segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Alunos do Curso de Medicina da UFC de Sobral realizam atividade de Abordagem contra Verminoses para crianças da Escola Jacyra Pimentel

Profª Ticiana Parente com grupo de estudantes da Medicina/UFC-Sobral em atividade
Na última sexta-feira (18), a Profª Ticiana Parente, responsável pela disciplina de Parasitologia do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), juntamente com os alunos da 22ª turma e os integrantes da Liga Acadêmica de Infectologia da FAMED/UFC-Sobral, realizou campanha de sensibilização referente à uma Abordagem Contra Verminoses para Crianças. O momento aconteceu na Escola Infantil Jacyra Pimentel, coordenada pela Profª. Teresa Mara Vasconcelos.

Na ocasião, os pequenos participaram de um teatro de bonecos apresentado pelos alunos do Curso de Medicina da UFC de Sobral sobre o tema. Segundo a Profª Ticiana Parente, a atividade faz parte da disciplina da Parasitologia que busca uma nova abordagem de aprendizagem e ensino e tem como objetivo atingir a população mais carente, onde há uma ocorrência maior das doenças causadas pelas verminoses. “Esta atividade lúdica educativa junto às crianças sobre tema relevante pertinente à disciplina, faz parte de um novo momento da disciplina de Parasitologia, onde os alunos devolvem para a comunidade um pouco do que aprenderam”, explica a Profª Ticiana Parente.
Estudantes abordam o tema verminoses com teatro de bonecos

Para o Coordenador do Curso de Medicina de Sobral da UFC, Prof. Juvenal Linhares, buscar novas abordagens para o processo de ensino e aprendizagem no Curso de Medicina de Sobral é um grande desafio, e o que já pode ser visto com esta atividade realizada na disciplina de Parasitologia. “É importante esta atividade realizada na comunidade pela Profª Ticiana Parente da disciplina de Parasitologia com os seus alunos, juntamente com os membros da Liga Acadêmica de Infectologia, pois hoje o grande desafio do Curso é reinventar novas abordagens de ensino-aprendizagem”, salienta o Coordenador.
Experiência
Profª Ticiana Parente e alunos durante percurso da escola

Para os alunos que participaram da ação, a vivência com a comunidade, especialmente com as crianças que são mais ávidas por informações, é um rico momento para a formação dos estudantes. “A experiência de compartilhar informações sobre as doenças causadas pelas verminoses, além de vivenciar a realidade da comunidade, mostra uma realidade que em breve o jovem médico vai vivenciar. Por outro lado, é uma forma de repassar um pouco que sabemos através de uma forma lúdica, que foi o teatro de bonecos, que de uma maneira divertida e prendeu a atenção das crianças sobre educação em saúde”, ressalta a aluna Camila Teles, que participou da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário