quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Registro de atualidade do Curso de Medicina de Sobral da UFC retirados do Instagram @fotos_medsobral_ufc (Remoção das Placas de Formatura da Santa Casa de Misericórdia de Sobral)

ATUALIDADE - Os egressos do Curso de Medicina de Sobral da UFC foram pegos de surpresa por uma notícia, que em um primeiro momento, soava como fake news. O fato é que a nova direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral comunicou à coordenação do Curso, por meio de ofício, a retirada de todas as placas de formaturas afixadas no hospital até o dia 22/11/2025.  O objetivo da remoção: “manter a organização, conservação e padronização dos espaços institucionais” e ainda “Findo o prazo estabelecido, a Santa Casa procederá à remoção das placas que permanecerem instaladas , sem obrigação de guarda, armazenamento ou devolução”, estabelece o documento.

Placa de formatura da segunda turma afixada na Santa Casa de Sobral

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral é hospital de referência para mais de 1 milhão e 700 mil habitantes da zona norte do Ceará e desde fevereiro de 2005 recebe estudantes do Curso de Medicina da UFC para formação prática de estágio do internato médico. Nestes 20 anos, já são 30 turmas que tiveram o hospital como campo de estágio, totalizando 1.084 médicos já graduados. Atualmente quem passa pelos corredores do hospital, que dão acesso à enfermaria cirúrgica São José e à Maternidade Sant’Ana, depara-se com uma fila de placas comemorativas das turmas de Medicina da UFC já formadas na Santa Casa. Uma homenagem e um reconhecimento sincero e afetuoso ao centenário e acolhedor hospital.
Placa de formatura da terceira turma afixada na Santa Casa de Sobral

Desde a primeira placa afixada em janeiro de 2007 da Primeira Turma à última, instalada em maio de 2025 e que leva o nome do egresso da segunda turma, Dr. Espártaco Moraes Lima Ribeiro, que a gratidão é um sentimento que fica para sempre e devidamente registrada, por todas as turmas, em nome de todos os médicos. Foi na Santa Casa que aprenderam, nas manhãs e madrugadas de plantão, que cada paciente é uma lição de humanidade, cada gesto de acolhimento é um aprendizado, e cada vida tocada é uma vitória compartilhada.

Por isso, a retirada das placas por ordem administrativa, que já contam com duas décadas presentes nos corredores do hospital mostrando a grandeza do secular nosocômio, fundado por Dom José, é uma ruptura no que sempre representou a Santa Casa, acolhida e afeto. As placas, não são apenas meros registro em granito, mas simbolizam um gesto carregado de emoção e afeto à “Santinha” e que traduz o reconhecimento à instituição que acolheu, formou e inspirou 1.084 médicos.
Placa de formatura da quarta turma afixada na Santa Casa de Sobral

Assim, a placa que ficaria ali, como memória e testemunho de um vínculo que não se apaga, o elo entre mestres, alunos, pacientes e o hospital que há décadas ensina o verdadeiro sentido da Medicina, servir com ciência, ética e amor, repousará esquecida e deteriorada em qualquer sótão frio e escuro da Santa Casa.





Fonte: @fotos_medsobral_ufc (Instagram)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário