Momento do Curso realizado no DEPE da Santa Casa de Sobral |
As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica. A temática OPME é complexa e tem múltiplos atores e interesses envolvidos que se inter-relacionam: pacientes, médicos, outros profissionais da saúde, fabricantes e fornecedores de insumos e hospitais, e cada qual assume sua parcela de responsabilidade na cadeia de utilização.
O Ministério da Saúde propôs diretrizes para as questões práticas relacionadas à aquisição, à solicitação, ao recebimento, à armazenagem, à dispensação, à utilização e ao controle de OPME, nas unidades de saúde. Ciente da necessidade técnico-operativa em questão, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, através do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) ofereceu aos colaboradores do Faturamento SUS e Convênio, do Núcleo de Tecnologia da Informação e representantes da Assistência um Curso sobre Boas Práticas de Gestão das Órteses, Próteses e Materiais Especiais.
O curso foi facilitado pelo Dr. Aduando Cabral, farmacêutico, e teve como objetivo sugerir diretrizes e propor a uniformização das atividades de aquisição, solicitação, recebimento, armazenagem, dispensação, utilização e controle de OPME, visando a organizar o fluxo do processo de trabalho, em consonância com os meios que assegurem a adoção de boas prática.
Texto: Otávia Aragão (Enfª. Educação Permanente DEPE/SCMS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário