sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Santa Casa participa de treinamento no sistema SisCEREM da Comissão Estadual de Residência Médica

Momento do treinamento em videoconferência realizado no DEPE da Santa Casa
Na tarde da última quarta-feira (25), aconteceu treinamento para acesso ao sistema SisCEREM, que  viabiliza as matrículas dos residentes selecionados para o Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Ceará/Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará e foi transmitido para Santa Casa de Misericórdia de Sobral por meio de videoconferência, contando com a participação do Coordenador Executivo do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE/SCMS), Prof. Renaud Aguiar, o Coordenador da Tecnologia da Informação (TI/SCMS), Rodrigo Freitas e colaboradores do DEPE/SCMS..
O Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Ceará/Santa Casa de Misericórdia de Sobral é signatário do Programa de Seleção Unificado de Residências Médicas do Estado do Ceará-PSU-RESMED e para viabilizar as matrículas dos residentes selecionados, a Comissão Estadual de Residência Médica elaborou um sistema integrado de informações SisCEREM.
Instituída pelo Decreto Federal nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 e Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Avaliação
Renaud Aguiar, durante treinamento videoconferência
No Ceará, a partir de 2004, na Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará – COREME/HUWC/UFC, um grupo de supervisores passou a estudar formas de como desenvolver técnicas para avaliar conhecimentos, atitudes e habilidades de seus residentes. Estes estudos culminaram para que, no ano de 2010, junto ao grupo da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE, fosse iniciado um movimento para a realização de um único processo seletivo, para ordenar o acesso de médicos nos programas de residência do estado do Ceará. Em 2016 criou-se o Apoio às Residências em Saúde – ARES que tem por objeto ser o apoio gerencial para a implementação/execução dos Programas de Residência Médica credenciados pela CNRM.
Colaboração: Renaud Aguiar (Coordenador Executivo DEPE/SCMS)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário