domingo, 17 de setembro de 2023

Santa Casa de Sobral realiza mais de cem mil consultas de nutrição clínica para pacientes oncológicos

 

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebra neste mês o total de 1.080 consultas de nutrição clínica para pacientes oncológicos ao longo dos últimos três anos, desempenhando um papel fundamental no cuidado desses pacientes. O aumento significativo do número de consultas só foi possível graças à intervenção da Prefeitura de Sobral no hospital desde setembro do ano passado, que reabriu o serviço de oncologia.

As consultas com o nutricionista no ambulatório de oncologia da Santa Casa são uma integração entre a nutrição clínica e o Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A cada quarta-feira, o residente de nutrição acompanha as consultas em conjunto com o nutricionista preceptor.

A nutricionista residente Cynthia Castro com paciente

O agendamento das consultas segue um fluxo eficiente, com os pacientes sendo encaminhados por médicos cirurgiões oncológicos, médicos oncologistas clínicos e membros da equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros e fisioterapeutas, por meio de um processo de triagem. De acordo com o nutricionista Amauri Rodrigues, a nutrição desempenha um papel indispensável no tratamento oncológico, uma vez que uma alimentação nutritiva é essencial para o correto funcionamento do organismo. “A boa nutrição é ainda mais crucial para pessoas em tratamento de câncer, pois ajuda na recuperação após sessões de quimioterapia ou radioterapia, melhora a cicatrização após cirurgias, reduz os efeitos colaterais do tratamento e promove uma sensação de bem-estar”, enfatiza. O trabalho da equipe de nutrição clínica da Santa Casa é liderado pelo nutricionista preceptor, Amauri Rodrigues, e conta com o apoio do nutricionista residente, Cynthia Castro, e da coordenadora da residência multiprofissional em cancerologia, Samara Vasconcelos , que desempenham um papel vital no suporte nutricional aos pacientes oncológicos.

https://www.facebook.com/stacasadesobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário