![]() |
Dr. Pessoa 22/09/1929 a 30/06/2014 |
A história do Curso de Medicina de Sobral da UFC, nos seus primeiros anos, contou com o protagonismo dele, sendo essencial no processo de implantação do Internato em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Numa época de muita precariedade, ele com a sua presença ativa, acolhedora e inspiradora contribuiu efetivamente na formação dos egressos das primeiras turmas. Aqui, registros de internos, médicos residentes e professores do Curso ao lado do inesquecível Dr. Pessoa.
Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Dr. Pessoa, ao lado do Prof. Gerardo Cristino e outros médicos pioneiros, contribuiu de forma efetiva para o Curso de Medicina da UFC em Sobral, desde seus primeiros anos de implantação. Sua presença inspiradora marcou gerações de estudantes, professores e médicos que tiveram o privilégio de ouvi-lo e partilhar de sua experiência e visão humanista da medicina.
A cada visita às enfermarias, Dr. Pessoa repassava aos internos suas recomendações para uma relação interno-paciente adequada. “Evite ser arrogante e seja respeitoso quando responde ao paciente que questiona um exame ou tratamento que tenha recomendado”. E o aforismo que reforçava sempre: “Lembre-se que a sua “Vela” se apaga justamente por ter apagado a “Vela” do colega”, entre outros.
Enfim, o legado do Dr. Pessoa transcende consultórios e salas de aula: vive na memória e na prática de todos que aprenderam com seu exemplo de cuidado, sabedoria e humildade. Seu comprometimento com a assistência humanizada e com o ensino, o seu olhar atento, suas palavras sábias e sua postura ética deixaram marcas significativas na formação de egressos e médicos residentes que conviveram com ele na Enfermaria da Clínica Médica da Santa Casa de Sobral (Enfermaria Integrada).
Fonte: @fotos_medsobral_ufc (Instagram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário