sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Coordenadora do Projeto PEP++ realiza visita ao sistema de saúde de Sobral



Na manhã desta terça-feira (08/10), o município de Sobral recebeu a visita da nova coordenadora do Projeto PEP++, Aymee Medeiros, que veio conhecer o sistema de saúde de Sobral. O PEP ++ é um dos projetos coordenados pela Netherlands Hanseniasis Relief – Brasil (NHR Brasil), que trabalha com diversas iniciativas de combate à hanseníase com o objetivo de promover e apoiar o diagnóstico precoce, a prevenção de sequelas e incapacidades, a redução do estigma vivenciado por pessoas atingidas pela doença e o desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência acarretada pela hanseníase.

Uma das importantes limitações que o Projeto PEP++ encontra nos municípios é a baixa cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), pois a falta de contato entre a população e os programas de saúde pública dificultam a erradicação da doença. Contudo, em Sobral, a coordenadora do projeto encontrou uma realidade diferente. “Entendemos que quando o município tem 100% da cobertura da ESF, como é o caso de Sobral, a gente tem agentes comunitários de saúde e outros profissionais que conhecem o território, o que facilita na busca de pessoas que tiveram contato com alguém que foi diagnosticado com hanseníase. Esses profissionais nos ajudam a localizar e a abordar essas pessoas. Com isso, o caminho se torna mais fácil”, afirmou Aymee Medeiros.

A proposta do PEP++ é que para cada paciente diagnosticado com hanseníase, até cem pessoas que tiveram contato ou residem próximo a ele façam o uso de quimioprofilaxia (medida terapêutica para a prevenção da infecção) a fim de impedir o desenvolvimento da doença. Avaliações dermatoneurológicas para detectar novos casos também são realizadas.

“A Secretaria da Saúde, em parceria com o PEP++, vem intensificando atividades de educação em saúde com pessoas que supostamente tiveram contato com a bactéria. O objetivo desse trabalho é melhorar a vigilância da hanseníase em parceria com município, além de esclarecer dúvidas sobre a doença”, afirmou Suelem Monteiro, gerente da Atenção Primária à Saúde de Sobral.

O Projeto PEP++ busca erradicar a hanseníase no mundo e está sendo executado no Brasil, Índia e Indonésia. No Brasil participam da pesquisa os Estados do Ceará, Rondônia, Pernambuco, Bahia e Piauí. No Ceará os municípios escolhidos para participar do projeto foram Sobral e Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário