sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Registro de atividade de ensino da Drª. Katiana Furtado no DEPE da Santa Casa com estudantes da Faculdade de Medicina Uninta

Estudantes da 34ª turma do Curso de  Medicina Uninta com a Drª Katiana Furtado no DEPE/SCMS

O Blog Encontro Com a Saúde recebeu registro de atividade de ensino da médica Drª Katiana Furtado (Pediatra Neonatologista) que coordenou o momento de aprendizagem voltado  para os internos do Curso de Medicina da Faculdade Uninta. A atividade aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e contou com a presença dos estudantes da 34ª turma que estão realizado a disciplina Habilidades e Atitudes Profissionais, coordenada pela Drª Niedja Maruccy Gurgel (Médica Psiquiatra) professora titular da disciplina, que tem como proposta entrevistar e observar profissionais médicos em atividade.

Da esquerda para a direita: Isaac Ponte, Drª Katiana Furtado, Márcio Bruno e Vicente Pinto

O registro, entretanto, traz algumas peculiaridades que remetem aos primeiros anos do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), instalado na cidade em 2001. Primeiro, a Drª Katiana Furtado que é egressa da primeira turma do Curso da IFES. Depois, entre os alunos presentes, está o professor do Curso de Medicina de Sobral/UFC, Vicente Pinto, que estimulado pelo seu filho Matheus Teixeira encarou o desafio de uma segunda graduação, a medicina.  

Drª Katiana Furtado com o filho Isaac Ponte

Ainda no recorte do momento, registra-se o aluno Márcio Bruno Araújo, que nos primeiros anos de instalação do Curso de Medicina de Sobral/UFC fez parte do quadro de funcionários do curso, desenvolvendo atividades como técnico em informática. Por fim, o aluno Isaac Ponte, filho da Drª Katiana Furtado, nascido durante o segundo ano do ciclo da formação médica da sua mãe. Ele, ainda novinho, frequentava, vez por outra, as salas de aulas do curso nos braços da sua mãe e foi figurinha marcante nas cerimônias de colação de grau da primeira turma. 


RECORTES DO TEMPO

Drª Katiana Furtado e Drª Niedja Maruccy, em primeiro plano, no internato médico na Santa Casa (2005)

Drª Katiana Furtado na missa de formatura da primeira turma com Isaac, em janeiro 2007

O Prof. Dr. Vicente Pinto, em 2004, nos primeiros anos do Curso de Medicina da UFC de Sobral

Márcio Bruno, em 2005, com o Prof. Gerardo Cristino nos primeiros anos do Curso de Medicina

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Saúde da Mulher - Açúcar e a saúde íntima - (Drª Carla Macedo - Ginecologia e Saúde da Mulher)

 


Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o consumo exagerado de açúcar pode afetar sua pele e ainda aumentar o risco de adquirir diabetes. Mas, você sabia que também pode afetar sua saúde íntima?

Isso acontece porque o açúcar em excesso altera o pH e a flora vaginal, o que deixa sua região íntima mais suscetível a infecções por fungos e bactérias. Por isso, muitos casos de candidíase estão relacionados a uma dieta rica em açúcar e pacientes diabéticas são mais propensas ao desenvolvimento de infecções vaginais.

Esse é mais um motivo para você não descuidar e continuar controlando o consumo de açúcar e massa branca (ela também pode virar açúcar no organismo). Se cuide!


Consulte uma Especialista

Drª. Carla Macedo atende na Clínica Prioritá

Endereço: Av. Monsenhor José Aloísio Pinto, 1362, salas 108  e 109 
Cidade Gerardo Cristino de Menezes
(São Lucas Medical Center)
Sobral-Ceará

Para dúvidas e demais agendamentos:

📞(88) 3677.2312 / 88 9.9318-4038(WhatsApp)

  http://dracarlamacedo.com.br/agendamento

Campanha Nacional de Multivacinação começa no sábado (30/9) no Ceará e em mais cinco estados

A Campanha Nacional de Multivacinação inicia neste sábado (30/9) no Ceará e em mais cinco estados. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até o dia 14 de outubro.

No estado, mais de 2,5 mil salas de vacinação estarão ativas para a campanha. Além disso, municípios devem disponibilizar vacinação em escolas ou locais com alta concentração de pessoas. As secretarias municipais também farão busca ativa por crianças e adolescentes não vacinados.

META

Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, a meta é atingir 90% do público-alvo vacinado para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes. As porcentagens são necessárias para manter o estado de eliminação e controle das doenças.

VACINAS DISPONÍVEIS

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas:

  • BCG,
  • Hepatite A,
  • Hepatite B,
  • Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B),
  • Pneumocócica 10-valente,
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP),
  • Vacina Oral Poliomielite (VOP),
  • Vacina Rotavírus Humano (VRH),
  • Meningocócica C (conjugada),
  • Febre amarela,
  • Tríplice viral,
  • DTP (tríplice bacteriana),
  • Tetraviral (tríplice viral/varicela),
  • HPV quadrivalente ,
  • dT (dupla adulto),
  • dTpa (DTP adulto)
  • Menigocócica ACWY.

Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina Covid-19.

Santa Casa atinge a 10ª captação de múltiplos órgãos do ano no mês do Setembro Verde

 


No mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebra uma conquista notável. A instituição atingiu a impressionante marca da 10ª captação de múltiplos órgãos em 2023, proporcionando uma nova chance de vida para até 60 pessoas, graças à generosidade das famílias dos pacientes doadores.

A 10ª captação ocorreu na segunda-feira (25/09), apenas dois dias antes do Dia Nacional da Doação de Órgãos, lembrado nesta quarta-feira (27/09). A equipe da Santa Casa contou com a presença de profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, que colaboram no processo de captação por meio da Central de Transplantes do Ceará. Este marco é um testemunho do comprometimento da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa e de todos os profissionais e setores envolvidos nesse processo vital.

O enfermeiro e coordenador da OPO da Santa Casa, Thiago Ribeiro, destacou a importância dessa conquista: "Alcançar a 10ª captação de múltiplos órgãos é um feito significativo. Isso não só destaca o compromisso da nossa equipe, mas também a generosidade das famílias que, em momentos difíceis, tomaram a nobre decisão de doar órgãos e tecidos, proporcionando esperança para outras pessoas".



Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Câncer e Saúde Mental - Dr. Janssen Loiola (Cirurgião Oncológico / Cirurgião Geral e Laparoscopia )

 


O diagnóstico de câncer muitas vezes traz consigo uma montanha-russa de emoções, desde o choque inicial e o medo até a ansiedade em relação ao tratamento e ao desconhecido. Além disso, o tratamento em si, com suas demandas físicas e efeitos colaterais, pode afetar nosso estado emocional. 🧠

Enquanto focamos nos tratamentos médicos, não podemos negligenciar nossas necessidades emocionais. Para isso é necessário:

📍 Manter uma comunicação franca com a equipe médica e os entes queridos pode reduzir a sensação de isolamento. Não hesite em compartilhar seus medos e preocupações.

📍 Rede de Apoio. Família, amigos e grupos de apoio desempenham um papel fundamental. Compartilhar experiências com pessoas que entendem sua jornada pode aliviar o peso emocional.

📍 Defina metas pequenas e alcançáveis. Celebrar cada conquista, por menor que seja, pode fortalecer sua resiliência.

📍 Terapeutas especializados podem fornecer ferramentas para lidar com o estresse e as emoções difíceis, promovendo o bem-estar mental.

Juntos, podemos fortalecer não apenas nossos corpos, mas também nossas mentes. Vocês são mais fortes do que imaginam! 💚🌟

✅ Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)


Dr. Janssen Loiola | CRM: 15164

Cirurgia Oncológica - Cirurgia Geral e Laparoscopia

🤳🏼 Agendamentos de Consultas por WhatsApp: (88) 9800.7000


 Consulte o Especialista

"Meu nome é Janssen Loiola, sou cirurgião oncológico e venho nos últimos anos prestando assistência oncológica, pautada em dignidade e respeito à autonomia dos pacientes com diagnóstico de câncer. Estarei com o paciente do primeiro atendimento ao pós-operatório, tendo em vista um tratamento humanizado. O meu maior desejo é levar atendimento oncológico de qualidade para o interior do Estado do Ceará."

Sobre o Dr. Janssen Loiola: Graduação Médica na UFC/campus SOBRAL. Cirurgia Geral na Santa Casa de Sobral/ UFC e Cirurgia Oncológica no Instituto do Câncer do Ceará.

Agende a sua consulta: Bio no Instagramdrjanssenloiola.99link.com.br

Vesalius Centro Médico
(88) 36772311 ou WhatsApp (88) 98007000

Nas redes sociais, siga o Dr. Janssen Loiola pelos canais do Facebook e Instagram @drjanssenloiola.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebe visita do Conselho Regional de Nutricionistas

 


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu, na quarta-feira (20/09), a visita da representante do Conselho Regional de Nutricionistas 11ª Região (CRN-11), Cecília Lobo. A ação teve como intuito orientar e acompanhar o exercício profissional dos nutricionistas no ambiente hospitalar. A visita foi acompanhada pela diretora assistencial da Santa Casa, Fabiara Parente; pela coordenadora e responsável técnica do serviço de Nutrição e Dietética, Kelle Tomais; e pela coordenadora do lactário, Andréa Bastos.

Na ocasião, foram avaliadas a carga horária, dimensionamento, escalas dos profissionais nutricionistas, quantidade de leitos e refeições servidas, bem como estrutura e equipamentos manuseados. "A atuação dos nutricionistas dentro do hospital é de fundamental importância seja na gestão de refeições quanto na área clínica", pontuou a diretora assistencial.

No âmbito hospitalar o profissional nutricionista desempenha o importante papel de cuidar da alimentação e de todo o processo de produção dos alimentos desde o preparo, higiene, distribuição e elaboração de cardápios até o atendimento, monitoramento do estado nutricional em parceria com a equipe multiprofissional. Ver menos

Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

Dor crônica que surge como desdobramento do herpes-zóster tem tratamento desafiador

herpes-zóster - Google Imagens

Segundo a médica intervencionista em dor, dra. Amelie Falconi, o controle da neuralgia pós-herpética muitas vezes não é satisfatório. Nesse sentido, ganha importância o controle adequado dos sintomas no início do quadro

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) constatou que os casos de herpes-zóster no país cresceram 35% durante a pandemia de covid-19. Tendo em vista os desafios inerentes à doença, principalmente relacionados a neuralgia pós-herpética (NPH) – dor extremamente desagradável que surge nas regiões do corpo acometidas pelo herpes-zóster – houve, nos últimos anos, uma intensificação das campanhas de vacinação, conscientização e prevenção da doença.

Médica intervencionista em dor e autora do livro “Existe vida além da dor”, dra. Amelie Falconi explica que a NPH é a complicação de longo prazo mais comum da reativação do vírus varicela-zoster, que culmina no surgimento do herpes-zóster, doença caracterizada por  bolhas na pele, eritemas e inflamação local. Conforme dra. Amelie, a NPH se manifesta como dor crônica que persiste por mais de três meses após os primeiros sintomas do herpes-zóster. “Além da dor, que pode variar de intensidade e duração, a NPH apresenta outros sintomas, tais como: sensibilidade ao toque, formigamento, coceira e queimação na área afetada”, comenta.

Embora seja fácil diagnosticar a NPH devido à sua apresentação clínica e associação com o episódio de herpes-zóster, dra. Amelie pondera que o tratamento da condição é, geralmente, desafiador. “Isto porque, muitas vezes, o controle da dor não é satisfatório”, diz. Inclusive, ressalta a médica intervencionista em dor, estudos já demonstraram que menos da metade dos pacientes com NPH alcançam redução significativa dos sintomas.

Nesse sentido, destaca dra. Amelie, ganha elevada importância o controle adequado dos sintomas de NPH no início do quadro, visando, sobretudo, prevenir o agravamento da condição e seu desdobramento em dor crônica. Segundo ela, para evitar a cronificação da NPH, é fundamental o tratamento antiviral precoce, com a medicação correta e em doses adequadas. 'O ideal é iniciar o tratamento em até 24h ou 48h após o aparecimento das lesões”, diz.

O tratamento específico da dor desde o início das lesões também pode ser, conforme dra. Amelie, uma ótima ferramenta para evitar que a dor se torne crônica. “Além disso, principalmente naqueles pacientes com maior risco de evoluirem com dor crônica, é importante considerar a possibilidade de procedimentos intervencionistas minimamente invasivos também no início da dor aguda”, sugere.

No que se refere ao tratamento específico da dor, dra. Amelie ressalta que o consenso dos especialistas sugere que regimes de medicação multimodais e procedimentos intervencionistas sejam provavelmente a melhor abordagem. A médica intervencionista em dor explica que os tratamentos não invasivos tradicionais incluem medicamentos orais e tópicos, sendo que algumas sociedades recomendam antidepressivos,  gabapentinoide (anticonvulsivantes) e o adesivo de lidocaína (anestésico) a 5% como primeira linha de tratamento. “O uso de opióides para combater a NPH também pode ser necessário pela intensidade da dor ”, diz.

Além de reconhecer e tratar o herpes-zóster de maneira precoce e assim mitigar as chances de desenvolvimento de NPH e manejar os sintomas de NPH através de medicamentos e procedimentos intervencionistas, uma excelente abordagem em relação à doença e seus desdobramentos é a prevenção. “Esta se concentra na identificação de populações em risco de contrair o herpes-zòster e na administração de uma vacina”, explica dra. Amelie.

Conforme a médica, os fatores de risco bem estabelecidos para um episódio de herpes-zóster que progride para NPH incluem: idade, imunossupressão grave; presença de uma fase prodômica (que precede o aparecimento de sintomas); dor intensa durante surto de zóster; alodinia (dor que não ocorreria em situações normais); envolvimento oftálmico e diabetes mellitus.

Amelie Falconi, médica intervencionista em dor e autora do livro “Existe vida além da dor”

A respeito da vacinação, dra. Amelie destaca que o procedimento está disponível na rede particular, sendo administrada em duas doses. “Apesar de ser uma vacina particular, ela deve ser estimulada para os pacientes com mais de 50 anos ou pacientes com menos que já tiveram zóster”, alerta.

Além da vacinação, a especialista orienta que para evitar o desenvolvimento de herpes-zóster e consequentemente da NPH, a pessoa deve manter um sistema imunológico saudável. “Ajuda nesse sentido manter um estilo de vida saudável, caracterizado por uma dieta equilibrada, exercícios regulares e controle do estresse”, diz. Também é de grande valia para a prevenção da doença, especialmente se estiver com o sistema imunológico comprometido, evitar contato próximo com pessoas que têm catapora.


Informações à Imprensa: Patrícia Jimenes (atendimento@jimenescomunicacao.com.br)

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Santa Casa de Sobral recebe a visita do MEC para avaliação das práticas de ensino dos estudantes de medicina da UFC




A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu, nesta quinta-feira (21/09), a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para averiguar a estrutura das práticas de ensino ofertadas no hospital para os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Sobral. O momento foi acompanhado pela diretora-geral da Santa Casa, Regina Carvalho; pelo diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Julio Cesar Chagas; e pelo coordenador do curso de medicina da UFC, Paulo Roberto Leal.

Para gerenciar as atividades de ensino-assistência a Santa Casa de Sobral conta com o DEPE desde 2007. O Departamento apoia a qualificação de todos os profissionais do hospital oferecendo espaços para o desenvolvimento de grupo de estudos e pesquisas. Possui como espaços de ensino e pesquisa: cinco salas de aula, uma sala de multimídia, um auditório, uma biblioteca e salas de estudo nos serviços de pediatria, cirurgia, clínica médica, neurologia, traumato-ortopedia, obstetrícia e emergência.

Durante a visita, os auditores conheceram a estrutura hospitalar e conversaram com estudantes de medicina da UFC que atualmente estão realizando internato na Santa Casa.

Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

Transforme-se: campanha conscientiza sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea


Um doador pode resgatar a esperança de até dez pessoas

Dia 27 de setembro é considerado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. No mês passado, o caso do apresentador Fausto Silva, que recebeu um novo coração, reacendeu a importância deste ato que pode salvar vidas. Quem doa órgãos pode beneficiar e salvar, pelo menos, dez vidas. Atualmente, o país possui 65 mil pessoas na fila de transplante de órgãos, o mais aguardado é o rim, que conta com mais de 36 mil pessoas na fila, seguido pela córnea, com cerca de 25 mil à espera, em seguida vem o fígado, com 2.228 solicitações, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O transplante de medula também tem uma significativa fila, com 650 pessoas, a informação é do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Entre janeiro e junho de 2023, o país registrou 1,9 mil doadores efetivos de órgãos, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O número é 16% superior ao contabilizado no mesmo período de 2022 e o maior dos últimos 10 anos. O órgão mais doado foi o rim, seguido de fígado e coração. Apesar do número ter aumentado, no ano passado, mesmo após morte encefálica comprovada, cerca de 42% das famílias não concordaram com a doação, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). A cada milhão de pessoas, menos de 20 são doadoras de órgãos, o que aumenta a fila de espera por um transplante.

Dentre os órgãos que podem ser doados, estão coração, rins, pâncreas, fígado, pulmões e tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). Já os tecidos são os ossos, córnea, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Alguns deles podem ser doados ainda em vida, como: um dos rins, metade do pulmão, parte do fígado e a medula. Os outros, apenas com a morte encefálica, que geralmente é resultado de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). 

Todos os anos, diversas ações são realizadas, a fim de aumentar a abrangência de potenciais doadores e apoiar a doação, e neste ano, a campanha “Transforme-se” tem este objetivo. O projeto acontecerá entre os meses de setembro e dezembro e vai contar com uma série de vídeos documentais, em que transplantados contam suas histórias de vida e todo o processo de receber um novo órgão, além de postagens e publicações que visam a conscientização. 

A campanha é apoiada por algumas organizações sociais, entre elas o Instituto do Bem, Instituto Gabriel, Associação da Medula Óssea (AMEO) e Associação Brasileira de Transplantados (ABTX), e busca passar a mensagem de que, por meio da doação, a vida de outras pessoas pode continuar. O ato é também a esperança que renasce para quem está na fila. 

Uma das pessoas beneficiadas por um novo órgão e que teve uma nova chance de viver, foi a fotógrafa Priscilla Fiedler. Ela, que sempre teve uma rotina saudável, começou a passar mal, e logo que foi ao médico descobriu que estava com um quadro de anemia, desenvolvida por conta de uma doença renal crônica. Neste momento, ela teve duas opções, a de iniciar o tratamento de cabeça erguida ou se entregar à doença, e a segunda opção não passou por sua cabeça um dia sequer.

“Um dia eu estava trabalhando e no outro eu estava no hospital fazendo hemodiálise. Não foi uma doença progressiva em que eu fui fazendo tratamento. Eu descobri de um dia para o outro e foi bastante impactante, mas eu resolvi levar isso e aceitei fazer o tratamento”, explica Priscilla.

A espera

Desde o começo do tratamento a fotógrafa passou a integrar a fila do transplante, iniciando assim a espera pela tão sonhada ligação de esperança, que demorou seis meses para acontecer. “Para quem faz hemodiálise, cada dia é sofrido e, apesar da espera ter sido rápida, para mim, seis meses foram eternos. Acho que ter uma compatibilidade sanguínea mais comum foi primordial”.

Apesar de ser por ordem cronológica, a fila possui prioridades de acordo com a gravidade do caso e a compatibilidade entre doador e receptor. A média de tempo de espera para um rim, que era o caso de Priscilla, é de três a quatro anos, mas a fotógrafa recebeu o transplante bem antes.

“Tem que ter a cabeça fria, porque quando você enfrenta uma doença, você tem que ter em mente que vai dar certo e sempre esperar o melhor, além de tentar levar a vida da melhor forma possível, antes e depois. Eu me preocupo muito mais com a saúde do que antes e faço muitos exames de rotina”, destaca a fotógrafa.

A vida após o transplante

O transplante ocorreu em 2019, e após a cirurgia, uma nova Priscilla nasceu. “Foram diversas transformações, na saúde, na mentalidade e na vida por completo. Tudo aquilo que você pensava antes, você passa a pensar de uma forma diferente e passa a ter uma outra visão do seu dia a dia, além de dar valor a coisas que antes não dava. Muda muito nossa cabeça depois disso”.

Cinco anos depois, Priscilla leva uma vida normal e cheia de esperança. Em analogia ao seu trabalho, a fotógrafa explica que da mesma forma em que ela aumenta a autoestima de diversas pessoas por meio de suas lentes, em sua vida ocorreu da mesma forma, tendo uma verdadeira renovação e novas formas de ver o mundo e todos ao seu redor.

“Quando uma pessoa é doadora de órgãos ela fornece a vida e a esperança para outra pessoa que está esperando na fila. Imaginamos que salvar uma vida é um poder de super-herói, ou de um bombeiro ou um policial, mas você também tem esse poder. É uma decisão para a vida toda, e você tem que se sentir orgulhoso disso”, finaliza a fotógrafa.

Como se tornar um doador de órgãos?

Para ser um “doador vivo”, é importante a pessoa apresentar boas condições de saúde, passar por avaliações médicas, ser capaz juridicamente e, principalmente, concordar com a doação. Legalmente, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. No caso de doação para uma pessoa que não seja parente, é preciso obter autorização judicial.

Todas podem ser consideradas doadoras em potencial, independentemente da idade ou histórico médico. O que determinará a possibilidade de transplante e quais os órgãos e tecidos que poderão ser doados é uma avaliação do corpo feita por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais no momento da morte. O mais importante é deixar claro para a família o seu desejo de ser doador. No Brasil, o transplante de órgãos só pode ser realizado após autorização familiar.

Não podem ser doadores de órgãos somente pessoas com diagnóstico de tumores malignos, doença infecciosa grave aguda ou doenças infectocontagiosas – destacando-se o HIV, as hepatites B e C e a doença de Chagas. Também não podem ser doadores os diagnosticados com insuficiência de múltiplos órgãos, situação que acomete coração, pulmões, fígado, rins, impossibilitando a doação desses órgãos.

Para doação de medula óssea, basta procurar o Hemocentro mais próximo, realizar um cadastro no Redome e coletar uma amostra de sangue (10 mL) para exame de tipagem HLA. Quando surgir um receptor compatível, o doador é convidado a realizar a doação, que acontece em centro cirúrgico.

Para acessar a campanha, clique aqui, ou confira as redes sociais.

Informações à Imprensa: Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas (jessicaamaral@depropositocomunica.com)


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Sobre sinais do Câncer Colorretal - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)



Fique atento aos sinais do seu corpo e sempre busque ajuda de uma profissional qualificado para avaliação e tratamento.


Consulte um Especialista
Dr Diego Bezerra CRM 10362 - Cirurgião Oncológico.

(Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia)
Vesalius Centro Médico
(88) 36772311 ou WhatsApp (88) 98007000

Tecnologia de ponta na clínica Vesalius para a realização de ultrassonografia, punção biópsia de mama, tireoide e próstata.



Nas redes sociais, siga o Dr. Diego Bezerra pelos canais do Facebook e Instagram @drdiegobezerra

Santa Casa de Sobral afirma parceria com a Faculdade Luciano Feijão para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade ambiental


A responsabilidade ambiental é um dos valores que a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem buscado enfatizar em cada ação. Nesta terça-feira (19/09), gerentes da unidade hospitalar estiveram reunidos com gestores da Faculdade Luciano Feijão (FLF) para firmar uma parceria que consiste no desenvolvimento de projetos. A ação deve abranger todos os cursos da FLF e envolver estudantes e professores.

A articulação vem acontecendo desde o mês de agosto quando o gerente de logística e engenharia clínica, Joviniano Alves e a técnica em assuntos educacionais do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, Larissa Moraes, apresentaram aos estudantes sobre o funcionamento da gestão de resíduos do hospital. “Além de nos adequarmos às exigências da legislação, estamos promovendo reflexão sobre a responsabilidade ambiental com nossos colaboradores e a comunidade acadêmica”, pontuou a gerente administrativa da Santa Casa, Letícia Fialho.

Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

INSS começa a ligar para segurados para antecipar perícia médica


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (25/9) a telefonar para segurados que há mais de 45 dias aguardam perícia médica para a concessão de benefício por incapacidade temporária — antigamente, chamado de “auxílio-doença”. Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia para a concessão do auxílio está em 1,1 milhão de pessoas, segundo a Agência Brasil.

Do total de pessoas na fila, 627 mil aguardam perícias médicas iniciais, 250 mil esperam por avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência e 300 mil desejam outras perícias.

Os segurados devem estar atentos ao telefone que aparecerá na tela do aparelho celular. Em nota, o INSS informou que o número que aparecerá quando o instituto ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social é “(11) 2135-0135”. O contato não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

Fonte: https://sobralemrevista.com.br/

Reflexão da Semana


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Registro de atividade de ensino da Profª Drª Carla Roberta Macedo com estudantes da UFC de Sobral no DEPE da Santa Casa

Da direita para a esquerda, na bancada da frente, Lucas e Leonardo da UFC, Pedro do Inta e a médica residente Izabela.  Na fila de trás: André, Marcos Vinicius e Natanael da UFC com a Profª Carla Roberta

O Blog Encontro Com a Saúde traz o registro dos estudantes da 33ª turma do Curso de Medicina  de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) do 6º semestre  do módulo de Ginecologia e Obstetrícia, juntamente com internos da Faculdade Inta e médico residente, durante atividade no Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O momento foi conduzido pela Profª. Drª. Carla Roberta Macedo (médica ginecologista-obstetra), docente titular do Curso de Medicina da UFC/Sobral. 

Os internos da UFC: Airton e Maria Eduarda na bancada da frente, na fila do meio Luca e Romário e atrás estão Adriel, Rafael e Gustavo.

"Esta atividade é um momento de prática médica para os estudantes, sob supervisão, que acontece no serviço de Ginecologia-Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Na oportunidade, observa-se o desenvolvimento do aluno, não apenas na sua competência técnica, mas também no seu compromisso e na sua responsabilidade com a paciente", ressalta a Profª Carla Roberta Macedo.

Dr. Janssen Loiola participa do I Simpósio Sobralense de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

 


A inscrição no curso pré-evento é independente da inscrição para participação nas palestras do Simpósio. Porém, ao se inscrever o participante terá direito à submissão de trabalhos. Participe! 😊


• Em breve, abriremos mais vagas para o público externo na programação completa do Simpósio.

Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Especialistas do HRN alertam para riscos da obesidade infantil


A famosa expressão “criança gordinha é criança saudável” é na verdade um mito que traz um grande risco para a saúde. O sobrepeso e obesidade na infância podem não ter nada de saudável. Da mesma forma que no adulto, a obesidade infantil está associada ao maior risco de desenvolvimento de outras doenças ou condições perigosas como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, refluxo esofágico e até alguns tipos de cânceres. No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), crianças e adolescentes acima do peso recebem orientação nutricional.

A médica endocrinologista pediatra do HRN, Izabella Tamira, ressalta que, tanto na infância quanto na vida adulta, a obesidade traz um risco aumentado de desenvolvimento de outras doenças. “A obesidade na infância pode gerar colesterol alto, diabetes, pressão alta, puberdade precoce, alterações ósseas e risco de doenças cardiovasculares no futuro”, ressalta.

No HRN, os pacientes têm as medidas antropométricas aferidas com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, em caso de desnutrição ou obesidade, há uma atenção especial por parte da nutrição. “Diariamente na visita da nutrição avaliamos se o paciente está conseguindo se adequar ao plano alimentar individual ofertado e, quando não, fazemos as trocas”, explica a nutricionista do HRN, Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra. Dentro do perfil de pacientes pediátricos do HRN, a grande maioria está no peso ideal (78,69%). Os desnutridos são 9,11%, enquanto as crianças com sobrepeso representam 6,32% e os obesos, 5,88%.

Em alguns casos, em especial de crianças com possibilidade de transtorno alimentar, há a solicitação de avaliação psicológica por interconsulta durante a internação. Na alta hospitalar, os pacientes com obesidade ou desnutrição recebem orientações nutricionais. Além disso, crianças diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) são encaminhadas para o programa estadual para acompanhamento nutricional.

Internado no HRN em virtude de uma crise de asma, Luís Miguel, de 7 anos, também passou por uma avaliação nutricional e foi diagnosticado com obesidade. A criança, de 1,35m, está com 53 kg, mais de 30kg além do peso ideal. Ainda bebê, ele foi diagnosticado com APLV e foi acompanhado por um tempo pela nutricionista, mas hoje não mais. A mãe da criança, a técnica de enfermagem Raquel Feijão, 31, conta que evita doces e refrigerantes em casa, mas o filho acaba tendo contato com os alimentos menos saudáveis fora de casa. “Ele come bem, come de tudo, mas gosta muito de pão, pizza”, afirma. A mãe disse que pretende levar o filho a um endocrinologista.

Segundo a nutricionista do eixo pediátrico do HRN, Larissa Leite, a obesidade infantil é um problema complexo que exige a participação ativa dos familiares. “Uma vez que é na infância que os hábitos alimentares são formados, os pais são os principais responsáveis pelos hábitos alimentares e escolha dos alimentos que são oferecidos”, explica. De acordo com a profissional, é necessário introduzir rotineiramente e gradativamente uma maior quantidade de alimentos saudáveis e mais nutritivos, ao invés de industrializados e com alto índice de gordura; estabelecer horários para as refeições. Também é necessário ter uma rotina de sono de qualidade e praticar exercícios físicos.


Informações à Imprensa: Terezinha Fernandes de Oliveira (terezinha.tfo@isgh.org.br)

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Dia 19 de setembro é dia de homenagear os médicos ortopedistas

Em nome dos médicos ortopedistas Dr. Júlio César Cavalcante e Dr. João Paulo Tavares, que desenvolvem as suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o Blog Encontro Com a Saúde parabeniza todos os médicos ortopedistas da região pela passagem do seu dia, 19 de setembro.
Os médicos ortopedistas Dr. Júlio César Cavalcante e Dr. João Paulo Tavares que também são Professores dos cursos de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará e UNINTA

Novo reitor da UFC recebe deputados federais de olho em investimentos, projetos e parcerias


Atendendo convite do novo reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, o deputado federal Leônidas Cristino, ao lado dos também deputados José Airton Cirilo, Bismarck Maia, AJ Albuquerque e Célio Studart, discutiu com os pró-reitores da instituição sobre investimentos e parcerias. A UFC conta com emendas parlamentares da bancada cearense para garantir a continuidade de projetos ligados a extensão e inovação.


Fonte: https://sobralemrevista.com.br/

Santa Casa de Sobral inicia atendimento de consultas cardiológicas



Em resposta ao crescente aumento na demanda por consultas cardiológicas, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral iniciou nesta quarta-feira (13/09) as primeiras consultas com o médico especialista em cardiologia, Henrique Gurgel, marcando o início de um serviço mais abrangente para os pacientes cardíacos.

Com o atendimento do Dr. Henrique Gurgel, a instituição está ampliando sua oferta ambulatorial. De acordo com a gerente de contratualização e regulação da Santa Casa, Nayana Silveira, a partir de agora, as consultas cardiológicas estarão disponíveis três vezes por semana, nas quartas, quintas e sextas-feiras. “Essa iniciativa permitirá que mais pacientes recebam atenção especializada de um cardiologista experiente”, destaca.

Além das consultas, a Santa Casa também disponibilizará eletrocardiogramas e pareceres cardiológicos para pacientes internados. Isso garantirá uma gestão eficaz das condições cardíacas de pacientes hospitalizados, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento.

“Para garantir que os pacientes tenham acesso às consultas cardiológicos da Santa Casa, consultas externas serão acessíveis por meio do sistema de regulação de saúde, proporcionando que cada paciente receba a atenção necessária, com base em suas necessidades médicas individuais”, explica Nayana.

Fonte: 


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Recém-nascidos internados na Santa Casa têm atendimento cardiológico pediátrico

 


O ecocardiograma é um exame indispensável no dia a dia da terapia intensiva neonatal, possibilitando avaliação hemodinâmica não invasiva mais refinada e visando excluir cardiopatias críticas. Contar com um profissional com a especialidade correta no corpo clínico para realização desse exame também é o ideal. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza semanalmente esse exame nos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A médica cardiologista e ecocardiografista pediátrica, Paulina Nunes é quem vem desempenhando um papel crucial na avaliação e tratamento desses bebês.

A descoberta precoce de problemas cardíacos é muito importante para a realização de cirurgias rápidas e precisas. Sem a realização do ecocardiograma o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração sejam encontradas, o que pode agravar sem auxílio médico. "É através desse exame que a gente consegue dar o diagnóstico correto e encaminhar para o serviço de saúde mais apropriado para que essa criança receba o tratamento mais adequado e consiga se curar ou então que ela consiga se tratar", ressaltou a médica.

A Santa Casa de Sobral está sob intervenção da prefeitura municipal há quase um ano, e neste período vem priorizando investimentos significativos para garantir uma assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

https://www.facebook.com/stacasadesobral

Secretaria da Saúde promove II Mostra Intersetorial de Práticas Integrais de Prevenção ao Suicídio

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Coordenadoria da Atenção Psicossocial e Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), promoverá a II Mostra Intersetorial de Práticas Integrais de Prevenção ao Suicídio, na quinta-feira (21/09), na ESP-VS, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo a coordenadora da Atenção Psicossocial, Bruna Késia, “a Mostra tem como proposta o compartilhamento de experiências dos mais diversos setores quanto ao manejo e articulações executadas na prevenção e posvenção do suicídio”.

A expectativa de participantes é de 270 pessoas, entre profissionais da rede de saúde, acadêmicos, usuários e familiares.

Para realizar a inscrição, acesse AQUI

Reflexão da Semana

domingo, 17 de setembro de 2023

Santa Casa de Sobral realiza mais de cem mil consultas de nutrição clínica para pacientes oncológicos

 

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebra neste mês o total de 1.080 consultas de nutrição clínica para pacientes oncológicos ao longo dos últimos três anos, desempenhando um papel fundamental no cuidado desses pacientes. O aumento significativo do número de consultas só foi possível graças à intervenção da Prefeitura de Sobral no hospital desde setembro do ano passado, que reabriu o serviço de oncologia.

As consultas com o nutricionista no ambulatório de oncologia da Santa Casa são uma integração entre a nutrição clínica e o Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A cada quarta-feira, o residente de nutrição acompanha as consultas em conjunto com o nutricionista preceptor.

A nutricionista residente Cynthia Castro com paciente

O agendamento das consultas segue um fluxo eficiente, com os pacientes sendo encaminhados por médicos cirurgiões oncológicos, médicos oncologistas clínicos e membros da equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros e fisioterapeutas, por meio de um processo de triagem. De acordo com o nutricionista Amauri Rodrigues, a nutrição desempenha um papel indispensável no tratamento oncológico, uma vez que uma alimentação nutritiva é essencial para o correto funcionamento do organismo. “A boa nutrição é ainda mais crucial para pessoas em tratamento de câncer, pois ajuda na recuperação após sessões de quimioterapia ou radioterapia, melhora a cicatrização após cirurgias, reduz os efeitos colaterais do tratamento e promove uma sensação de bem-estar”, enfatiza. O trabalho da equipe de nutrição clínica da Santa Casa é liderado pelo nutricionista preceptor, Amauri Rodrigues, e conta com o apoio do nutricionista residente, Cynthia Castro, e da coordenadora da residência multiprofissional em cancerologia, Samara Vasconcelos , que desempenham um papel vital no suporte nutricional aos pacientes oncológicos.

https://www.facebook.com/stacasadesobral