sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Registro de momento no DEPE da Santa Casa acerca de encontro de pesquisadores do Curso de Medicina de Sobral da UFC do estudo científico que trata da prevenção da epilepsia em pacientes com traumatismo crânio-encefálico

Registro do momento realizado no DEPE da Santa Casa

"Hoje (27/08), no  Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (DEPE/SCMS), tivemos a honra de receber a visita da monitora Mellyssa Martins". Ela integra, em nível nacional, a pesquisa sobre o Biperideno, estudo no qual a Profª. Eva Cristino do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) participa ativamente. O encontro reuniu  os professores do Curso: Keven Pontes, Paulo Roberto e o Professor Emérito da UFC, Dr. Gerardo Cristino  (primeiro coordenador do Curso), além dos ligantes da SCNS (Sociedade Científica de Neurociências de Sobral) Stefanie, Monteiro, Thomas e Airton), fortalecendo o vínculo entre a pesquisa científica e a prática clínica hospitalar. "Momentos como este reforçam a importância da ciência translacional e do protagonismo de Sobral em estudos inovadores que podem transformar o cuidado em saúde."

Com informações do Instagram @neuroufcsobral)


******
Saiba mais sobre o assunto em matéria publicada no Blog Encontro Com a Saúde em 12/02/2021

**
Santa Casa de Misericórdia de Sobral é o único hospital do Nordeste convidado para participar de estudo, em nível nacional, para prevenção da epilepsia em pacientes com traumatismo crânio-encefálico


Foto de Luiz Queiroz: Tomada aérea da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) integra um seleto grupo de hospitais de referência no Brasil que participará de estudo para prevenção da epilepsia em pacientes com traumatismo crânio-encefálico, coordenado pelo Hospital Sírio Libanês. O estudo, intitulado “Bipirideno para prevenção de epilepsia em pacientes com traumatismo crânio-encefálico” faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O pesquisador responsável pelo projeto na Santa Casa será o Prof. Dr. Alex Grangeiro, docente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará-Campus de Sobral. Além da unidade hospitalar sobralense, também participam do estudo o Hospital São Paulo (Universidade Federal de São Paulo), Hospital das Clínicas  da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital do Grajaú (São Paulo), Hospital Miguel Couto (Rio de Janeiro) e Hospital João XXIII (Belo Horizonte).

A SCMS é hospital terciário de referência em traumato-ortopedia e neurocirurgia para a zona Norte do Ceará, com população estimada em 1,7 milhão de habitantes. O convite destaca a qualidade do serviço e a excelência da assistência prestada. Em 2020, a SCMS realizou 12.229 atendimentos em trauma, resultando em 6.267 cirurgias traumato-ortopédicas e 913 procedimentos neurocirúrgicos, todos em pacientes do SUS.

Reconhecimento

Para o diretor geral da SCMS, Klebson Carvalho, o convite recebido para a participação no estudo, dentre todos os hospitais do Nordeste, é o reconhecimento das boas práticas realizadas na assistência, no ensino e na pesquisa, resultado do trabalho sério e responsável que vem sendo realizado no hospital, com a participação e o engajamento de todos os seus colaboradores.

O estudo consiste em avaliar os efeitos (benefícios e riscos) e a custo-efetividade do uso de biperideno para prevenção de epilepsia pós-traumática (EPT) em pacientes com traumatismo crânio-encefálico (TCE) e hemorragia intraparenquimatosa confirmada. Os pesquisadores principais do estudo em referência são a Drª Eliana Garzon e o Dr. Luiz de Eugênio Melo, ambos do Hospital Sírio Libanês.

O pesquisador

O Prof. Alex Sandro de Moura Grangeiro é Psicólogo Clínico Cognitivo-Comportamental, graduado pela Universidade Federal do Ceará (2011), com formação em neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (2020), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2014) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente, é Professor do Curso de Medicina da UFC-Campus de Sobral, membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Avaliação Neurocognitiva e Comportamental (Neurocog - UFC). Ao longo dos anos, vem desenvolvendo pesquisas e ministrando aulas nas áreas de Métodos Quantitativos de Pesquisa, Epidemiologia, Neurociência e Avaliação Psicológica.

Informações: Vanderley Moreira (Jornalista) - Prof. Vicente Pinto (DEPE/SCMS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário