O HRN possui o título desde 2019 e é a única instituição com esse nível de certificação na Região Norte do Ceará. Além do HRN, outras unidades da Sesa também certificadas com excelência pela ONA são o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Canindé, Caucaia, Maracanaú e Russas – e mais cinco Policlínicas Regionais – Baturité, Caucaia, Aracati, Limoeiro do Norte e Russas também mantém o título de Acreditados Nível 1.
A manutenção da acreditação traz impactos positivos para a saúde do estado, segundo o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares. Ele lembrou que o HRN é uma unidade de portas abertas nas emergências adulto e pediátrica, referência para cirurgias de urgência, com unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal, além de assistência em cirurgia pediátrica e no Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM).
“É muito importante para a saúde pública do estado a garantia de ter uma unidade da complexidade do Hospital Regional Norte acreditada. Esse nível de acreditação mantido credencia o HRN como uma unidade de saúde que promove a assistência com qualidade, alcançando a dignidade das pessoas que aqui buscam sua recuperação. O momento é de parabenizar toda a equipe do HRN, pois quando conseguimos a manutenção do nível de acreditação junto à ONA é o reflexo do trabalho individualizado de cada trabalhador da saúde do HRN. Estamos comprometidos”, sinaliza Soares.
Processo de acreditação
Realizado por uma entidade externa ao hospital, o processo de acreditação utiliza avaliações de processos mediante padrões já pré-estabelecidos de qualidade e segurança. É uma avaliação na qual o hospital faz a adesão de forma voluntária, pois o método não tem um caráter fiscalizatório.
“A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover um ambiente de qualidade e segurança da assistência hospitalar. A essência do método é promover um programa de educação continuada em busca de estimular sempre a melhoria contínua dos processos”, explica o gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente do HRN, João Kildery Teófilo.
Teófilo explica que o processo tem uma importância significativa para os pacientes e para os colaboradores. “A acreditação garante que os pacientes estejam recebendo cuidados de qualidade e que se tem o zelo pela qualidade da assistência prestada. Também é muito bem vista pelos trabalhadores da unidade porque significa que estão trabalhando em um ambiente que valoriza a qualidade, a segurança e a melhoria dos processos”, avalia.
As informações contidas nesta matéria referem-se às atividades do INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH.
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