quinta-feira, 2 de junho de 2016

Santa Casa de Sobral recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Pe. Junior Melo recebe homenagem das mãos do Diretor da FEMICE, Dr. Marcos Venicius
Na noite desta quarta-feira, 1º de junho, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi homenageada em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em comemoração aos 30 anos da Federação das Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE). O momento também marcou a posse da nova Diretoria da FEMICE para o triênio 2016-2019.
Pe. Junior Melo e demais membros da administração com homenagem da AL-CE
A sessão de homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Carlos Felipe (médico oncologista), que em seu discurso, durante o evento, destacou a importância das instituições filantrópicas para a assistência à saúde do Estado do Ceará, mesmo diante de tantas dificuldades frente aos financiamentos e recursos destinados às estas instituições pelo Governo. “Todas estas instituições, aqui homenageadas, são merecedoras. Não apenas pelo trabalho em si que realizam, mas pelo o compromisso com o paciente. E é quase impossível ter saúde pública sem este compromisso, mesmo diante de tantas dificuldades de financiamento do SUS”, ressaltou o deputado Carlos Felipe.
Comitiva da Santa Casa com o Pe. Zé Linhares e Edson Rogatti na AL
Após os discursos de abertura da solenidade, o Diretor Geral da Santa Casa de Sobral, Padre Francisco Junior Melo, foi convidado pelo presidente da mesa, o deputado George Valentim, a receber a placa de homenagem e reconhecimento ao Hospital. Na ocasião, o Pe. Júnior Melo agradeceu e destacou a importância da homenagem prestada pela FEMICE à Santa Casa de Sobral, que foi a instituição filantrópica onde a Federação das  Misericórdias do Ceará foi fundada, com o então gestor da época, Padre José Linhares Ponte.
Satisfação
Pe. Zé Linhares recebe homenagem das mãos do deputado estadual Carlos Felipe
“É com muita honra e satisfação que recebemos esta homenagem em nome da Santa Casa de Sobral, em nome do seu provedor, Dom José Luiz Vasconcelos, em nome de todos os seus colaboradores, como forma de reconhecimento à esta instituição filantrópica hospitalar, que no dia 25 de  maio completou 91 anos, sem nunca deixar de cumprir a sua missão que é a assistência à saúde da população da zona Norte, principalmente a mais carente”, salientou Pe. Júnior Melo. Na oportunidade, estavam presentes à solenidade os demais colaboradores da gestão administrativa do Hospital: Zózimo Medeiros, José Garcia Sousa, Aline Angelim, Lucila Albuquerque, Jean Marques e Elaine Cunha,
Mesa de autoridades da solenidade na AL, durante execução do hino nacional
Entre as autoridades que compuseram a mesa da cerimônia solene estava:  o deputado estadual Agenor Neto,  Edson Rogatti (presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil), Pe. Francisco Gomes (ex-presidente da FEMICE), Lilian Amorim (secretária executiva da SESA/CE), Mônica Barroso (defensora pública), Marcos Venicius de Souza (presidente da FEMICE) e o Padre José Linhares (fundador da FEMICE/presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará). Na fala dos representantes na plenária, além do reconhecimento da importância dos 30 anos da FEMICE, como representante das entidades filantrópicas para a saúde do Ceará, destacou-se o discurso da necessidade de mais reconhecimento e um financiamento justo às estas instituições.  
Fundação
Deputado Carlos Felipe, autor da homenagem
Na ocasião, o Pe. José Linhares, que foi homenageado e reverenciado por todos, como fundador da FEMICE, em 1983. Ele lembrou do início da fundação da Federação, acontecida na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e todas as dificuldades que teve de enfrentar para a consolidação desta instituição representativa das entidades filantrópicas. Ressaltou, ainda, a importância destas instituições para a assistência à saúde do Estado do Ceará. “São estas instituições que sustentaram e sustentam a saúde do Ceará, principalmente o paciente mais carente que precisam da saúde pública. Por isso, é muito importante o apoio e o respeito dos gestores da saúde do Ceará para com estas instituições. Enaltecer, também nesta noite, a força e o compromisso da FEMICE com todas as filantrópicas filiadas e o seu importante papel representativo junto ao Governo”, ressaltou o Pe. José Linhares.
Nova diretoria da FEMICE para o triênio 2016-2019 durante posse na AL
Na oportunidade, foi empossada a nova Diretoria da FEMICE para o triênio 2016-2019, que tem como presidente o Dr. Marcos Venicius de Souza. Vale destacar, que a Santa Casa de Sobral, como fundadora da Federação, está representada nesta diretoria, através do Diretor Administrativo/SCMS, Zózimo Medeiros, que compõe o corpo diretivo da nova gestão. Após a posse, o novo presidente da Federação das Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Ceará, agradeceu a confiança pela a indicação do seu nome frente à instituição. Falou, ainda, dos desafios que tem pela frente e apresentou dados de 2014 das atividades das 44 entidades filantrópicas no Ceará filiada à FEMICE, que disponibiliza 4.535 leitos à rede pública de saúde.
Comitiva da Santa Casa com o ex-presidente da FEMICE,  Pe. Francisco Gomes 
Apenas a titulo de ilustração, para dar compreensão à importância da Santa de Misericórdia de Sobral, a FEMICE mostrou o volume de atendimentos de suas filiadas, que em 2014 apresentou 186.793 internações e realizou 56.850 cirurgias, entre pacientes adultos e pediátricos. Por este números, percebe-se que é um conjunto de atendimento muito grande, no qual a Santa Casa de Misericórdia de Sobral contribui, nesta estatística, com milhares e milhares de atendimentos em sua capacidade instalada e como Hospital Pólo de referência para toda zona Norte do Ceará e estados vizinhos.
(Jornalista Responsável: Vanderley Moreira (JP-1641/CE)
Registro do Momento










Nenhum comentário:

Postar um comentário