O estimado Professor Titular da disciplina de Bioquímica da UFC Sobral já contribuiu com a formação de 1.001(mil e um) médicos graduados pelo Curso. Enfermeiro de formação, com PhD na França, ele foi um dos pioneiros da implantação do Curso da UFC em Sobral (2001). Depois de vários anos de docência na IFES, estimulado pelo seu filho Matheus Teixeira, ele resolveu aventurar-se em uma outra formação, a Medicina, onde vem cursando o 6⁰ semestre na UNINTA.
Como acadêmico do Curso de Medicina UNINTA, depara-se por muitas vezes com seus ex-alunos e que hoje desenvolvem a atividade docente nessa IES. Assim, o registro trata-se desse encontro com suas ex-alunas, hoje médicas ginecologistas-obstetras, e que são suas professoras nas disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia; Drª Renata Andrade (egressa da 5ª turma) e Drª Delinne Costa (egressa da 7ª turma).
Professores pioneiros do Curso: Profª Mirna Brayner, Gerardo Cristino, Vicente Pinto e Ronaldo Graça |
Desta forma, por meio do Prof. Vicente Pinto, parabenizamos todos os Professores do Curso de Medicina de Sobral da UFC, os pioneiros: Gerardo Cristino, Ronaldo Graça, Eládio Pessoa, Odorico Monteiro, Plácido Arcanjo, as Professoras Mirna Brayner e Ivana Barreto, bem como todos aqueles(as) que vieram depois, juntaram forças e contribuíram para o fortalecimento e a melhoria da primeira escola médica implantada na cidade de Sobral, em abril de 2001.
Um Curso de Medicina de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) implantado no sertão do Ceará foi um marco no processo de interiorização do ensino superior no Brasil, no início do novo século. Ademais, uma revolução nas entranhas da UFC, que até então era voltada para o mar e de costas para o interior do Estado. Hoje são 23 anos de êxitos e contribuição para a assistência à saúde do Ceará e demais estados do País.
Na oportunidade, parabenizamos também os Professores(as) dos demais cursos do Campus de Sobral da UFC, bem como àqueles e aquelas de todas as instituições de ensino do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário