sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Santa Casa de Misericórdia de Sobral promove VII Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, o VII Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão. A ação reuniu coordenadores dos serviços da unidade hospitalar, residentes e preceptores. Durante o primeiro dia, foi realizada a II Mostra de Pesquisas Financiadas, a qual contou com a participação de discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Centro Universitário Inta (UNINTA).

Os participantes apresentaram pesquisas que foram realizadas no âmbito do Hospital. Após as apresentações, todos os estudantes receberam certificação. O edital para financiamento de pesquisas é lançado anualmente e tem como objetivo incentivar atividades de pesquisa, o desenvolvimento e inovação tecnológica, mediante o apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento científico da Santa Casa.
“O Fórum contribui na percepção de qualidade dentro Hospital. Nós cuidamos de pessoas, oferecemos assistência à saúde. Necessitamos dessa relação com as instituições, pois se controlarmos a inserção do estudante no Serviço, ocorre uma superlotação e prejudica a assistência”, explicou o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE/SCMS).

A programação também contou com a realização da oficina de Planejamento das Educações Permanentes do ano de 2020. A ação envolveu os coordenadores dos serviços da SCMS e teve como objetivo buscar apoio para construir uma rede de Educação em Saúde e Educação Permanente visando a qualificação dos profissionais. Com isso, é possível melhorar a qualidade da assistência prestada à população. Os coordenadores dos serviços apresentaram demandas urgentes e não urgentes de capacitação dos seus funcionários. Na ocasião, a coordenadora da UTI Neonatal II, Renides Brasil, e a coordenadora da UTI Pediátrica, Camila Rodrigues, receberam um certificado de reconhecimento pelo cumprimento do cronograma das atividades de educação em serviço no ano de 2019.

Para finalizar o Fórum, coordenadores de enfermagem participaram dos Grupos de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (GIEPE) com apresentação dos serviços de Oncologia, Centro Cirúrgico e Neurologia, Terapia Renal Substitutiva, Bloco Obstétrico, Emergência e Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sobral (SCMS)
Jornalistas: Thais Menezes e Henrique Brito
Direção Geral/SCMS: Klebson Carvalho    

Nenhum comentário:

Postar um comentário