segunda-feira, 10 de julho de 2017

Obesidade e câncer - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)

Segundo a OMS, cerca de 30% dos casos de ocorrência de qualquer tipo de câncer estão relacionados à obesidade – e poderiam ter sido evitados com um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

A obesidade é um doença, e não uma condição. Uma pessoa é considerada obesa quando tem um IMC (índice de massa corporal) maior que 30. Os hormônios secretados pelas células alteradas pela obesidade e as inflamações que provém dessa enfermidade seriam explicações possíveis para essa relação.

Em um comunicado de 2007, a OMS já colocava essas doenças como umas das maiores epidemias globais, sendo a obesidade o segundo maior fator de risco evitável para o câncer (perdendo apenas para o tabagismo). Segundo especialistas, o quadro se mantém. Atualmente, um levantamento do Ministério da Saúde mostra que o número de obesos passou de 17,4% em 2012 para 17,5% em 2013.

É bom lembrar que pessoas obesas também estão sujeitas a outras doenças, além do câncer, como a doença cardiovascular, diabetes, hipertensão, osteoartrose e várias outras.
O melhor remédio, é levar uma vida saudável, com prátia de atividades físicas e alimentação equilibrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário