Santa Casa de Misericórdia de Sobral alerta para diagnóstico precoce. Doença é a segunda principal causa de morte oncológica em homens no Brasil
Doença silenciosa e sem sintomas nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem uma chance de cura que chega a 90% se houver um diagnóstico precoce. “É o tipo de câncer mais comum no homem, excetuando os casos de câncer de pele”, ressaltou o médico urologista Rafael Arruda durante palestra de conscientização sobre o câncer de próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, coordenada pela Responsabilidade Social e pelo Grupo de Humanização do hospital em parceria com o Plano de Saúde São Camilo.
“O câncer de próstata está entre as doenças silenciosas que podem nos alcançar. A prevenção é essencial”, destacou o diretor geral da Santa Casa de Sobral, Pe. Júnior Melo, durante a abertura do evento. Ele ressaltou que o hospital tem investido em campanhas de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce. Nas fases iniciais, a doença não apresenta qualquer sintoma. As dores e incômodos só são perceptíveis quando já há metástase.
O evento também contou com a participação do Diretor Administrativo do hospital, Zózimo Medeiros, do Diretor Financeiro, José Garcia de Sousa, além do médico oncologista radioterapeuta da Santa Casa, João Evangelista da Ponte, e do diretor adjunto do Plano de Saúde São Camilo, Douglas Ribeiro.
A expectativa é de cerca de 70 mil homens sejam acometidos pelo câncer de próstata em 2016, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A mortalidade também é alta porque em geral o diagnóstico é feito de forma tardia. “Cerca de 25% dos homens irão morrer porque muitos diagnósticos são tardios em fase já metastática. Se diagnosticarmos na face inicial, chega próximo a 90% de cura. Por isso, a importância da campanha de prevenção para o diagnóstico precoce”, ressaltou Rafael Arruda.
A idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata, mais comum em homens após 50 anos. Há ainda a história familiar quando há casos de parentes de primeiro grau com menos de 60 anos que tiveram a doença, além de sedentarismo, pressão arterial elevada, diabetes, obesidade, tabagismo.
Saúde masculina
“A Campanha Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata, mas também sobre a promoção da saúde masculina”, disse Rafael Arruda. De acordo com dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 70% dos homens não vão espontaneamente ao médico; têm a necessidade de ser levados por parentes mais próximos, como esposas e filhos. Além disso, 51% dos homens nunca procuraram um urologista. “Esse é um problema cultural”, disse.
Francisco Romão, 54, trabalha na oficina mecânica da Santa Casa e há seis anos faz a prevenção contra o câncer de próstata. Ele também participou da palestra de conscientização. “Toda prevenção que há eu faço”, diz. Ele garante que cuida sempre da própria saúde.
Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário