quarta-feira, 29 de junho de 2016

Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral é apresentado na Câmara Municipal



Dr. Ribamar Fernandes Filho durante apresentação na Casa do Povo de Sobral

Na noite desta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Sobral, foi realizada tribuna popular com o médico oftalmologista, Dr. Ribamar Fernandes Filho, sobre o Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia (SCMS). Na ocasião, Dr. Ribamar Fernandes Filho, que é o Responsável Técnico pelo Banco de Olhos do Hospital, apresentou aos vereadores o início das atividades de transplantes de córneas na Santa Casa (em 2011) e a importância da instalação e funcionamento do equipamento para o processo de captação, preservação e armazenamento dos tecidos oculares em Sobral. Este processo, antes, era realizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) o que trazia muitas dificuldades para o transplante de córneas realizados no Hospital.

Vereadores de Sobral assistem palestra sobre o Banco de Olhos da SCMS
Na oportunidade, o médico esclareceu a sua participação na tribuna popular da Câmara dos Vereadores de Sobral. “Eu achei importante mostrar aos vereadores o trabalho que vem sendo realizado na Santa Casa no que se refere aos transplantes de córneas e por consequência a importância do Banco de Olhos instalado no Hospital. É relevante trazer à Casa do Povo este tema, pois aqui estão formadores de opinião e para que todos saibam que este Banco de Olhos é o segundo instalado em uma cidade do interior do Nordeste, o primeiro está em Petrolina em Pernambuco”, explica o médico, que abordou também questões voltadas à Doação de Órgãos.

Público presente à Tribuna Popular na Câmara dos Vereadores
Ao final da apresentação, o vereador Júnior Balreira, que presidia a sessão no momento, sugeriu que o Dr. Ribamar Fernandes voltasse com o assunto em outra oportunidade, desta vez em uma audiência pública, quando teria mais tempo para apresentar o Banco de Olhos, os transplantes que são realizados na Santa Casa e a Doação de Órgãos e Tecidos.


Na avaliação do médico, a sua participação na tribuna popular, mediada pela vereadora Christiane Coelho, despertou nos vereadores e na plateia o interesse por um serviço que já vem sendo realizado desde 2011 na Santa Casa e vem contribuindo para que muitas pessoas recuperem a visão e voltem a ter uma vida normal.
Dr. Ribamar Fernandes Filho e seu pai (Zequinha)
“Foi um momento em que todos conheceram o serviço de transplantes de córneas e por consequência o Banco de Olhos, que leva o nome do médico oftalmologista D. Abdias Fernandes, que já ocupou  ums cadeira na Câmara de Vereadores de Sobral”, ressaltou Dr. Ribamar Fernandes Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário