sexta-feira, 24 de junho de 2016

Santa Casa realiza reunião com a Coordenação do Curso de Medicina/INTA

Momento da reunião no DEPE da Santa Casa com o Curso de Medicina/INTA
Na manhã desta quinta-feira (22) aconteceu reunião da representação docente do Curso de Medicina das Faculdades INTA com a Diretoria do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobra. Na ocasião, foram discutidos temas voltados para as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos estágios do Curso na Santa Casa.
Representando as Faculdades INTA, participou do encontro a Professora do Curso de Medicina Bruna Vieira Gomes. Pela equipe de gestão do DEPE da Santa Casa: Profª Drª Keila Azevedo (Diretora Adjunta), Renaud Aguiar (Coordenador Executivo do DEPE) e Maria Clara Mont'Alverne (Secretária da Coordenação Executiva do DEPE). Na oportunidade, foi ressaltado o compromisso das duas instituições para proporcionar a melhor formação aos acadêmicos do Curso de Farmácia/INTA em estágio no Hospital.
Curso de Medicina/INTA
O Currículo do Curso de Bacharelado em Medicina do INTA será  centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas (unidades verticais de aprendizagem) e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a  inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o 1ª semestre (unidades horizontais de aprendizagem).

Os conteúdos das unidades horizontais de aprendizagem deverão ser abordados em pequenos grupos, sendo mediado por um preceptor/tutor. Nas unidades verticais de aprendizagem estudantes e preceptores utilizarão situações/casos de saúde/agravo/doença contextualizados para viabilizar a utilização do conhecimento adquirido previamente pelos estudantes, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e a compreensão epidemiológica dos fenômenos, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidados individuais e coletivos.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade, bem como em laboratórios de simulação, em atividades que serão desenvolvidas nas unidades horizontais de aprendizado (Atenção Primária à Saúde e Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais).

O Currículo estimulará nos estudantes o trabalho em pequenos grupos, o reconhecimento de suas necessidades de aprendizagem e utilização dos recursos necessários para sua formação e o estímulo à educação permanente. Neste contexto será também estimulado nos estudantes a adoção de valores como a responsabilidade, a ética e o espírito colaborativo.

Este cenário requer um processo de avaliação ativa, onde o componente objetivo deve estar fundamentado nos objetivos de aprendizagem trabalhados nos diferentes cenários de ensino - aprendizagem e o componente formativo considerado como fator determinante para o desenvolvimento da formação do estudante. O instrumento de avaliação compreenderá, também, elementos próprios da rotina dos serviços onde o estudante estiver inserido, sua capacidade de fazer e receber críticas e suas relações com pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.

O Currículo será ser dinâmico e acompanhará, bem como estimulará a evolução  do sistema local de saúde. Para tanto, contará com avaliação semestral (envolvendo discentes, docentes e gestores) que  deverá orientar as mudanças necessárias para  garantir a maior articulação e integração teórico/prática de disciplinas no contexto real da saúde.

O Curso de Bacharelado em Medicina do INTA está, portanto, fundamentado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação médica de nosso país, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde e será desenvolvido numa região que conta com uma rede de serviços bem estruturada e com grande porte de investimentos na atenção a saúde.

OBJETIVOS DO CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA

a) Objetivo Geral

Formar o profissional generalista dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, capaz de atuar com eficiência e em equipe, comprometido com sua auto-aprendizagem e conhecedor da organização do sistema de saúde vigente no país.

b) Objetivos Específicos

● Possibilitar a formação integral do médico comprometimento com a realidade sócio-regional.
● Formar um profissional apto a desempenhar as suas funções de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação e ser capaz de encarar a saúde de modo integral.
● Enfatizar que o objetivo final da atuação do Profissional de Medicina é o “Homem”, com todos os seus valores, crenças e aspirações, com uma compreensão mais completa da complexibilidade do ser humano, bem como no entendimento integral do próprio papel do médico.
● Propiciar maiores oportunidades de trabalho dos estudantes com os pacientes, em ambientes menos complexos e menos especializados (na própria casa dos familiares, nos postos de saúde, entre outros), para que eles possam aprender-fazendo.
● Aproximar de maneira efetiva o Ensino de Graduação com os Serviços de Saúde da comunidade, na região de abrangência do INTA.
● Oferecer oportunidades mais frequentes de aprendizado e de contacto com áreas mais específicas de conhecimento e de prática médica, por meio de atividades de pesquisa integrada ao ensino, envolvendo os Profissionais de Saúde dos serviços conveniados, professores, estudantes e comunidade.
● Constituir-se de ambiente ideal para o desenvolvimento e a maturação das características pessoais positivas e de atitude de valores humanísticos adequados a uma profissão que lida, primordialmente, com problemas de pessoas/comunidades e que tenta resolvê-los pelo trabalho multidisciplinar e com equipe de multiprofissionais, tendo como beneficiários os indivíduos e a comunidade, promovendo a saúde de todos.
● Transmitir aos estudantes os fundamentos das ciências biomédicas e psicossociais como base para a compreensão de Fisiopatologia, dos Diagnósticos e  do Tratamento das Principais Doenças, integrando os conteúdos básicos e profissionalizantes.
● Proporcionar maior carga de trabalho em ambulatório, pela necessidade de se tomar decisões diagnósticas e terapêuticas, levando em conta a tendência de maior envolvimento com o paciente e o desenvolvimento do trabalho médico em equipes de multiprofissionais.
● Vincular o ensino à Atenção Primária à Saúde, com atuação na Rede Básica de Saúde, a exemplo do que já fazem os Cursos de Fisioterapia e Enfermagem, ministrados pela Instituição, permitindo, com esta ênfase de caráter peculiar da experiência do ensino médico na comunidade, a reflexão aprofundada sobre o significado do trabalho médico.
● Comportar-se eticamente frente à comunidade e ao paciente.
● Saber lidar com a diversidade de comportamentos, de crenças e ideias, reconhecendo o direito dos pacientes.
● Otimizar os recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos os seus aspectos.
● Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças da criança, da gestante, do adulto e do idoso em critérios de prevalência, potencial mórbido e de eficácia da ação médica.
● Promover estilos de vida saudáveis, mediante comunicação e ajuda a indivíduos e grupos de risco na proteção à saúde e prevenção de doenças físicas e mentais.
● Saber lidar com as próprias frustrações e demonstrar atitude empática com o sofrimento.
● Comunicar-se com a comunidade científica nacional internacional utilizando linguagem técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário