terça-feira, 18 de outubro de 2016

Simpósio Sobralense de Dor - Dor Pós Chikungunya - dias 19 e 20 de outubro

A febre de chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. A viremia persiste por até dez dias após o surgimento das manifestações clínicas. A transmissão ocorre pela picada de fêmeas dos mosquitos Ae. aegypti e Ae. albopictus infectadas pelo CHIKV.

A doença pode apresentar, além de um quadro atípico, três fases (aguda, subaguda e crônica), a fase crônica é caracterizada pela persistência dos sintomas, principalmente a artralgia/artrite e a dor musculoesquelética, e tem comportamento flutuante. As evidências apontam mais da metade dos pacientes podem progredir para a fase crônica. Os principais fatores de risco associados são: idade > 45 anos, desordens articulares preexistentes e maior severidade da artralgia na fase aguda. Além disso, estudos apontam para o surgimento de artralgia até 18 meses após a apresentação da fase aguda. 

O CHIKV foi isolado inicialmente na Tanzânia por volta de 1952. Desde então, há relatos de surtos em vários países do mundo. Nas Américas, em outubro de 2013, teve início uma grande epidemia de chikungunya
em diversas ilhas do Caribe. Em comunidades afetadas recentemente, a característica marcante são epidemias com elevadas taxas de ataque, que variam de 38% a 63%. Devido à alta densidade do vetor, à presença de indivíduos susceptíveis e à intensa circulação de pessoas em áreas endêmicas, o Brasil vive uma epidemia.

Tema: Dor pós Chikungunya
Datas e horário: 19 e 20 de outubro, a partir das 18h.
Local: Auditório do CCS - ao lado da Famed.
Carga Horária: 8 horas, com certificação pelo Depe/Santa Casa.
Investimento: R$ 10,00.
Inscrições: Na secretaria da Famed (Regina) ou pelo WhatsApp: (85) 9 9202 7000

Nenhum comentário:

Postar um comentário