quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Santa Casa de Sobral recebe visita de membros da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu na quinta-feira (06/10), a visita de membros da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH). A ação acontece anualmente e tem como intuito fortalecer a parceria para detecção, monitoramento, notificação oportuna e a resposta imediata às potenciais emergências de saúde pública no âmbito hospitalar.

Na ocasião a enfermeira do NHE, Siomara Rodrigues e a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS), Elaine Bezerra apresentaram os indicadores epidemiológicos acompanhados na unidade.

“Com o fortalecimento dessa parceria entre Santa Casa e Vigilância Epidemiológica conseguimos traçar estratégias rápidas ao identificar doenças de manifestações graves, podendo salvar a vida de centenas de pessoas e também de uma região específica”, explicou Siomara.

Instituída pela Portaria GM/MS N° 1.693, de 23 de julho de 2021, a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) é executada pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, unidades intra-hospitalares que tem por objetivo oferecer informações estratégicas para a organização, preparação e resposta do serviço hospitalar no manejo de eventos de interesse à saúde, bem como subsidiar o planejamento e fortalecimento da vigilância em saúde local.

A apoiadora da RENAVEH no Ceará, Kellyanne Abreu Silva agradeceu o empenho e as ações realizadas pelo NHE da Santa Casa. “O esforço da Santa Casa tem sido muito importante no campo da saúde pública. Sabemos que podemos avançar muito ainda, mas a equipe de epidemiologia está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, destacou.

Também participaram da visita a diretora de Enfermagem da Santa Casa, Fabiara Parente; a gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica de Sobral, Vanessa da Silva Farias; a orientadora da CEREM e coordenadora na RENAVEH/CE, Maria Vilani de Matos Sena; a articuladora da VEH/SESA, Liseanny Rodrigues; e a orientadora de Célula de Vigilância em Saúde da SRNOR, Arminda Evangelista de Moraes Guedes.

CategoriasFonte: https://www.stacasa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário