O PET-Saúde/GraduaSUS contempla projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da saúde; qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino (IES); e articulação com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade.
No município de Sobral, este projeto é realizado colaborativamente entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, sendo composto por docentes (tutores), trabalhadores do SUS (preceptores) e estudantes de Medicina e Enfermagem (monitores).
Entre os membros da UFC que compõem o PET-Saúde/GraduaSUS, estão a tutora coordenadora Prof. Dra. Roberta Cavalcante Muniz Lira, as tutoras Carla Roberta Macedo de Sousa e Ana Élida Nogueira Souza, as preceptoras Francisca Dulcinalda de Paulo Braga, Karina Oliveira de Mesquita e Sandra Maria Carneiro Flor e os monitores Anderson Dias Arruda, Mariana Diogo Constâncio, Larissa Brenda Gonçalves Miná, Gelton Fonteles, Ricardo Costa Moura e Ronie Costa.
O grupo iniciou suas ações em maio de 2016 e realiza reuniões semanais, articulando ações e projetos que contemplem a reformulação das novas DCNs para o curso de Medicina da UFC Sobral e que promovam a integração ensino-serviço entre as diversas redes de atenção primária do Município de Sobral na formação acadêmica dos profissionais médicos. Entre os projetos desenvolvidos pelo PET-Saúde/GraduaSUS no ano de 2016, destacam-se a Rede de Conversas com as Vigilância e o Fórum de Discussão sobre Mortalidade Materna, ambos ocorridos na Faculdade de Medicina da UFC Campus Sobral.
O grupo iniciou suas ações em maio de 2016 e realiza reuniões semanais, articulando ações e projetos que contemplem a reformulação das novas DCNs para o curso de Medicina da UFC Sobral e que promovam a integração ensino-serviço entre as diversas redes de atenção primária do Município de Sobral na formação acadêmica dos profissionais médicos. Entre os projetos desenvolvidos pelo PET-Saúde/GraduaSUS no ano de 2016, destacam-se a Rede de Conversas com as Vigilância e o Fórum de Discussão sobre Mortalidade Materna, ambos ocorridos na Faculdade de Medicina da UFC Campus Sobral.
RODA DE CONVERSA COM AS VIGILÂNCIAS
A Roda de Conversa é uma possibilidade metodológica utilizada para comunicação dinâmica e produtiva entre diversos grupos. Sua utilização foi escolhida por ser um método que estimula a construção da autonomia dos sujeitos por meio de um encontro e uma interação entre grupos de diversos saberes, valorizando os processos coletivos.
Os debates realizados foram sobre o panorama geral da organização e resultados das atividades das Vigilâncias à Saúde do município de Sobral. Foram apresentadas a Vigilância a Saúde, Centro de Controle de Zoonoses; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância Epidemiológica, Vigilância Alimentar e Nutricional, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária
A atividade foi bem aceita pelos alunos, gerando vários debates durante as apresentações e esclarecimento de diversas dúvidas. Os profissionais que apresentaram seus serviços viram-se contemplados com a oportunidade de integrarem-se ás atividades das Instituições de Ensino Superior.
A atividade contribuiu para a qualificação dos presentes, gerando conhecimento para abordagens da problemática e potencializando a transformação das práticas de saúde no contexto da Atenção Básica, agregando uma experiência significativa na formação acadêmica dos discentes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.
FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE MORTALIDADE MATERNA
A Estratégia Trevo de Quatro Folhas foi criada em 2001, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, objetivando garantir apoio social às famílias com gestantes, puérperas e mães de crianças menores de dois anos, em situação de risco clínico e social e reorganizar a atenção materno-infantil no município.
Reconhecendo a importância da Estratégia Trevo de Quatro Folhas na prevenção da mortalidade materna para o Município de Sobral e observando a relevância do conhecimento desse sistema na formação dos profissionais médicos da cidade, foi elaborado um fórum de discussão sobre mortalidade materna apresentando o Projeto Trevo de Quatro Folhas e os projetos derivados como Flor do Mandacaru e Coala para os estudantes do 6º período de Medicina da UFC Campus Sobral. Também foi feita uma exposição sobre a definição de mortalidade materna e classificação de risco.
Como seguimento, os alunos do 6º semestre foram divididos em grupos e orientados pelas tutoras estudaram os prontuários dos óbitos maternos, realizando a classificação do óbito, a identificação dos riscos sociais, a identificação dos riscos clínicos e a elaboração de um plano de estratégia a ser proposto para equipe multidisciplinar.
A atividade utilizou metodologias criativas para as exposições do Projeto Trevo e demais projetos, como Linha do Tempo, vídeos e entrega de material informativo. A atividade de análise dos prontuários veio ao encontro das necessidades de aprendizagem dos alunos, que ainda não haviam tido contato com documentos que compõem um prontuário com origens tão diversas como a atenção básica e o depoimento dos familiares. Além disso, os estudantes sentiram-se motivados em desenvolver um plano estratégico para a prevenção de novas mortalidades.
Já para os profissionais, a atividade proporcionou não apenas mais um momento para falar de seus trabalhos, mas foi uma oportunidade de troca de experiências e de reflexão sobre suas práticas.
No seguimento dessa atividade foram apresentados os seminários das análises dos casos de óbitos maternos selecionados dentre os que foram objeto de análise também do Comitê de Mortalidade Materna e que foram apreciados pelos alunos da disciplina Saúde da Mulher, do Módulo de Atenção Básica à Saúde, do 6º semestre do Curso de Medicina de Sobral.
A realização desta atividade mostrou claramente uma alta ocorrência de riscos sociais variados, associados a uma ainda existente baixa qualidade na assistência no ciclo gravídico-puerperal, sendo muito proveitosa para os alunos, ocasião em que eles puderam exercitar o raciocínio clínico, a testagem de hipóteses e a percepção de necessidade de grandes avanços a serem feitos no campo social do nosso município, bem como o incremento na melhoria da assistência às mulheres nos três níveis de atenção.
Da mesma forma, o planejamento de ações estratégicas para vencer os desafios e dificuldades que se opõem a um atendimento de qualidade e a superação das limitações sociais da população também mostrou-se como um exercício de elaboração de soluções que podem emergir da própria comunidade.
Profª. Msc. Roberta Cavalcante Muniz Lira
Universidade Federal do Ceará
Curso de Medicina de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário