Mais de 128 mil adolescentes no Ceará ainda não foram imunizados contra o HPV, ou Papilomavírus Humano – um vírus sexualmente transmissível. A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (28/6), uma nova campanha foi lançada com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação e alcançar 90% de cobertura entre jovens de 9 a 14 anos.
A iniciativa faz parte de um esforço nacional para eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Segundo especialistas, essa meta é viável, desde que haja mobilização e conscientização da população. A vacina contra o HPV é considerada uma das principais formas de prevenção contra o câncer de colo do útero, doença causada em quase 100% dos casos pelo vírus HPV, de acordo com o Ministério da Saúde.
A cobertura atual no estado é de 72,5%, com cerca de 532 mil adolescentes já vacinados. No entanto, ainda faltam pouco mais de 128 mil jovens para que a meta seja atingida. Entre as meninas, 8 em cada 10 já receberam a vacina. Já entre os meninos, o índice é menor: apenas 6 em cada 10 foram imunizados, o que, segundo especialistas, se deve principalmente à desinformação.
Para ampliar o alcance da campanha, a vacinação será levada também a escolas e centros de assistência social, além dos postos de saúde.
O acesso ao imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 9 a 14 anos. Também têm direito à vacinação gratuita, na faixa etária entre 15 e 45 anos, pessoas com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual.
Fonte: https://sobralemrevista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário