segunda-feira, 8 de julho de 2024

Reflexão da Semana - A fúria de um cão raivoso

Um poema que aborda um estado de espírito que não faz bem à saúde. Entretanto, frequentemente  somos dominados por este sentimento. 


Google Imagens

Fúria

Que fúria é esta
Desestabilizando a minha essência,
Corrompendo a minha consciência,
Retirando-me as virtudes,
Incutindo-me a violência,
Rasgando-me a natureza mansa,
Dotando-me de ódio,
De desequilíbrios e intolerância.

Esta fúria insana
Que me impele à arrogância,
Que revira a minha alma,
Que me arrebata a calma
E destrói minha temperança.
Que leva minha razão,
Deixando-me embrutecido.
E, louco, cego, nesse instante,
Sou rude, obtuso, tosco, ignorante.

E quando passa
A miopia da cólera,
Mergulho em culpas,
Por deixar me dominar
Os sentimentos furiosos,
Os apelos da ira,
Os impulsos tenebrosos.

Pois tal um cão raivoso,
Descontrolado e perigoso,
Ataco quem não merece,
Quem me ama,
Quem me alimenta,
Quem me aquece,

E quando tudo passa
Reconheço quanto desnecessária
Foi toda a fúria e agressão.
É quando sobra apenas a angústia
Por não ter a paz,
Que me daria um perdão.

Caio em si,
Abatido, arrependido e só,
Ciente da minha fraqueza humana,
Que não passo de matéria orgânica,
Que logo vai virar pó...

Anthonio Leão
02.10.2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário