terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Professor da UFC é destaque internacional em pesquisa para prevenção do câncer

O professor Marcelo Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi convidado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), para integrar um Grupo de Trabalho que deve subsidiar políticas públicas globais voltadas à prevenção do câncer.

A IARC é reconhecida internacionalmente por sua atuação na identificação das causas do câncer e na promoção de pesquisas colaborativas. Suas publicações servem como referência para diversos países na formulação de estratégias que buscam reduzir a carga da doença no mundo.

Marcelo revela que as expectativas são muito grandes. “Poder contribuir com a OMS no desenvolvimento de pesquisas capazes de auxiliar na prevenção de cânceres é um sonho para diversos pesquisadores. Principalmente para aqueles que, como eu, só tiveram a oportunidade de seguir seus estudos no âmbito da Pós-Graduação graças às políticas de formação e qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde.”

O pesquisador da UFC vai participar do programa IARC Monographs on the Identification of Carcinogenic Hazards to Humans, que avalia e classifica substâncias químicas, exposições ocupacionais e misturas complexas quanto ao seu potencial cancerígeno. Desde sua criação, em 1971, o programa já analisou mais de 1.000 agentes.

Durante este ano de 2025, o professor Marcelo Ferreira seguirá uma agenda intensa que inclui:Análises preliminares de referências enviadas pela IARC. Elaboração de materiais científicos, revisados por pares, para a composição de novas monografias. Reunião presencial na sede da IARC, em Lyon, França, para a publicação do IARC Monographs Volume 140

“Eu me sinto extremamente honrado com o convite. É incrível saber que nossas pesquisas chegam tão longe, atravessando fronteiras e oceanos ao ponto de recebermos um convite para participar de um Grupo de Trabalho tão importante quanto esse da IARC”, celebra Marcelo.

Fonte: @ufcinforma (Instagram)


Nenhum comentário:

Postar um comentário