MEMÓRIA/TBT - O registro de hoje é do dia 19.07.2018. Na ocasião, o então coordenador geral do Internato do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Dr. Paulo Roberto Lacerda, juntamente com a Profª Karine Vieira, que coordenava as atividades de Desenvolvimento Pessoal para o Internato, visitou os serviços da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) que são campos de estágio para a formação médica dos internos e na época recebiam as turmas 17ª, 18ª, 19ª e 20ª .
O objetivo da visita era avaliar cada espaço, ao mesmo tempo comunicar aos estudantes e preceptores de cada área, acerca de uma nova atividade a ser implantada nos serviços visitados naquele momento. Tratava-se de encontros que aconteceriam às tardes das quintas-feiras, com a presença da Profª Karine Vieira, voltado para a verificação das habilidades e atitudes à beira do leito, com foco no desenvolvimento pessoal do estagiário.
A visita aconteceu na Enfermaria São José (Cirurgia Geral), Enfermaria São Joaquim (Clínica Médica), Enfermaria Pediátrica (Pediatria), Emergência (Urgência e Emergência), Maternidade Sant’Ana (Obstetrícia/Neonatologia), Enfermaria Dom Walfrido e Radioterapia (Neurologia/Oncologia).
As atividades contemplavam momentos de observação e discussão de casos que se relacionavam com habilidades e atitudes do profissional médico, como: comunicação, relacionamento com o paciente e familiares, questões éticas, dificuldades durante o estágio, entre outros aspectos.
Atividades baseadas no currículo/programa pedagógico de 2001 que vigorou até à formação da 24ª turma. A partir de 2017, os acadêmicos que ingressaram no Curso de Medicina de Sobral/UFC estão sob o regime de um novo programa pedagógico. No geral, muito semelhante ao de 2001, quando o Curso foi implantado.
Fonte: @fotos_medsobral_ufc (Jornalista Vanderley Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário