sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Centro de Especialidades Médicas (CEM) consegue reduzir em até 80% o tempo de espera para entrega de exames


A prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, implantou no final de 2017 a metodologia Lean, no Centro de Especialidades Médicas (Cem). A ferramenta tem como objetivo melhorar os processos de trabalho e organizar os fluxos do serviço, diminuir as filas de espera e o tempo de atendimento, resultando no aumento da satisfação de seus usuários e na agilidade dos tratamentos.

A gerente do CEM, Walkira Viana, falou sobre a importância da metodologia no sistema de saúde. “Essa metodologia utilizada aqui no CEM está dando maior credibilidade ao serviço prestado à população, além de ajudar num diagnóstico mais rápido, refletindo diretamente no tratamento precoce, deixando-o mais eficaz”, afirmou.

Diminuir as filas de espera e agilizar os diagnósticos e tratamentos da população é uma meta estabelecida pelo secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino. Com o novo fluxo, a unidade de saúde conseguiu diminuir o tempo de espera, que antes era de 60 dias para no máximo 10 dias, sempre priorizando os casos mais graves.

Outra melhoria trata-se do acompanhamento dos resultados dos exames, que caso apresentem alguma alteração, a própria unidade se responsabiliza por cuidar da situação, comunicando ao paciente sobre a prontidão do exame e a marcação da nova consulta, na própria unidade, para que o resultado seja avaliado pelo médico especialista.

Fonte: Assessoria PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário