falantes, por onde sai a voz.
Testes
Durante os testes, quando os voluntários imitaram silenciosamente os movimentos da fala, o instrumento converteu esses movimentos em sons emitidos, como as palavras “OK” e “Não”. Os pesquisadores afirmam que, no futuro, pessoas mudas poderão ser treinadas para gerar sinais com suas gargantas que o dispositivo traduzirá em fala. Falta agora melhorar a tatuagem eletrônica, para que ela não resseque e possa ser usada ao longo do dia em condições reais.

Com informações do Diário da Saúde
via www.sonoticiaboa.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário