domingo, 31 de julho de 2016

Prefeitura realiza V Semana Sobralense do Aleitamento Materno

A Prefeitura de Sobral promoverá, de 1º a 5 de agosto, a V Semana Sobralense de Aleitamento Materno. Com o tema "Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças", as ações s  erão voltadas para a doação de leite materno e campanha de arrecadação de frascos para coleta de leite, além de sensibilizar as mães sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê.

Realizada há 5 anos, a Semana Sobralense do Aleitamento Materno está entre as iniciativas que, junto com o Projeto Coala, Casa Acolhedora do Arco, Flor do Mandacaru e Estratégia Trevo de Quatro Folhas, contribuíram para o Município alcançar a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste, de 7,4 óbitos a cada mil nascidos vivos, de 7,4 óbitos a cada mil nascidos vivos. Este ano foi eleita como madrinha sobralense do aleitamento materno a mãe Cristina Ferreira Arruda, do CSF Coelce.

Na programação, os Centros de Saúde da Família dos bairros e distritos promoverão palestras e rodas de conversa sobre a importância do aleitamento, vantagens para a dentição da criança, necessidade do apoio da família e cuidados com a mama; mutirão de puericultura, mutirão para doação de frascos e de leite materno; oficina sobre autoestima e auto cuidado e oficina para busca ativa de doação de leite materno; peça teatral; Shantala e circuito psicomotor envolvendo mães e bebês.

A Semana do Aleitamento Materno é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em parceria com a Coordenação da Atenção Primária, Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital Regional Norte.

Fonte: Júlia Santos, Gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas

Aleitamento nas primeiras horas de vida pode salvar 800 mil bebês, diz Unicef

Getty Images/Reprodução
Cerca de 77 milhões de bebês, um de cada dois, não tomam leite materno nas primeiras horas de vida, o que lhes priva de nutrientes, anticorpos e contato com a pele da mãe que são essenciais para protegê-los das doenças e da morte, segundo denunciou nesta sexta-feira o Unicef.

"Fazer com que os bebês esperem tempo demais para ter o primeiro contato fundamental com sua mãe fora do útero diminui as possibilidades do recém-nascido de sobreviver e limita a produção de leite da mãe", afirmou em comunicado a assessora superior de nutrição da organização, Francia Bégin.

Além disso, segundo explicou o porta-voz do Unicef em Genebra, Christophe Boulierac, se todos os bebês fossem alimentados só com leite materno desde o momento em que nascem até os seis meses, "mais de 800 mil vidas seria salvas a cada ano, por isso que é uma questão de vida ou morte".

Segundo os especialistas, quanto mais o aleitamento é atrasado, maior é o risco de o bebê morrer no primeiro mês de vida.

Atrasar o aleitamento materno de 2 a 23 horas depois do nascimento aumenta o risco de morrer nos primeiros 28 dias de vida em 40% e atrasá-la por 24 horas ou mais aumenta o risco de morte em 80%.

Os bebês que não tomam leite materno têm 14 vezes mais probabilidades de morrer do que aqueles que se alimentam só com leite materno.

"O leite materno é a primeira vacina do bebê, a primeira e melhor proteção que tem contra a doença e os transtornos. Quase metade das mortes de crianças menores de cinco anos são de recém-nascidos, a aleitamento antecipado pode fazer a diferença entre a vida e a morte", asseverou Begin.

Em muitos países é costume alimentar o bebê com fórmula para lactantes, leite de vaca ou água com açúcar nos três primeiros dias de vida, o que atrasa a lactação.

Os progressos nestas zonas para aumentar a prática do aleitamento foram lentos nos últimos anos.

Na África Oriental e Meridional as taxas de aleitamento precoce aumentaram 10% desde o ano 2000 e nas partes Ocidental e Central do continente não houve mudanças.

E isso apesar de as taxas de mortalidade entre os menores de cinco anos serem as mais altas do mundo.

Na Ásia meridional a taxa de aleitamento precoce experimentou uma melhora (de 16% no ano 2000 a 45% em 2015), mas o Unicef alerta que ainda há 21 milhões de recém-nascidos que não são amamentados em seus primeiros dias.

Em nível mundial, só 43% dos bebês menores de seis meses são amamentados de maneira exclusiva.
Fonte: EFE
Via Uol Saúde

Após ofender paciente na web, médico anuncia trabalho voluntário

Médico também se ofereceu para cuidar de toda a saúde da família.
Encontro aconteceu na casa do paciente, que o perdoou.

Renata Victal
Do G1 Campinas e Região
***
Após zoar paciente pobre, médico desabafa: 'fui demitido de todos meus empregos'

Médico nega que tenha zombado de paciente e que naquele dia tinha feito mais de 100 atendimentos.

O médico Guilherme Capel ficou conhecido nessa semana em todo o país por publicar uma foto em que zombava do modo de falar de seus pacientes. A imagem mostrava ele exibindo um receituário médico com a frase “Não existe peleumonia e nem raôxis”. Um enteado de um dos pacientes atendidos pelo médico disse que seu pai de criação foi quem disse as palavras erradas e que o profissional da saúde começou a rir no momento da consulta, não sendo profissional. Em entrevista publicada neste sábado, 30, no G1, o médico contou que perdeu todos os seus empregos. Ele agora tenta se defender e alega que não é preconceituoso, aprovando também a campanha contra o fim do preconceito em todo o país. 

O médico disse que atendeu naquele dia mais de cem pacientes e que estava no seu período de folga, quando decidiu fazer a imagem com a piada, que ele mesmo classificou como infeliz. A brincadeira teve uma extensão nacional. O agora desempregado disse que praticamente morava em hospitais e que não dá para passar a vida só falando de doença. Ele disse que é preciso rir, mas confessa que talvez existam brincadeiras melhores. Ele disse que não estava debochando de nenhum paciente, pois esse feitio não faz parte do seu caráter e da sua crença como ser humano. 

O médico disse que é recém-formado e que pediu ao Ministério Público que apure o caso, alegando que não teve a intenção de debochar de ninguém. Guilherme disse que a história começou a se propagar na imprensa através de um blog de Serra Negra e que o paciente que falaria errado nunca existiu. "Essa é a maior mentira que já disseram sobre mim", disse ele. O enteado e o filho do paciente chegaram a ter os nomes divulgados pela grande imprensa. O plantonista, no entanto, disse que condena esse tipo de pessoa que os internautas estão achando que ele é.

O médico ainda disse que estudou com bolsa durante o ensino médio e que fez faculdade pública, conhecendo como não é ter dinheiro para fazer tudo. O caso agora pode ser realmente apurado por órgãos competentes.

http://br.blastingnews.com/

Médica e ex-participante do The Voice diz que existe sim 'peleumonia'

Foto: Estado de Minas
Após o médico Guilherme Capel publicar uma foto para zombar da forma como um paciente falou a palavra pneumonia (clique aqui e saiba mais), a médica mineira e cantora Júlia Rocha, que também participou do programa The Voice Brasil, na Rede Globo, deu uma resposta para encerrar o assunto que foi bem recebida pela internet. “Existe peleumonia. Eu mesma já vi várias. Incrusive com febre interna que o termômetro não mostra. Disintiria, quebranto, mal olhado, impíngi, cobreiro, vento virado, ispinhela caída. Eu tô aqui pra mode atestá”, diz ela em uma publicação no Facebook. Ainda na publicação, a médica diz que “quem sabe o que tem é quem sente” e que quer ouvir os pacientes “desse jeitinho” para “mode a gente se entende. Por que pra mim foi dada a chance de conhecê as letra e os livro. Pra você, só deram chance de dizê”. 
O médico Guilherme Capel, que fez a selfie com um receituário escrito “não existe peleumonia nem raôxis" foi afastado do Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), onde trabalha. Após a foto ser viralizada, o médico pediu desculpas e disse que não passava de uma “brincadeira de Facebook” e pediu para não ser julgado.
BN Saúde

Felicidade: Liberdade e autodesenvolvimento importam mais que dinheiro

tempo vale mais do que o dinheiro quando o assunto é felicidade. E você pode tentar também contagiar-se com pessoas felizes.
Valores não-materialistas
Se quiserem focar no bem-estar dos seus cidadãos, os governos deveriam mudar o foco, abandonando a busca pelo aumento da renda ou do Produto Interno Bruto do país, e focando em formas de aumentar a sensação de liberdade e autoexpressão das pessoas.

Em outras palavras, para aumentar o sentimento de felicidade, os governos devem promover valores não-materialistas - experiências intangíveis, incluindo coisas como a participação dos cidadãos e seu empoderamento para influir nos poderes decisórios.

Ao menos é assim no caso dos países ricos, onde a maioria da população já tem suas necessidades mínimas atendidas, e não há pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza - a equipe do professor Gerrit Antonides, da Universidade Wageningen, chegou a essas conclusões depois de estudar o caso da Holanda.

Sutileza governamental
A redução da desigualdade de renda tem um efeito positivo inegável sobre a felicidade, mas, quando o tema é estudado em profundidade, ao lado das preocupações econômicas surgem aspectos geralmente deixados de lado, como uma distribuição mais equitativa das tarefas domésticas.

A sensação de bem-estar em termos sociais também aumenta quando os indivíduos sentem-se menos limitados por regras e leis excessivas.

"O governo não deveria tentar realizar essas mudanças por meio de incentivos ou regulamentos relevantes, mas sim incentivando a mudança através de uma variedade de medidas sutis," recomenda Antonides.

Vida sustentável é melhor
Para o pesquisador, o governo também faria bem promovendo um modo de vida sustentável, pela simples razão de que o consumo sustentável proporciona aos consumidores uma sensação melhor.

"Isto inclui, por exemplo, uma inversão da atual abordagem de rotular os produtos verdes. Em vez disso, devemos rotular os produtos não-sustentáveis, de modo que o produto sustentável torne-se a norma, e não a exceção," recomenda Antonides.

"Afinal de contas, o consumo não sustentável gera um sentimento de remorso e culpa, assim como a prevenção de emoções negativas pesa mais para o consumidor do que o incentivo à experiência de sentimentos positivos,' concluiu o pesquisador.
Fonte: Diário da Saúde

sábado, 30 de julho de 2016

Violência contra o idoso - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

No Brasil, a cada hora, pelo menos dois idosos sofrem algum tipo de violência. Em um ano, segundo levantamento da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, o número de registros de casos de negligência e violência contra idosos cresceu 16% no país.

Em 2016, de janeiro a junho, o Disque 100, número gratuito que recebe denúncias contra violações de direitos humanos, recebeu mais de 16 mildenúncias de violência contra pessoas com 60 anos ou mais. No mesmo período do ano passado foram registradas quase 14 mil denúncias. Em 70% dos casos, o agressor é o próprio filho e a maioria das vítimas são as mulheres, com 60,3% dos casos. Quebrar o laço familiar é, porém, um desafio para as vítimas, que se calam diante do problema. O idoso tem muita vergonha de dizer que sofre violência dentro de casa, que alguém de sua família cometeu uma agressão. Ele se sente humilhado.

Além disso, se o idoso depende da família, ele pode denunciar a violência, mas tem problemas em romper com o familiar agressor. Talvez por esse motivo, 90% das denúncias de maus tratos são anônimas. Ainda segundo dados do Disque 100, em 2014, houve 27.178 denúncias de abusos contra a pessoa idosa. As mais recorrentes são de negligência, 20.741 denúncias (76,32%), violência psicológica, 14.788 (54,41%), abuso financeiro e econômico, 10.523 (38,72%), violência física, 7.417 (27,29%) e violência sexual, 201 denúncias (0,74%).

Diante do grande escopo de violência ao idoso, é essencial o papel do profissional de saúde para reconhecer o problema em seu paciente. As marcas da violência no idoso são diferentes daquelas da criança, porque um hematoma no braço pode aparecer porque um medicamento que ele toma altera a capilaridade do vaso e, ao esbarrar em um vaso, fica facilmente roxo. Por esse motivo, só o hematoma não é um sinal 100% seguro de violência, por isso a questão é tão polêmica. Portanto, no caso da violência física, o médico precisa ficar atento à frequência e à quantidade de hematomas e, se necessário, pedir um raio-x para verificar se há ossos quebrados.

Outra dica para perceber se o paciente está sofrendo alguma agressão é pelo comportamento. Se o idoso estiver mais ansioso que o normal, não responder a perguntas e, ao invés disso, direcionar o olhar para o familiar ou cuidador, pode ser um sinal de que a relação não está saudável. Há, no entanto, outros tipos de violência que não deixam marcas no corpo, como a exploração financeira sofrida pelo idoso e a violência psicológica, por meio da qual o idoso é manipulado e controlado por alguém da família ou cuidador. Esse tipo de problema é difícil de ser percebido e apenas alguém com um vínculo muito forte consegue perceber. Por isso, o ideal é que o profissional de saúde, ao perceber a possibilidade de que o paciente esteja passando por algum tipo de violência, chame mais familiares e amigos do idoso para conversar e verificar a percepção dessas pessoas em relação ao idoso.

O RECONHECIMENTO DA VIOLÊNCIA É MUITO DIFÍCIL, POIS:
- A vítima fica normalmente envergonhada ou receosa em admitir que sofre abuso de um parente;
- O isolamento da vítima idosa é comum, sendo uma barreira para detecção ou déficit cognitivo.
- Sentimento de culpa: Não fui um bom pai ou uma boa mãe…
- Não sabem onde buscar ajuda, ou pensam que ninguém acreditará na sua palavra.
- Temem represálias dos cuidadores por notificar as autoridades (aumento da violência, institucionalização, perda da liberdade)
- A falta de protocolos e abordagens definidas para tratar o idoso vítima de abuso, contribui com a pouca prática de detecção, diagnóstico errado e estratégias de intervenções limitadas.
- “Conspiração do silêncio…”

As cinco principais teorias mais frequentes para explicar o abuso dos idosos:
1. Estresse do cuidador
2. Psicopatologia do abusador
3. Dependência – tanto das pessoas que praticam o abuso quanto da vítima para com o cuidador
4. Isolamento
5. Violência transgeracional


Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 

Médico posta foto zombando de paciente na internet: 'Não existe peleumonia'

Foto: Reprodução/ Facebook
Um médico foi afastado do trabalho após postar foto em uma rede social segurando um receituário médico com o dizer “não existe peleumonia nem raôxis”. Guilherme Capel Pasqua, plantonista no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), atendeu o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, de 42 anos, na quarta-feira (27), que estudou até o segundo ano do ensino fundamental e não sabe como falar corretamente algumas palavras. O enteado do paciente, Claudemir Thomaz, de 25 anos, o acompanhava na consulta e afirmou que assim que souberam o diagnóstico, o mecânico perguntou sobre o tratamento para a ‘peleumonia’ e a reação do médico não foi muito profissional, segundo Claudemir. "Quando meu padrasto falou pneumonia e raios x de forma errada, ele deu risada. Na hora, não desconfiamos que ele iria debochar depois na internet. O que ele fez foi absurdo. O procurei e escrevi para ele na rede social que, independente dele ser doutor, não existe faculdade para formar caráter. Assim que ele viu minha postagem, apagou a foto.  Ele não quis conversar com a gente", conta Claudemir.
O padrasto de Claudemir não sabe que virou assunto na internet. Claudemir teme pela reação dele, que não pode estudar por falta de dinheiro. "Meu padrasto não sabe falar direito porque não teve estudo. Ele vai ficar muito triste quando souber o que aconteceu, estamos evitando contar, mas ele vai acabar descobrindo. Ele estudava, mas precisou abandonou as aulas para cuidar de mim. Tive tuberculose aos dois anos e, nessa época, ou ele estudava ou pagava meus remédios", lembra. Outras duas funcionárias do hospital debocharam da forma com que os pacientes falam na unidade. Uma das funcionárias postou: "Tira minha pressão? Porque eu tenho tireoide". Assim como o médico, elas também foram afastadas. Guilherme, que foi formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) disse que não tinha intenção de ofender e pediu desculpas. Ele afirmou acreditar que é o contexto social que define as regras do português. Disse também que não estava trabalhando no momento e que fazia uma brincadeira entre os médicos que tem um grupo em rede social e que vai processar quem postou a foto na rede social. A prática é comum nas redes sociais. Algumas páginas voltadas à médicos postam frases utilizadas pelos pacientes para definir seus sintomas. 

BN Saúde

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Registro da quarta reunião do grupo de trabalho da Semana Sobralense do Aleitamento Materno

Momento do encontro do GT no DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Na manhã desta quarta-feira (28), aconteceu mais uma reunião do grupo de trabalho que organiza Semana Sobralense do Aleitamento Materno que acontece no período de 1º a 5 de agosto. O encontro aconteceu  no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS).
Na ocasião, foi escolhido o cartaz promocional do evento, bem como a aprovação do folder produzido para a campanha de doação de leite materno no Hospital Regional Norte (HRN), Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital Dr. Estevam. Além dos principais equipamentos de saúde, instituições de ensino e centros comerciais, o material da campanha será distribuído nos Centro de Saúde da Família e divulgação do evento na mídia local. Também haverá a campanha para coleta de frasco para de leite materno. Vale ressaltar que o Guia de Doação de Leite Materno traz informações sobre a importância do leite materno para os recém nascidos internados e que não podem ser amamentados pela própria mãe, além de outras informações sobre doação e coleta do leite humano. O momento contou com  a presença dos representantes das instituições que apoiam o evento promovido pela Secretaria da Saúde de Sobral, através do Trevo de Quatro Folhas como: Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Hospital Regional Norte (HRN), Faculdades INTA, Faculdades Luciano Feijão (FLF) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Programação


Registro de atividades dos alunos do Curso de Enfermagem da UVA no DEPE da Santa Casa

As Professora Socorro Melo e Sarah Eloya fazem o acompanhamento da turma
O Blog Encontro Com a Saúde registrou o encontro das professoras Socorro Melo e Sarah Elya do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com estudantes do terceiro semestre da Enfermagem/UVA no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS)Os alunos estão realizando atividades de formação no Hospital referente ao módulo de Vivências e Avaliação do Estado do Indivíduo. O registro contou, ainda, com a presença de Juliana Sampaio, secretária acadêmica da UVA/DEPE.

Pesquisadores descobrem composto do chá verde que inibe zika vírus

Foto: Reprodução / TV TEM
Um grupo de pesquisadores do São João do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso afirmam ter desenvolvido um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O trabalho, elaborado em seis meses de testes, resultou na descoberta de um composto natural encontrado no chá verde, o epigalo catequina galato. Os cientistas isolaram o zika vírus e aplicaram o composto que inibiu a entrada do vírus na célula. “É um avanço importante, pioneiro porque é o primeiro resultado mundial em relação ao inibidor. Publicamos em uma revista cientifica e podemos provar que há um inibidor sim ao vírus da zika”, explica a virologista Paula Rahal, em entrevista a TV TEM. Já havia sido identificada eficácia do composto do chá verde sobre vírus como o HIV e o da hepatite C. Na próxima fase, os pesquisadores querem verificar a eficácia do composto em animais ainda neste ano. “Quanto mais rápido a descoberta melhor para que seja lançado no mercado um possível medicamento”, diz a virologista. O estudo foi elaborado em parceria entre a Unesp de Rio Preto, a Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e a Universidade Federal de Mato Grosso. Os resultados foram publicados na revista científica internacional Virology.
BN Saúde


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Santa Casa incentiva a amamentação através da entrega de certificados

Momento da entrega co certificado de amamentação na Santa Casa de Sobral
No período de 22 e 25 de julho aconteceu a entrega do “Certificado de Amamentação” para as mães de dois recém-nascidos (RNs) internados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral  que se encontram em aleitamento materno exclusivo. A iniciativa foi implementada pela Equipe 1 de residentes multiprofissionais em neonatologia,  juntamente com a nutricionista Kelle Tomais, preceptora do programa de Residência Multiprofissional e Neonatologia da Santa Casa/INTA.
O objetivo da entrega do certificado é incentivar as nutrizes a alimentarem seus bebês somente com leite materno, tendo em vista os benefícios do aleitamento materno para o crescimento, desenvolvimento adequado e o fortalecimento do sistema imunológico dos RNs. Aação também diminui o uso de fórmulas infantis industrializadas no hospital. Na oportunidade, as mães contemplada com o certificado foram parabenizadas pela atitude em oferecer o melhor para a saúde dos seus bebês e mostraram-se felizes pelo reconhecimento. Um dos recém-nascidos que recebeu a certificação encontrava-se na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2 recebendo apenas leite materno exclusivo o que promoveu a melhoria do seu quadro clínico, com posterior transferência para a Enfermaria Mãe Canguru, um alojamento conjunto que recebe o bebê e a mãe. 
Apoio
As mães contaram com o apoio de toda a equipe de profissionais da Santa Casa, envolvidos no projeto. Além da nutricionista Kelle Tomais, também participaram do momento a coordenadora do Serviço de Enfermagem da UTI neonatal da Santa Casa, a enfermeira Renides Brasil, a médica pediatra, Drª Juliana Pinto, a técnica de enfermagem Claubejane Souza e as residentes multiprofissionais em Neonatologia da Santa Casa/INTA, Jéssica Silva e Ianne Marinho (nutricionistas) e Renata Morais (enfermeira).
Colaboração: Ana Jéssica da Silva (Nutricionista Residente em Neonatologia da SCMS/INTA)

Atenção Cientistas e Pesquisadores

O prazo para pesquisadores e cientistas inscreverem projetos que contribuam na prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções causadas pelo vírus Zika e doenças correlacionadas foi prorrogado até o dia 10 de agosto. Saiba mais e participe: http://bit.ly/29VBYUC


Departamento de Tecnologia da Informação da Santa Casa realiza treinamento em MV2000 para colaboradores

Momento do treinamento na Sala de Multimídia do DEPE da Santa Casa
Os colaboradores internos do Setor de Faturamento da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) receberam treinamento e atualização no sistema de gestão hospitalar MV2000. Segundo o Diretor da Tecnologia da Informação (TI) da Santa Casa, Rodrigo Freitas, que ministrou a capacitação, o treinamento busca aperfeiçoar os processos realizados no setor. 
Rodrigo Freitas (Gerente TI/SCMS) ministrou o treinamento
"O treinamento no sistema MV2000 aconteceu na sala de Multimida do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Hospital e tem como objetivo o aperfeiçoamento e a readequação dos processos dos faturamentos, SUS, Convênio e Particular,  visando os melhores resultados das atividades dos colaboradores do setor", explica Rodrigo Freitas. "Além disso, trabalha-se a qualificação destes colaboradores com foco na geração de informações fidedignas, para tomada de decisões de nossos gestores hospitalares", conclui o Diretort da TI da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.



Imunoterapia muda o tratamento do câncer fazendo o próprio organismo combater o tumor

Um em cada dois homens terá câncer. Entre as mulheres, uma em cada três desenvolverá a doença. Hoje, um em cada quatro pacientes sobrevive. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, que, em breve, poderá ter que rever essa última estatística. E isso graças a descobertas que estão mudando o paradigma do câncer, viabilizando novas drogas e enchendo de esperança médicos e pacientes. A chamada imunoterapia representa uma revolução tão grande na oncologia que, em fevereiro, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica a elegeu o maior avanço contra o câncer em 2016.
Com a imunoterapia, o sonho de tantas décadas de medicina — usar o nosso próprio sistema imunológico para combater doenças —, enfim, torna-se realidade. Para alguns tipos de tumor, como o de bexiga, medicamentos como o atezolizumab, aprovado em maio nos EUA, são avanços significativos após quase 30 anos sem inovação no tratamento. A taxa de resposta em casos de câncer metastático de pulmão e melanoma também aumentou significativamente com a chegada de imunoterápicos como o nivolumab e o ipilimumab, ambos já aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que o(a) Dr(a) anda fazendo por aí?

Drª Talita Aquino e Dr. Leonilson Vilarinho em compromisso de noivado
Neste espaço, "O que o(a) doutor(a) anda fazendo por aí", o Blog Encontro Com a Saúde traz o registro da Drª Talita Aquino, médica egressa da 12ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), e que vem desenvolvendo atividades na Emergência da Santa Casa de Sobral.
Os noivos e seus familiares durante o jantar que selou o pedido de noivado
A Drª Talita Aquino confirmou compromisso de noivado com o médico Leonilson Vilarinho, no último sábado, dia 23 de julho. Na ocasião, foi organizado um jantar para selar o pedido de noivado e uma feliz confraternização entre as famílias dos noivos. Drª Talita Aquino expressou assim o momento. "Jantar de noivado! Obrigada meu noivinho, sogra, sogro e família pela organização!Tudo lindo".

Dia do Médico Pediatra - 27 de Julho

Homenagem do Blog Encontro Com a Saúde a todos os Médicos Pediatras

Equilab-saúde é uma empresa do ramo médico-hospitalar que se destaca pela qualidade de seus serviços, oferta de produtos e os melhores preços do mercado

A Equilab-saúde é uma empresa que vende e aluga material médico hospitalar em Sobral e que tem se destacado na região noroeste do Ceará por ter um bom atendimento, qualidade em seus produtos e melhores preços. Esta empresa tem sido importante para os habitantes dessa região, pois não há mais necessidade de se deslocar à capital para adquirir esses produtos. Outro ponto importante é a variedade de produtos oferecidos: material médico, hospitalar, odontológico, ortopédico, laboratorial, químico, aparelhos de glicemia capilar, seringas para aplicação de insulina e muitos outros produtos.

Sindicato dos Médicos lança campanha por mais segurança nas unidades de saúde do Ceará

A campanha, que ainda contempla mídias de TV, Rádio e Internet, começou com a publicação do texto “Alerta às Autoridades”, no último dia 21, através de nota nos jornais O POVO e Diário do Nordeste.
Motivado por sucessivos episódios de violência ocorridos em unidades de saúde do Ceará e denúncias da categoria, o Sindicato dos Médicos lança, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), a campanha “Saúde precisa de Segurança”, que objetiva alertar as autoridades locais e a sociedade sobre o estado de insegurança de profissionais e pacientes.
A partir desta terça-feira (26), quem passar pela Av. Senador Virgílio Távora, esquina com Rua Pereira Valente (foto), em Fortaleza, verá um outdoor com a seguinte inscrição: “Novo uniforme médico: jaleco, luvas e colete à prova de balas. Saúde precisa de Segurança”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

***
Veja matéria correspondente ao assunto postada no Blog Encontro Com a Saúde de Sobral no link: http://encontrocomsaude.blogspot.com.br/search?q=Carta+Desabafo

terça-feira, 26 de julho de 2016

Registro de visita no DEPE da Santa Casa

Da esquerda para a direita: Antenor Coelho, Dom Vasconcelos, Heloisa Arruda e Profª Denise Nogueira
O Blog Encontro Com a Saúde registrou visita  de rotina, ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), do Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (Provedor da SCMS), juntamente com o arquiteto Antenor Coelho. Na ocasião, foram recepcionados pela Profª Denise Nogueira (Coordenadora da Educação Permanente DEPE) e Heloisa Arruda (Gerente de Projetos SCMS). 

Comissão de Terapia de Nutrição Enteral e Parenteral da Santa Casa realiza capacitação através de vídeo aula

Momento da vídeo aula realizado no DEPE da Santa Casa de Sobral
Na tarde desta segunda-feira (25), foi realizada, no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, uma atualização profissional através de vídeo aula ministrada pelo Dr. Adriano Mehl. Ele o profissional médico responsável pela Comissão de Feridas e Curativos e pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético do Hospital Pilar, em Curitiba (PR), abordando o tema “A importância da Nutrição na Cicatrização”.
O momento foi organizado pela Comissão de Terapia de Nutrição Enteral e Parenteral da Santa Casa, coordenada pela Drª. Élcia Portela, tendo como facilitadora a nutricionista representante da Nestlé, Drª Ana Caroline Farias. O evento contou com a presença de nutricionistas, enfermeiros, residentes multiprofissionais e bolsistas de ensino em serviço.
Durante a vídeo aula, foram explanados de forma dinâmica: como os imunonutrientes auxiliam no processo cicatricial; o controle multidisciplinar das feridas crônicas; necessidades energéticas, proteicas e hídricas do paciente hospitalizado acometido por feridas crônicas; classificação das lesões por pressão; fatores que contribuem para a má nutrição; diabetes mellitus x cicatrização, bem como outros assuntos importantes para o cotidiano das práticas assistenciais hospitalares.

A nutricionista Ana Caroline Farias aproveitou a ocasião para agradecer e destacar a importância da parceria estabelecida entre a empresa e o Hospital. "A Nestlé agradece a parceria com a Santa Casa de Sobral e estamos com projetos de atualizações científicas mensais através de aulas presenciais e transmissão de vídeo aulas, com temáticas que envolvem a nutrição do paciente hospitalizado. A equipe da instituição sempre está presente e demonstra bastante interesse pelas temáticas abordadas”, destaca

Texto: Ana Jéssica da Silva (Nutricionista Residente em Neonatologia da SCMS/INTA)

Parabenizando - Colaboradores do Curso de Medicina de Sobral da UFC

O Blog  Encontro com Saúde  de Sobral  parabeniza os colaboradores do Curso de Medicina de Sobral que trocam a folhinha do calendário da vida durante o mês de julho de 2016.

Seminário aprimora enfermagem obstétrica na assistência ao parto

Fortalecer iniciativas de hospitais e maternidades para a mudança do modelo assistencial e a inserção de enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento. Esse é o objetivo do "III Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica", que ocorrerá no dia 1º de agosto, das 8 às 17 horas, na Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, em Fortaleza. O seminário é resultado de parcerias de um conjunto de instituições: Secretaria da Saúde do Estado, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Hospital Sofia Feldman, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica/ Ce e Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Ceará.

Enfermeiros obstetras, gestores e profissionais de saúde, do movimento de mulheres e de instituições de classe, no total de 150, participarão do seminário, que tem uma programação densa, com três palestras, mesa redonda e relatos de experiências. Uma das palestras, marcada para as 10 horas, aborda "O exercício da enfermagem obstétrica no Ceará: avanços e desafios, com a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica, no Ceará, Francisca Alice Cunha Rodrigues. Em seguida, às 10h30min, terá início a mesa redonda "Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica: experiências com o modelo colaborativo no parto e nascimento". Mediadora: Adriana Lima Melo, apoiadora do Ministério da Saúde. Antes, às 9h30min, ela fará a palestra "A Rede Cegonha no Brasil e no Ceará: desafios e perspectivas".

A Rede Cegonha foi lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde para reforçar a assistência humanizada às mulheres acolhidas e atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde o momento da confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida dos bebês. É a garantia do direito ao planejamento reprodutivo seguro e o nascimento, crescimento e desenvolvimento saudáveis tanto para as mães como para os bebês. Uma das diretrizes da Rede Cegonha está na mudança do modelo da atenção aplicado ao parto e ao nascimento.

Na estratégia Rede Cegonha estão previstos centros de partos normais, que funcionam em conjunto com as maternidades para humanizar o parto e o nascimento. Está prevista também a presença obrigatória dos enfermeiros obstetras no serviço. A Secretaria da Saúde do Estado há alguns anos já vem preparando os enfermeiros e enfermeiras. Em 2010, formou 140 especialistas em enfermagem obstétrica e neonatal, através de curso promovido em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce), vinculada da Sesa, e apoio do Ministério da Saúde.


Mais informações com o Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Nusmac /COPAS): (85) 3101. 5282/ 3101.5193

Assessoria de Comunicação da Sesa

Primeira vacina contra dengue vai custar até R$ 138 por dose

iStock
As doses da primeira vacina contra a dengue aprovada no país vão custar entre R$ 132,76 e R$ 138,53 em clínicas e hospitais particulares. Os preços tabelados foram divulgados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) nesta segunda (25).

O tratamento com a vacina da Sanofi Pasteur inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas. O custo da vacinação em clínicas particulares pode ficar mais alto pela cobrança da aplicação.

A vacina aprovada em dezembro de 2015 só é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos. Ela é mais eficiente em pessoas que já contraíram dengue do que em pessoas que nunca tiveram a doença, afirma a Anvisa.

Os índices de eficácia são considerados baixos por especialistas. A média é de 66% entre os quatro tipos de vírus da dengue, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde havia informado que seria "praticamente impossível incorporar a vacina da dengue ao calendário de vacinação da rede pública.

No entanto, redes municipais ou estaduais podem decidir comprar doses da vacina. A Secretaria Estadual do Paraná informou que vai aplicar a vacina nesta terça (26) em Paranaguá, em uma parceria com a empresa francesa. Não foi informado o número de doses que serão aplicadas.
Vacina do Butantã começou a ser testada em humanos

Nesta segunda (25), o Instituto Butantan iniciou testes da sua vacina em humanos no Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza (CE). Cerca de 1,2 mil pessoas entre 2 e 59 anos serão imunizadas durante o estudo, que constitui a terceira e última etapa de testes antes de a vacina ser submetida à aprovação da Anvisa.

Somente após a aprovação, a vacina poderá ser ser produzida em larga escala pelo Butantan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.

Além de Fortaleza, também serão realizados testes clínicos no Recife (PE) e Aracaju (SE). Já há testes simultâneos acontecendo em Manaus (AM), Boa Vista (RR), no Estado de São Paulo e em Porto Velho (RO). Ao todo, os testes envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil.

Foto: Reprodução
Há ainda duas vacinas contra dengue sendo desenvolvidas pela empresa Takeda e pelo Instituto Bio-manguinhos/Fiocruz (em parceria com a GSK).

Neste ano, o Brasil já soma quase 1 milhão de casos de dengue. Em 2015, o país registrou recorde da doença, com mais de 1,6 milhão de casos.
Tire suas dúvidas
1) O que é a vacina aprovada pela Anvisa?A Dengvaxia é a primeira vacina registrada contra a dengue no Brasil. O medicamento é destinado ao público entre 9 e 45 anos de idade e é contra indicado para gestantes, mulheres em período de amamentação e pessoas em tratamento médico de doenças graves, a exemplo do câncer. A vacina tem que ser aplicada em três doses, a cada seis meses.

Ela é mais eficiente em pessoas que já contraíram dengue do que em pessoas que nunca tiveram a doença, afirma a Anvisa.


2) Qual a diferença entre esta e a vacina do Butantã?A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã ainda está na fase final de testes, mas tem apresentado resultados melhores do que a vacina criada pela Sanofi Pasteur. "Os resultados são animadores. A vacina do Butantã poderá ser mais barata e mais eficaz para os quatro sorotipos do vírus da dengue, além de ser necessária apenas uma dose para sua aplicação", explica a infectologista Mônica Jacques de Moraes.

Não há previsão para aprovação final da vacina do Instituto Butantã pela Anvisa. A Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório japonês Takeda também desenvolvem suas vacinas contra a doença.
3) A vacina contra dengue também protege contra o vírus da zika?
Não. "O vírus da zika e o vírus da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, mas esta vacina só protege a pessoa contra o vírus da dengue. Portanto, a pessoa que receber esta vacina, não estará protegida contra o vírus da zika que causa a microcefalia em bebês, ou contra o chikungunya," explica a diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Mônica Jacques de Moraes. Ela lembra que a dengue é uma doença infecciosa causada por quatro sorotipos de arbovírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4).
Fonte: Uol Saúde
            Uol São Paulo

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Parabenizando - Dr. Renan Vieira Furtado


O aniversariante Dr. Renan Vieira Furtado

O Blog  Encontro com Saúde  de Sobral  parabeniza o médico  Dr. Renan Vieira Furtado, que troca a folhinha  do calendário nesta segunda-feira, dia 25 de julho. Na ocasião, desejamos-lhe  muita saúde, prosperidade, sucesso na sua caminhada. Dr. Renan Furtado é egresso da 12ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará e sempre tratou a todos com respeito e consideração. O desejo é que mantenha-se sempre um cidadão de bom caráter e continue amais a apreciar o lado bom da vida, fazendo das experiências uma escada para alcançar o topo de suas realizações. Na data, foi festejado pelos familiares, amigos e pela namorada Maria Gabriela, acadêmica do Curso de Enfermagem, bolsista do Programa de Integração e Serviço da Santa Casa de Sobral.
O médico Renan Vieira Furtado e a namorada Maria Gabriela