O tumor hipofisário tende a produzir aumento da sela túrcica. Essas lesões geralmente manifestam uma combinação de sinais e sintomas como: cefaleias, alteração do apetite, sede, distúrbio do campo visual, particularmente hemianopsia bitemporal ou desvio de hemicampo (imagens que se separam).
Para o correto diagnóstico e tratamento de uma lesão da região selar, é importante o conhecimento dos aspectos clínicos e de imagem. A indicação cirúrgica de qualquer destas lesões, deve ser precedida de uma detalhada avaliação anatômica e hormonal, que pode demonstrar a necessidade de tratamento cirúrgico.
Estudos relatam que os tumores hipofisários compreendem cerca de 15% dos tumores intracranianos, e a abordagem da linha média transesfenoidal se tornou padrão para acessar a região selar e hipofisária (> 95% das indicações cirúrgicas nessa região). O endoscópio representa uma das inovações tecnológicas mais recentes, permitindo uma visão panorâmica mais ampla, independentemente da largura e profundidade do acesso.
As pessoas com sinais e sintomas que possam estar relacionados a alteração da função hormonal da hipófise deverão consultar com um neurocirurgião para cuidadosa avaliação hipofisária e indicação individualizada de tratamento ou de acompanhamento apenas.
Fonte: @institutoneurologicosaolucas (Instagram)
SERVIÇO
INSTITUTO NEUROLÓGICO SÃO LUCAS
Atendimento Especializado em Neurologia e Neurocirurgia
Avenida Monsenhor José Aloísio Pinto, 1362
Cidade Gerardo Cristino de Menezes
Em Sobral - Ceará / CEP:62051225
Canal no Youtube: youtu.be/OHQIeZ919LU

Nenhum comentário:
Postar um comentário