Este ano, a SIPAT abordou, entre outros temas, a Inteligência Emocional para melhoria das relações humanas no ambiente de trabalho
Iniciada nessa segunda-feira,14, a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) trouxe este ano como tema “Segurança: Plante e Cultive essa Ideia. A solenidade de abertura contou com as presenças de Diana Vasconcelos, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Ludimila Frota, diretora de Gestão e Atendimento Hospitalar, Manoela Monte, diretora de Processos Assistenciais, além de João Sérgio Araújo Soares, coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho (SESMT).
A Semana foi iniciada com a palestra Consumo Consciente e Sustentabilidade: De Olho no Futuro, que teve à frente Assuélio Trigueiro, coordenador de Manutenção do hospital. Após a explanação, o grupo iniciou um debate sobre o assunto. Na terça-feira 15, os participantes souberam mais sobre Inteligência Emocional, com o coaching Dayan Siebra, que propôs momentos de descontração e de interação entre a plateia. A ideia foi estimular o equilíbrio das emoções para quem trabalha no setor da saúde.
De acordo com o coaching, que também é médico, em uma hora, os participantes puderam trabalhar a melhoria de certas competências emocionais como a autoestima e a resiliência (capacidade de se reerguer frente aos problemas) para enfrentar a rotina hospitalar. “Quando você entende também que precisa melhorar sua compaixão, empatia, inteligência social, que é a boa relação com as pessoas, você vai viver de uma maneira harmônica dentro dos times e equipes de um hospital”, disse o convidado.
Para Maria Helena Duarte, serviços gerais do HRN, “eu nunca tinha participado de uma palestra dessas. O que ele falou, eu percebi que muitas vezes vivo isso em casa e aqui no trabalho. Agora é tentar lembrar de pôr em prática o que foi ensinado aqui”, afirmou a colaboradora, antes de iniciar mais uma das várias atividades da palestra e participar dos debates.
Na quarta-feira, 16, pela manhã, foi a vez de falar sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, com o infectologista Michel Abdala. À tarde, houve a palestra Uso Consciente de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com Blitz nos setores. Que se estendeu até às 21h.
Na quinta-feira, os trabalhos foram iniciados às 9h com Blitz sobre o uso de EPIs, que se estendeu até às 9h. Nessa sexta-feira, 18, encerramento das atividades, foi apresentado o tema Direito Previdenciário: O que Precisamos Saber, com o técnico previdenciário Roberston Farias Aragão.
Para a Drª. Manoela Monte (Processos Assistenciais), “é importante essa reflexão sobre a aplicação dos conceitos de segurança e os hábitos de trabalho, que certamente ajudam em nossa produtividade”, afirmou Manoela, seguida por João Sérgio Araújo (SESMT), que reforçou a importância de se fomentar o momento de discussões sobre o tema segurança no trabalho.
Para Ludimila Frota (Gestão), “devemos aproveitar esse momento de trocas e reforçar a importância da prevenção na garantia de um ambiente seguro”, reforçou. De acordo com Diana Vasconcelos (CIPA), “além do apoio para o SESMT, na fiscalização das condições de trabalho, elaboração dos mapas de risco, estímulo ao uso de EPIs, e comportamento seguro, também realizamos anualmente a SIPAT. Então são temas escolhidos carinhosamente, pensados como forma de total aproveitamento do colaborador para ter uma melhor qualidade de vida”, disse.
Durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Regional Norte, também foram distribuídas mudas de plantas, houve sorteio de brindes, além da realização de oficina de preparo de lanches saudáveis, automaquiagem, massoterapia e cuidado com o pés.
Assessoria de Comunicação do HRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário