A Smile Train, patrocinadora oficial do Congresso Brasileiro de Fissuras e Anomalias Craniofaciais 2024, investe mais de 1,2 milhão de reais em programas de nutrição para crianças com fissuras no Brasil.
19 de agosto, Campinas, Brasil — A Smile Train, a maior organização focada em fissuras labiais e palatinas do mundo, é a patrocinadora oficial do Congresso Brasileiro de Fissuras e Anomalias Craniofaciais (CBFAC) 2024. Este prestigiado evento, que vai ocorrer de 29 a 31 de agosto no Royal Palm Hall em Campinas (SP), reunirá os principais especialistas médicos de toda a América Latina para compartilhar conhecimentos e experiências em diversas áreas da saúde.
Durante o Congresso, os profissionais de saúde discutirão e promoverão as mais recentes tecnologias e inovações no diagnóstico e tratamento de condições craniofaciais raras, abrangendo áreas como medicina, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, enfermagem e assistência social. Essa abordagem holística e integrada visa aprimorar o tratamento de pacientes com fissuras e outras anomalias craniofaciais, oferecendo um cuidado abrangente que vai além da cirurgia.
"Curar uma fissura é muito mais do que apenas cirurgia", diz Mariane Goes, Diretora de Educação e Treinamento para a América Latina da Smile Train. "Uma criança com fissura requer um amplo espectro de cuidados, incluindo programas de nutrição, atendimento odontológico e ortodontia, fonoaudiologia e apoio social e emocional. Acreditamos que todos, independentemente da idade ou localização, merecem acesso a cuidados de qualidade para fissuras. Nunca é tarde para ganhar confiança e encontrar um motivo para sorrir".
O apoio nutricional será um tema central do CBFAC 2024, já que bebês com fissura labial e palatina estão em alto risco de desnutrição devido aos desafios alimentares. Esses desafios incluem dificuldades na sucção, que podem impactar severamente a amamentação ou a alimentação com mamadeira, levando à desnutrição e até mesmo à morte. Os esforços da Smile Train no Brasil já tiveram um impacto significativo, com mais de 1,2 milhão de reais investidos em programas de nutrição, beneficiando mais de 1.300 pacientes através de 35 projetos desde 2002. Atualmente, nove projetos ativos estão ajustados para atender às necessidades específicas dos parceiros médicos em todo o país, com o objetivo de melhorar a qualidade e a acessibilidade dos cuidados.
O Congresso contará com sessões de treinamento para parceiros médicos, focando em cirurgia segura, incluindo anestesia, enfermagem e nutrição. Essas sessões fornecerão aos profissionais de saúde as ferramentas e conhecimentos necessários para apoiar o cuidado abrangente de fissuras, garantindo segurança e qualidade. "Esse treinamento é crucial para prevenir a desnutrição e garantir que todas as especialidades trabalhem juntas para apoiar essas crianças vulneráveis", acrescenta Goes.
Como patrocinadora principal, a Smile Train continua a capacitar os profissionais de saúde locais, permitindo-lhes oferecer tratamento gratuito e de alta qualidade para fissuras em suas comunidades todos os dias. O compromisso com o cuidado sustentável e orientado localmente garante que as crianças com fissuras recebam o suporte contínuo de que precisam durante toda a infância e além.
Globalmente, 1 em cada 700 bebês nasce com fissura labial e/ou palatina, afetando 540 bebês todos os dias. A abordagem abrangente da Smile Train, que inclui cirurgia, programas de nutrição, atendimento odontológico e ortodontia, fonoaudiologia e apoio emocional, enfrenta esse significativo desafio global de saúde.
Compromisso de 5 anos
Desde sua fundação em 1999, a Smile Train já ofereceu apoio a mais de 2 milhões de crianças em mais de 90 países, proporcionando tratamentos que essas crianças não teriam acesso de outra forma. Em 22 de setembro de 2021, a Smile Train anunciou um compromisso de cinco anos para expandir o investimento em nutrição global. Até o final de 2026, por meio de campanhas de conscientização, expansão de programas, parcerias e treinamento, mais de 1 milhão de mães e crianças devem se beneficiar de aconselhamento específico sobre alimentação.
Além disso, espera-se evitar mais de 55.000 casos de desnutrição infantil, oferecendo mais de 40.000 oportunidades educacionais sobre alimentação e nutrição para pacientes com fissuras e capacitando mais de mil hospitais em mais de 70 países a fornecer serviços de nutrição em mais de 250 hospitais parceiros. O objetivo é alcançar uma redução de 40% no número de crianças com comprometimento do crescimento que passam por cirurgia de fissura.
Entre 2001 e 2023, de acordo com o relatório “Smile Train at 25: $69 Billion in Impact”, publicado em junho deste ano para celebrar o 25º aniversário da organização, a Smile Train realizou mais de 34.000 cirurgias primárias de fissura labial e palatina apenas no Brasil, atingindo mais de 50 mil cirurgias totais no país, evitando 321.056 anos perdidos devido a incapacidade e gerando um benefício econômico de 5,5 bilhões de dólares.
Destaques da Programação
Com um grupo comum de especialistas internacionais, incluindo dos Estados Unidos, México, Austrália e Coreia do Sul, o CBFAC oferecerá expertise para avançar na cirurgia craniofacial e cuidados integrados. Entre os principais palestrantes estão Fernando Molina, MD, cirurgião plástico especializado em cirurgia craniofacial e estética facial. O médico é conhecido por seu interesse em diferenças congênitas do rosto e do crânio, assim como condições adquiridas após trauma ou tumores. Como professor altamente especializado em cirurgia plástica, ele atrai cirurgiões plásticos de todo o mundo para aprender seus protocolos avançados de tratamento.
O congresso também contará com James Bradley, MD, cirurgião craniofacial dos EUA e professor e vice-presidente do Departamento de Cirurgia Plástica da Northwell Plastic Surgery e Zucker School of Medicine, e Jesse Taylor, MD, que também estará presente como cirurgião craniofacial e faz parte da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital Infantil da Filadélfia, nos EUA.
Complementando a programação, Catherine "Cate" Crowley, uma fonoaudióloga dos EUA, trará uma perspectiva internacional para seu trabalho com a Smile Train e outros parceiros. Ela se destaca por melhorar a qualidade dos serviços para crianças e adolescentes com fissura labial e palatina, treinando futuros fonoaudiólogos e desenvolvendo o Projeto de Treinamento para Fonoaudiologia em Fissura Palatina, que oferece workshops para pais e profissionais que trabalham com crianças com palato fendido reparado. Para ver a programação completa, clique aqui.
Inscrições Abertas
O CBFAC 2024 será realizado no Royal Palm Hall, localizado na Rua Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, 311, Jardim do Lago, em Campinas (SP). O evento é promovido e organizado pela Associação Brasileira de Fissura Labiopalatal (ABFLP), Associação Brasileira de Cirurgia Cranio-Maxilo-Facial (CMF) e Associação Latino-Americana de Cirurgia Craniofacial (LATICFA).
O evento também conta com o apoio do Hospital Sobrapar - Crânio e Face, da American Society of Maxillofacial Surgeons, do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial (ABORL) e da CMF.
Para mais informações e/ou para se inscrever no CBFAC, clique em http://www.abccmf.org.br/
Sobre Smile Train
A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura labiopalatina e atendimento multidisciplinar para crianças em todo o mundo. A organização promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a sua capacidade de comer, respirar, falar e, em última análise, prosperar. Para saber mais sobre o que significa a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações causam um impacto imediato e de longo prazo, visite www.smiletrain.org.
Informações à Imprensa:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário