sábado, 1 de outubro de 2016

Obesidade na Terceira Idade - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

Segundo os resultados de uma recente pesquisa sobre obesidade no Brasil, seis em cada dez brasileiros na fase da maturidade (entre 55 e 64 anos) estão acima do peso, quase o dobro do registrado entre os jovens (de 18 a 24 anos). A obesidade triplica entre os adultos maduros. Se na juventude há pouco mais de 8 obesos em cada 100 pessoas, na maturidade, a proporção é de 23 a cada 100.

Os dados são de pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, USP e UFMG em 2014, em todas as capitais do país ("Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas", ou Vigitel).
Foi considerado acima do peso quem tem IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30. O índice é calculado dividindo-se o peso da pessoa por sua altura elevada ao quadrado. Já a obesidade é caracterizada quando o IMC é superior a 30.

Sobre hábitos alimentares, quase a metade dos que têm mais de 65 anos afirma que come frutas e hortaliças cinco ou mais vezes por semana, taxa duas vezes maior que a dos mais jovens. Já o consumo de carnes gordurosas cai pela metade quando se comparam as duas faixas etárias. O metabolismo também é influenciado pela atividade física, seja em atividade de lazer, como jogar bola, surfar e caminhar ou em atividades programadas como a prática de esporte, ambas mais comuns entre jovens


Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 



Nenhum comentário:

Postar um comentário