terça-feira, 5 de agosto de 2025

Sobral, Região do Cariri e Fortaleza são selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber novos programas de residência médica

 

Ao todo, 202 instituições públicas e privadas foram selecionadas por meio de edital do Ministério da Saúde para receber suporte técnico, com o objetivo de ampliar a formação de profissionais em especialidades consideradas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Ceará, além de Fortaleza (Escola de Saúde Pública do Ceará e Hospital São Camilo – Cura D’ars) e Sobral (Associação Igreja Adventista Missionária – AIAMIS), também foram contemplados com o apoio técnico destinado a fomentar a criação de novos programas de residência médica os municípios da região do Cariri: Crato (Hospital e Maternidade São Francisco de Assis), Brejo Santo (Instituto Madre Teresa de Apoio à Vida) e Tarrafas (Secretaria Municipal de Saúde).

Na seleção, foram destacadas instituições que demonstram infraestrutura adequada, integração efetiva com o SUS em nível local e compromisso com a formação qualificada de profissionais. Receberam preferência aquelas situadas em municípios com alta vulnerabilidade social, baixa densidade de especialistas por habitante e que ainda não contam com programas de residência em funcionamento.

Vale destacar que o edital prioriza áreas e especialidades estratégicas, como ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva pediátrica, pediatria, radioterapia, cirurgia oncológica, oftalmologia, cardiologia, neonatologia, entre outras.

Fonte: Sobral Em Revista (https://sobralemrevista.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário