sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Iluminada pelo verde, Sobral celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos

A quinta-feira (27/09) foi um dia especial em todo País, pois nesta data é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em todo Brasil aconteceram ações voltadas para incentivar a doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em Sobral, os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e Hospital Regional Norte (HRN) também se mobilizaram apoiando o Setembro Verde.
O Hospital Regional Norte realizou blitz para orientar e mobilizar funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ação teve início às 9 horas, como parte da programação do Setembro Verde, mês da doação de órgãos. Paralelamente, prédios públicos de Sobral, em iniciativa do HRN em parceria com a Prefeitura de Sobral, receberam a iluminação verde característica do movimento. Na ocasião, foram iluminados o Alto do Cristo, o Teatro São João e o monumento com o nome da cidade, na Margem Esquerda do Rio Acaraú.
A Comissão Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Regional Norte, realizou abordagem nos setores de UTI adulto, pediátrica e neonatal, emergência adulta e pediátrica (reanimação e observações), Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), além de clínica cirúrgica e médica. Nos últimos dois anos (2017-2018) houve 23 notificações no HRN, das quais 10 tornaram-se doadores efetivos, sendo captados 24 órgãos. No Ceará, 1.078 transplantes foram realizados no ano, até o dia 24 de setembro. Já são 159 transplantes de rim, 4 de pâncreas/rim, 25 de coração, 163 de fígado, 2 de pulmão, 68 de medula óssea (50 autólogos e 18 alogênicos) e 659 de córnea. A Santa Casa de Misericórdia, por sua vez, é referência na captação e transplante de córneas, com destaque para as atividades realizadas pelo Banco de Olhos do Hospital. Segundo  o médico oftalmologista e responsável técnico pelo Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral, Dr. Ribamar Fernandes Filho, a campanha do mês de setembro não é somente do Banco de Olhos da Santa Casa, mas relacionada às doações em geral e existe a parte mais específica da captação de olhos, que vem sendo realizada no hospital. 
As doações contribuem para que centenas de pessoas, que há muito haviam perdido a esperançade voltar a enxergar, recuperem a visão. Isto só acontece por causa do gesto solidário dos familiares em doar os órgãos dos seus entes queridos, após diagnosticada a morte encefálica do paciente. "É uma campanha de divulgação, de lembrar a toda a população a importância de ser doador de órgãos. Tem muitas pessoas esperando, aguardando na fila por uma oportunidade de voltar a enxergar, de continuar vivendo. Muitas pessoas cuja única forma de continuar vivendo é recebendo um coração, um fígado, um rim", explica Dr. Ribamar Fernandes Filho.

Com Informações: Teresa Fernandes (Assessoria de Comunicação do HRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário