Gui Gandra, torcedor símbolo do Vasco, conquistou o Fan Award do FIFA The Best 2024, nesta terça-feira. O menino de 10 anos conquistou o coração dos amantes do futebol com sua luta diária contra a epidermólise bolhosa, uma doença genética rara que torna sua pele extremamente sensível. A premiação, decidida por votação popular no site da Fifa até o dia 10 de dezembro, destaca a força e o impacto de histórias como a de Gui, que transcendem o esporte e inspiram milhões.
O que é epidermólise bolhosa?
A epidermólise bolhosa é uma condição genética rara e hereditária que afeta a estrutura da pele, tornando-a extremamente frágil. Caracteriza-se pela formação de bolhas e feridas dolorosas, que podem surgir com o menor atrito ou trauma. Embora não seja contagiosa, a doença exige cuidados constantes devido aos ferimentos graves e suas possíveis complicações, como infecções. (Fonte MSN)
***
DO BLOG ENCONTRO COM A SAÚDE
SOBRE PAIXÃO, VASCO e GUI – A Cruz de Malta é o escudo dos seus e Deus a nossa proteção. Torcer apaixonadamente e ser fiel ao Vasco é inexplicável pois, historicamente, desde a sua fundação foi o clube mais perseguido, prejudicado e humilhado da história do futebol brasileiro. Poucas vezes, ou quase nunca, foi favorecido e isto é fato. Por meio do Gui, agora, o inexplicável sublima-se aos olhos do mundo, através de uma paixão que já parou uma guerra e uniu em campo nações inimigas; o futebol.
A conquista de um prêmio FIFA internacional pelo pequeno torcedor vascaíno mostra ao mundo que os torcedores de todo o Brasil, independente para qual clube torcem (inclusive exterior), uniram-se para escolhê-lo, não por ufania nacional, mas por uma causa. Ele agora se projeta internacionalmente, vestido em seus uniformes em que se eleva a Cruz de Malta, não mais apenas como um menino de 10 anos que torce por um clube brasileiro. Ele agora é um símbolo de luta e resistência contra uma doença grave, danosa e dolorosa. Esta luta e resistência que traz o Gui sempre foi Vasco.
Por fim, a projeção internacional de um garoto que acorda de um coma, e logo no primeiro momento vai buscar pelo seu time do coração, revela de forma universal que torcer e amar o Vasco não tem explicação e nem precisa de compreensão, porque a essência deste clube é a mesma que forjou o Gui, é de luta e resistência...de guerreiro! Nestes últimos tempos, acrescente-se, também, sobrevivência.
Parabéns amado Gui, os vascaínos do Brasil, e em especial do Ceará, estão felizes pela sua conquista. Você sempre carismático, gentil, em tanta fragilidade, representa todos nós pela sua força, luta e resistência. Parabéns!!!!
(Vanderley Moreira – torcedor vascaíno desde 1974, então com 9 anos de idade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário