segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Aneurisma de Ventrículo Esquerdo - (Dr. Elpidio Ribeiro - Cirurgião Vascular e Endovascular)

O que é trombose venosa Profunda?

Trombose venosa é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias, e pode acometer tanto veias do sistema venoso superficial quanto do sistema venoso profundo. É justamente essa a diferença entre a trombose venosa profunda e a superficial. Em cerca de 90% dos casos, os membros inferiores são acometidos.

Quais as causas?

A trombose venosa profunda uma doença multifatorial, que resulta da convergência de fatores como lesão da parede da veia, estase sanguínea e aumento da tendência de coagulação sanguínea. Os principais fatores de risco são: câncer, imobilização, período pós-operatório (principalmente cirurgia do quadril e joelho), uso de anticoncepcional e terapia de reposição hormonal, idade avançada, trombofilias (doenças sanguíneas que aumentam a coagulação), tabagismo, obesidade, história prévia de trombose venosa, gravidez e puerpério.

Quais os principais sinais e sintomas?

As manifestações são bastante variáveis. A trombose pode ser assintomática até se manifestar com quadro com risco ao membro acometido, por isso é importante ter a suspeita clínica. Quando presentes, os principais sintomas são dor e edema no membro acometido, empastamento da musculatura, presença de veias aparentes também podem star associados. Se não detectada a tempo, a doença pode levar ao quadro embolia pulmonar.

Manifestações tardias são possíveis?

A inflamação do trombo na parede na veia causa cicatrização local com funcionamento deficiente do vaso, causando obstrução local ou refluxo de sangue, e dificultando seu retorno. Os sintomas são edema no membro, hiperpigmentação ou espessamento da pele do membro acometido, e dor e cansaço com piora ao longo do dia e após longos períodos em pé ou sentado.

Como é feito o diagnóstico?

Deve ser feito através do reconhecimento dos sinais e sintomas apresentados, sendo confirmado com ultrassonografia doppler do sistema venoso.

Como é feito o tratamento?

Na maioria dos casos, o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes, mas pode ser necessário uso de trombolíticos (que dissolvem o trombo) em casos mais graves.

Imagem:  Blausen.com staff (2014). "Medical Gallery Of Blausen Medical 2014". WikiJournal of Medicine 1 (2). DOI:10.15347/Wjm/2014.010. ISSN 2002-4436.


Consulte um Especialista

 -


Dr. Elpidio Ribeiro (CREMEC: 16.907 / RQE-CE: 11.221) - É cirurgião Vascular e Endovascular com atuação na cidade de Sobral (CE). Faz parte do corpo clínico do serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Regional Norte e da equipe de cirurgia vascular para acessos vasculares do serviço de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Realiza atendimento no Instituto de Saúde São Francisco no São Lucas Medical Center, no Hospital Unimed Sobral e na Clínica Boghos Boyadjian Sobral.

Resumo do currículo:

- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral (UFC-Sobral).

- Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular d Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Doutorando do Departamento de Cirurgia e Anatomia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB).

SERVIÇO

Instituto de Saúde São Francisco 

São Lucas Medical Center - Salas 106/107

Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 1362. Sobral - Ceará

Fone:  (88) 99802.7000

E-mail: elpidioribeiro@outlook.com

Nas redes sociais, siga o Dr. Elpidio Ribeiro pelos canais do Facebook e Instagram @institutodesaudesaofrancisco

https://linktr.ee/institutodesaudesaofrancisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário