quarta-feira, 3 de julho de 2019

Internato em Enfermagem da UVA em ação

No dia 01 de Julho de 2019 ocorreu a 1ª Sessão Clínica do Módulo Internato em Enfermagem III do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral-Ceará. Culminou com o resultado da contribuição dos internos em cada serviço.
Pela manhã aconteceu a apresentação das intervenções realizadas pelos internos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da SCMS. Contou com a presença da Profa. Keila Ponte, Coordenadora do Módulo Internato em Enfermagem III da UVA e Enfa. Renides Brasil, representando a Diretoria de Enfermagem da SCMS.

As intervenções foram realizadas nos serviços de neurologia, São José, Quimioterapia, Sala de Recuperação Pós Anestésica, Centro de Material Esterilizado, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Emergência, Maternidade e Unidade Coronariana (Hospital do Coração).

Neste sentido, os internos puderam contribuir com os serviços da SCMS a partir da realização de intervenções baseadas na necessidade de cada local. Ocorreu  implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no serviço de emergência pelas internas Beatriz, Karine, Angela e Rosane. Na Sala de Recuperação Pós Anestésica a implantação da SAE ocorreu pelo Cícero. Também foi elaborado um banco de dados com os diagnósticos de enfermagem prevalentes no perfil dos pacientes da quimioterapia pela interna Iara e a interna Ívina implementou a Escala de Classificação de Pacientes Neuropatas quanto aos cuidados dependentes de cuidados da equipe de enfermagem.
Outras atividades de impacto foram às estratégias educativas de educação em saúde nos serviços com roda de conversas, quiz, jogo de verdadeiro ou falso nas seguintes áreas:

-Cuidados a criança restrita ao leito com mães de crianças em UTI pela interna Mikaele;
-Monitorização hemodinâmica a beira do leito com acompanhantes dos pacientes em unidade coronariana, pelos internos Gabriel e Willian;
-Identificação do Paciente com profissionais de saúde, promovido por Carlos Henrique e Roberta Larissa;
-Aleitamento materno com puérperas realizado por Helissamara, Rafaela Farrapo e Lucilane;

-A informação como tecnologia inclusiva na assistência ao parto normal, pelos internos Filinto e Naysa;
Ademais ocorreu a elaboração das competências do interno no CME por Iranaid, Jeciane e Rafaela Alves.
No período da tarde ocorreram as apresentações das intervenções realizadas pelos internos no Hospital Regional Norte. Contou com a presença da Profa. Keila Ponte, Enfa. Gervânia (Diretora de Enfermagem do HRN), Enfa. Neuriane e Enfa. Regislânia da Clínica Cirúrgica do HRN. Os serviços contemplados foram: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Serviço de Estomaterapia, CME, UTI Adulta, Emergência adulta, Clínica Pediátrica, Centro de Parto Normal e Clínica Obstétrica. A interna Ana Érica realizou uma oficina de relacionamento interpessoal como ferramenta potencializadora do trabalho em equipe na CME.  As outras intervenções tiveram grande impacto e foram focadas nas estratégias educativas com jogo V ou F, Quiz, dinâmica mitos e verdades, elaboração de folder e álbum seriado, oficinas, dinâmicas, uso do álbum seriado, quais sejam:
-Práticas seguras para prevenção de lesão por pressão com técnicos de enfermagem realizada por Andreza e Letícia e com acompanhantes realizadas pela interna Vanessa; -Construção de um álbum seriado sobre trabalho de parto por Cynthia e Geniane; -Segurança do Paciente com técnicos de enfermagem de UTI pela Sayonara; -Suporte Básico de Vida com técnicos de transporte e profissionais do serviço de transporte, promovido por Auritônio, Leonardo, Luiza e Priscila. -Protocolo de Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde com acompanhantes, pelo Ismael, Isabelly e Paloma. 

O resultado dessas apresentações foi significativo por mostrar a contribuição dos estudantes nos serviços, fortalecendo o ensino-aprendizagem dos estudantes e a integração ensino-serviço culminando com impacto positivo para estudantes, profissionais, pacientes e acompanhantes. 

Depoimentos
“Estar vivenciando o momento de partilha sobre as intervenções do internato III, realizado no Hospital Regional Norte, é a reafirmação de que objetivos foram alcançados, expectativas atingidas e saberes ampliados”. – Ana Érica, interna do Curso de Enfermagem da UVA
“O momento permitiu que os internos de enfermagem compartilhassem suas percepções, conhecimentos e experiências sobre a vivência, sendo um espaço que possibilitou uma discussão crítica-reflexiva sobre o papel do interno quanto sua inserção em uma equipe profissional e da contribuição do estágio para seu crescimento humano e profissional”. Ívina Alessa – interna do Curso de Enfermagem da UVA


"O internato contribui para a formação e desenvolvimento do acadêmico no ambiente hospitalar. Esta experiência torna-se positiva também, para o HRN, visto o potencial dos internos em contribuir para a melhoria dos nossos processos de trabalho. Esta relação tornou-se evidente na apresentação das intervenções realizadas por eles nos serviços. As temáticas escolhidas, o resultado das intervenções, e o relato das equipes assistenciais nos fez perceber o envolvimento, o senso crítico e a iniciativa destes alunos em nos ajudar a transformar a realidade dos serviços nos quais eles atuaram. É muito gratificante chegarmos ao final de um ciclo e perceber que o HRN agregou valores para a formação dos internos e que estes nos apresentaram novas oportunidades de melhorias." Enfermeira Gervania Gomes, diretora de enfermagem do  HRN. 
 Texto e Fotos: Profª Dª Keila Ponte (Curso de Enfermagem/UVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário