Menos chamadas, mais atendimentos de campo. Esse foi o
balanço da Operação Carnaval 2018 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(SAMU 192 Ceará), em relação ao período carnavalesco do ano passado. Das 19
horas de sexta-feira, 9 de fevereiro, às 7 horas da quarta-feira, dia 14, a
população fez 2.872 chamadas para o SAMU 192 Ceará, que geraram 1.007
atendimentos de campo pelas bases do Eusébio e de Juazeiro do Norte. Em 2017
foram 6.047 chamadas e 947 atendimentos. Mais uma vez os traumas representaram
a maioria dos atendimentos (52,5%) e, como no ano passado, os relacionados a
acidentes com motocicleta, no total de 202, lideraram a estatística. Houve
crescimento de 8,02% nos traumas envolvendo motoqueiros, já que em 2017 esse
número havia sido 187.
“Tivemos mais de três mil ligações para as centrais do
Eusébio e de Juazeiro do Norte, mais de mil atendimentos. Infelizmente, o
trauma mais uma vez dominou as ocorrências”, disse o coronel João Vasconcelos,
diretor-geral do SAMU 192 Ceará. Houve 470 atendimentos por trauma no período
de carnaval. Desse total, 42,9% (202) envolveram pacientes que estavam em
motos.
O número total de atendimentos por trauma, entretanto,
caiu 5,43% em relação ao ano passado, quando chegaram a 497. Em compensação, os
atendimentos de casos clínicos aumentaram 13,76%, de 376 para 436; atendimentos
obstétricos subiram 87,5% (de 16 para 30) e psiquiátricos foram ampliados em
100%, de 27 para 54. Atendimentos de pediatria permaneceram em 15 e de
neonatalogia diminuíram, de 16 para 2 (-87,5%).
Para a realização da Operação Carnaval, as Unidades de
Suporte Avançado (UTIs Móveis) foram acionadas 141 vezes, as Unidades de
Suporte Básico (USB) 473 vezes, Unidades de Suporte Intermediário (USI) 14
vezes, motolâncias e aeromédico 3 vezes.
Trotes
O número de trotes diminuiu de um ano para o outro, mas é
um dado estatístico que preocupa, já que houve aumento proporcional em relação
ao total de chamadas para o SAMU 192 Ceará, de14,4% para 16,1%. A média durante
o período este ano foi de mais de 51 trotes por dia, totalizando 463, o
terceiro maior número de chamadas. Houve, ainda, 292 chamadas para contatos com
as equipes, 139 enganos, 1.331 pedidos de informações, 810 solicitações de
regulação médica, 16 para transferências sem regulação e 113 para transferência
para internação.
Assessoria de Comunicação da Sesa
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