quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Registro de atualidade e memória do Curso de Medicina de Sobral da UFC retirados do Instagram @fotos_medsobral_ufc (Renaud Aguiar TAE do Curso de Medicina de Sobral/UFC ministra disciplina optativa no Curso desde 2017)

 


ATUALIDADE/MEMÓRIA - A excelência alcançada pelo Curso de Medicina de Sobral da UFC, nestes 24 anos, passa pela qualificação do seu corpo técnico-administrativo. Embora boa parte seja concursado para cargos de nível médio,  ou que exigem apenas graduação, o Curso conta hoje no seu quadro técnico de TAESs de profissionais especialistas, mestres e doutores. 

Alguns deles acabam contribuindo diretamente como preceptor de projeto de extensão e até na docência,  ministrando disciplinas optativas. Um desses casos é do TAE (Técnico de Assuntos Educacionais) Renaud Aguiar, com doutorado na área do direito e que desde 2017 vem ministrando a disciplina optativa Direitos Humanos.
 

A disciplina de *Direitos Humanos, ofertada no **segundo semestre do Curso de Medicina da UFC/Sobral* e ministrada desde *2017.1*, tem como propósito introduzir o estudante às bases éticas, jurídicas e humanísticas que orientam a prática médica contemporânea. Ao reconhecer que a formação do médico ultrapassa o domínio técnico-científico, o componente curricular busca desenvolver competências relacionadas à dignidade humana, à tomada de decisão ética e ao cuidado responsável em contextos complexos e sensíveis. 
 

Por fim, o componente aborda questões éticas emergentes em situações de maior complexidade, como desastres, epidemias e emergências de saúde pública, nas quais o médico se deparam com dilemas envolvendo escassez de recursos, priorização de atendimentos, proteção de populações vulneráveis e salvaguarda dos direitos fundamentais mesmo em contextos de exceção. 

Assim, a disciplina de Direitos Humanos busca formar profissionais capazes de unir conhecimento técnico, sensibilidade ética e compromisso com a dignidade humana. A partir das experiências acumuladas desde 2017, consolida-se como um espaço de reflexão crítica e de construção de uma prática médica democrática, empática e socialmente responsável.

Fonte:  @fotos_medsobral_ufc (Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário