domingo, 20 de março de 2016

Alimentação e sistema imunológico

Nesse período do ano, em que se tem alternado dias de chuvas com dias de sol intenso, as pessoas ficam mais suscetíveis a quadro viróticos, gripes, resfriados e infecções, principalmente quando juntamos a má alimentação e estresse. Para se defender, nosso corpo deve estar com o sistema imunológico sempre em alerta contra os agressores.

A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.

O primeiro passo para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é investir em uma alimentação balanceada, rica em alimentos in natura, vindos da natureza, fonte de todos os nutrientes que necessitamos. É importante dar preferência a alimentos orgânicos e frescos, ricos em vitaminas, minerais, fibras e alimentos que fortaleçam a imunidade.

Devem-se evitar alimentos e substâncias que promovam a queda imunológica. Exclua o consumo de alimentos industrializados que contenham aditivos químicos (corantes, conservantes, acidulante, emulsificantes…), açúcar, gorduras, farinha refinada, refrigerantes, bebidas alcoólicas e entre outros, que podem levar a uma sobrecarga imunológica.

Para o equilíbrio do sistema imune é importante acrescentar na sua alimentaçãoos alimentos que controlam a resposta imune, como:

Fontes de vitamina C: a vitamina C possui ação antioxidante, ajudando a combater radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico. Fontes: acerola, caju, limão, laranja, abacaxi, melão e hortaliças.

Vitamina E: Potente antioxidante. Fontes: abacate, gema de ovo, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba), cenoura, e chuchu.

Selênio: mineral que age como antioxidante, juntamente com o zinco. Fontes: Castanha do Brasil, castanha de caju, alho, cebola, milho, cereais integrais.

Zinco: atua na sintetize as células imunológicas. Ele representa uma ação de defesa contra os vírus, bactérias e fungos. Fontes: frutos do mar, carnes, peru, nozes, castanhas e semente de abóbora.

Ômega3: Ácidos graxos que agem na imunomodulação, ou seja, controlam a resposta imune, diminuindo a inflamação. Fontes: peixes de águas frias e profundas (sardinha, salmão, arenque, cavala e atum).

Temperos naturais e especiarias: Propriedades imunológicas e antioxidantes. Ex.: alecrim, orégano, manjericão.



Élcia Maria Mendes Portella
Nutricionista e Coordenadora do Serviço de Nutrição da SCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário