quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Registros de memória do Curso de Medicina de Sobral da UFC retirados do Instagram @fotos_medsobral_ufc (Alunos da 3ª turma do Curso)



MEMÓRIA- Os registros de hoje trazem os egressos da terceira turma, desde o ingresso no Curso de Medicina de Sobral da UFC, em janeiro de 2003, à uma foto irreverente para o álbum de formatura aos pés da estátua do Visconde de Saboia.

Momentos de  uma trajetória marcada pela união e companheirismo desde o ingresso no Curso. Um registro marcante dessa união aconteceu quando as três primeiras turmas se juntaram e  conseguiram fazer que um aluno transferido por força de lei desistisse espontaneamente do Curso.


O fato é que, sabendo da chegada do transferido, as turmas mandaram confeccionar uma camisa preta para a acolhida da terceira turma. Lá, uma gravura mostrava o professor que dava aula para alunos de cabelos raspados e um aluno penetra com cabelo tentava pular  uma janela para dentro da sala de aula. Só aquele mar de camisas pretas no auditório, com aquela mensagem jocosa, já seria suficiente para uma desistência.

Entretanto, o que mostrou a força e a determinação foi a forma como todos isolaram,  ignoraram e não dirigiram uma palavra ao penetra. Pelo contrário, houve manifestação e falas descontentes com a presença do indesejável e que ele não era bem vindo, pois todos que estavam ali tinham se submetido a um rigoroso processo seletivo de vestibular e ele não fazia parte daquele grupo legítimo, era um usurpador.

Ademais, os registros hoje apresentados pelo @fotos_medsobral_ufc trazem à lembrança dos egressos da terceira turma, hoje médicos especialistas de referência, um momento de muitas dificuldades, mas de muita dedicação, união e solidariedade.


Fonte: @fotos_medsobral_ufc (Instagram)


Nenhum comentário:

Postar um comentário