quinta-feira, 28 de julho de 2022

Registro de atividade do Grupamento de Resgate de Aracati

Equipe do Grupamento de Resgate de Aracati durante atividade

O Blog Encontro Com a Saúde recebeu registro de atividade do Grupamento de Resgate de Urgências e Emergências da cidade de Aracati, município situado no litoral leste do Ceará a 150km da capital Fortaleza. No registro, estão presentes os socorristas: Jean Olímpio (enfermeiro),  Raul (técnico em enfermagem) e Paulo (condutor).

Este serviço de saúde prestado pelo Município, desde maio de 2010, teve início como uma célula da Guarda Civil da cidade por iniciativa do guarda municipal Vidal. O Grupamento de Resgate foi regulamentado pela Lei nº 338 de 25 de agosto de 2017, sendo custeado com recursos próprios de Aracati, com características idênticas ao SAMU e por vezes é confundido com o serviço do SUS.

A atuação do Resgate é voltada para atendimento às demandas de urgências e emergências cardiológicas, obstétricas, traumatológicas, seja no âmbito domiciliar ou decorrentes de acidentes de trânsito, bem como queimaduras, choques elétricos, afogamentos, intoxicações, tentativas de homicídio ou suicídios, e demais agravos à saúde decorrentes de acidentes de qualquer natureza, com risco iminente de vida. 

Abrangência 

A cobertura do serviço é realizada em toda região do município, destacando-se, além da amplitude do rápido atendimento, pela eficácia e a eficiência dos socorristas durante as ocorrências. "Vale ressaltar que o Resgate é um serviço de saúde custeado pelo município de Aracati, com atendimento dos mais diversos agravos em todo o município. Atualmente, em média, são atendidas 10 ocorrências diariamente. e dependendo da circunstâncias da realização de eventos na cidade ou localidades vizinhas este número é bem maior", explica o Enfermeiro Jean Olímpio.

Prefeito de Aracati com equipe do grupamento
Sem sombra de dúvida o Grupamento de Resgate de Aracati é um serviço importante e essencial ao atendimento à saúde da população local e de seus visitantes, considerando o contexto turístico da cidade, que abriga a internacional praia de Canoa Quebrada, além de Majorlândia, Quixaba, entre outras. "Sabemos que por ser uma cidade litorânea de referência no turismo do Ceará, a demanda de ocorrências de urgência e emergência em Aracati é contínua e o Resgate vem com a missão de ampliar o atendimento à população e dar um suporte ao SAMU", destaca Jean Olímpio. O Grupamento de Resgate de Aracati é municipalizado e está sob a coordenação da Secretaria da Saúde do município e é composto por quatro equipes sendo um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um condutor da unidade móvel. Os profissionais prestam serviço em uma escala de 24 horas com 72 horas de folga.

Em tempo: O Grupamento é coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que tem como seu coordenador atual o inspetor GM Elisiano Matias e conta com a parceria da Secretaria de Saúde. No último semestre. de janeiro a junho de 2022, foram realizados 922 atendimentos. 

Matéria: BES

Um comentário:

  1. Bom dia o Grupamento é Coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Publica, que tem como seu Coordenador Atual o Inspetor GM Matias, e conta com a parceria da Secretaria de Saúde, no ultimo Semestre de Janeiro a Junho de 2022 foram feito 922 atendimentos ao Publico em geral.

    ResponderExcluir