sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Registro de atividade de ensino da Drª. Katiana Furtado no DEPE da Santa Casa com estudantes da Faculdade de Medicina Uninta

Estudantes da 34ª turma do Curso de  Medicina Uninta com a Drª Katiana Furtado no DEPE/SCMS

O Blog Encontro Com a Saúde recebeu registro de atividade de ensino da médica Drª Katiana Furtado (Pediatra Neonatologista) que coordenou o momento de aprendizagem voltado  para os internos do Curso de Medicina da Faculdade Uninta. A atividade aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e contou com a presença dos estudantes da 34ª turma que estão realizado a disciplina Habilidades e Atitudes Profissionais, coordenada pela Drª Niedja Maruccy Gurgel (Médica Psiquiatra) professora titular da disciplina, que tem como proposta entrevistar e observar profissionais médicos em atividade.

Da esquerda para a direita: Isaac Ponte, Drª Katiana Furtado, Márcio Bruno e Vicente Pinto

O registro, entretanto, traz algumas peculiaridades que remetem aos primeiros anos do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), instalado na cidade em 2001. Primeiro, a Drª Katiana Furtado que é egressa da primeira turma do Curso da IFES. Depois, entre os alunos presentes, está o professor do Curso de Medicina de Sobral/UFC, Vicente Pinto, que estimulado pelo seu filho Matheus Teixeira encarou o desafio de uma segunda graduação, a medicina.  

Drª Katiana Furtado com o filho Isaac Ponte

Ainda no recorte do momento, registra-se o aluno Márcio Bruno Araújo, que nos primeiros anos de instalação do Curso de Medicina de Sobral/UFC fez parte do quadro de funcionários do curso, desenvolvendo atividades como técnico em informática. Por fim, o aluno Isaac Ponte, filho da Drª Katiana Furtado, nascido durante o segundo ano do ciclo da formação médica da sua mãe. Ele, ainda novinho, frequentava, vez por outra, as salas de aulas do curso nos braços da sua mãe e foi figurinha marcante nas cerimônias de colação de grau da primeira turma. 


RECORTES DO TEMPO

Drª Katiana Furtado e Drª Niedja Maruccy, em primeiro plano, no internato médico na Santa Casa (2005)

Drª Katiana Furtado na missa de formatura da primeira turma com Isaac, em janeiro 2007

O Prof. Dr. Vicente Pinto, em 2004, nos primeiros anos do Curso de Medicina da UFC de Sobral

Márcio Bruno, em 2005, com o Prof. Gerardo Cristino nos primeiros anos do Curso de Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário