sábado, 1 de outubro de 2016

Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral alcança novo recorde com 65 transplantes de córnea

Foto: Agência Brasil
Número de transplantes até setembro supera em 25% todos os procedimentos realizados em 2015. Foram 52 no ano passado. Além disso, a fila de espera caiu de uma média de 42 pessoas para apenas 11 neste mês

O Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos e tecidos, chega ao fim com mais um balanço positivo da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Até este mês, foram realizados 65 transplantes de córnea no Banco de Olhos do hospital. O número supera em 25% todos os procedimentos realizados em 2015. Foram 52 no ano passado.

O volume de transplantes vem crescendo sistematicamente a cada ano. Foram 32 procedimentos em 2014, alcançamos 31 em 2013 e 26 em 2012. No ano em que as cirurgias desse tipo começaram a ser realizadas, em 2011, foram beneficiadas sete pessoas. A Santa Casa, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou a VI Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes de 26 a 30 de setembro.

O crescimento expressivo no volume de transplantes foi possível também graças à criação do Banco de Olhos, em maio deste ano, o segundo a ser implantado no interior do Nordeste. A fila de pacientes a espera de um transplante caiu de 42 em maio para apenas 11 neste mês de setembro. A expectativa é zerar a fila de espera até o final deste ano. O médico oftalmologista e responsável pelo Banco de Olhos, Ribamar Fernandes, explicou que antes da criação do Banco, as córneas eram retiradas em Sobral, mas eram encaminhadas para Fortaleza. “Acabávamos perdendo alguns globos oculares”, ressaltou.

Doação de órgãos
O número de doadores também tem crescido. Foram 14 doações de múltiplos órgãos até setembro na Região Norte de Sobral, 10 das quais na Santa Casa, segundo números da OPO. De acordo com a enfermeira integrante da OPO, Márcia Maria de Lima Abreu, houve um aumento nas doações entre julho e setembro. No entanto, os números ainda são insuficientes para contemplar a fila de espera. Mais de 30 mil pessoas esperam por um transplante em todo o País; no Ceará são mais de mil, de acordo com a enfermeira. Além disso, cerca de duas mil pessoas morrem anualmente no País pela falta de um transplante.

“Precisamos abordar o tema nas universidades e nas escolas, precisamos conversar sobre isso com nossas famílias”, ressaltou Márcia Maria em entrevista concedida durante o programa Santa Casa no Ar nesta sexta-feira, 30. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras de 7h às 8h na Rádio Educadora do Nordeste AM 950. A apresentação é do jornalista Vanderley Moreira e do Prof. Dr. Vicente Pinto, diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa.

Quem deseja ser um doador precisa informar à família porque após o falecimento será necessário que os parentes aprovem a retirada dos órgãos. A enfermeira Márcia explicou que a OPO identifica os potenciais doadores em hospitais com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). São realizados dois exames clínicos e um complementar para identificar a morte encefálica. Constatada a morte do paciente, a família é avisada. Após um período de luto, a OPO aborda a possibilidade de fazer a doação.

Professor Vicente explicou durante o programa que a equipe multiprofissional da OPO atua desde a identificação de um potencial doador, manutenção do corpo, até o processamento desses órgãos e tecidos doados. “O transplante de órgãos é a única forma de devolver a vida com qualidade a pessoas que precisam dele”, destacou. No entanto, a falta de conhecimento das famílias sobre o tema ainda é responsável por uma recusa superior a 60% na doação. “É um desafio em um momento de dor ter que abordar uma família e explicar como é o processo de doação”, ressaltou. Ele disse ainda que órgãos captados aqui em Sobral podem ser utilizados por pacientes compatíveis em qualquer lugar do País.

SERVIÇO
Banco de Olhos de Sobral
Onde: Santa Casa de Sobral (Rua Antônio Crisóstomo de Melo, 919. Centro)
Mais informações: Plantão: (88) 3112.0400 / Fone-fax: (88) 3112.0418
banco.olhos@stacasa.com.br

Fonte: http://stacasa.com.br/site/banco-de-olhos-da-santa-casa-alcanca-novo-recorde-com-65-transplantes-de-cornea/
Assessoria de Imprensa da SCMS
Terezinha Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário