Um novo estudo publicado no periódico Journal of the American Medical Association observou que as sementes do esgotamento físico e mental podem ser lançadas logo no início da faculdade de medicina.
Mais de um quarto dos estudantes de medicina apresenta depressão ou sintomas depressivos, segundo a meta-análise de quase 200 estudos feita por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital e da Harvard Medical School. Aproximadamente 10% dos estudantes de medicina admitem ter impulsos suicidas. A incidência destes sintomas é muito alta quando comparada com a população geral na mesma faixa etária, observaram os autores do estudo. Contudo, somente uma minoria dos estudantes atingidos procura ajuda.
A análise também indicou que este problema é mundial. O trabalho agrupou os dados de 167 estudos transversais e 16 estudos longitudinais realizados em 43 países. A prevalência total estimada de depressão ou de sintomas depressivos entre estudantes de medicina foi de 27,2%, variando de 9,3% a 55,9%.
A prevalência de sintomas depressivos permaneceu relativamente constante durante o período da pesquisa. Os autores a denominaram "epidemia oculta embaixo do nosso nariz".
Medscape
Nenhum comentário:
Postar um comentário