segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebe consultores do Projeto Lean nas Emergências


Nos dias 18 e 19 de novembro, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu a visita de consultores do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, executada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS).

 O objetivo da visita foi sensibilizar os colaboradores da instituição sobre a relevância do projeto, que busca otimizar o fluxo de atendimento nas emergências hospitalares, reduzindo superlotação e promovendo uma assistência mais eficiente.

 Durante os dois dias, os consultores capacitaram a equipe interna do projeto sobre a implantação de um modelo de reunião diária (huddle) em equipe, o que assegura a comunicação assertiva e o encaminhamento de resolução de pendências do dia; realizaram o acompanhamento do serviço de urgência e emergência para orientar e dar suporte às equipes; e junto à equipe interna do projeto e direção técnica, realizaram o Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) do atendimento ao paciente de urgência e emergência com fratura fechada.

Para Leidiane Silva, gerente de qualidade do hospital, o projeto representa um marco na melhoria da assistência na instituição. “A adesão ao Lean nas Emergências reflete o compromisso da Santa Casa em oferecer um atendimento humanizado e eficiente à população. Essa parceria nos permite alinhar processos, qualificar nossa equipe e promover mudanças que impactam diretamente na qualidade do cuidado ao paciente,” destacou.

 Essa foi a primeira visita do cronograma de acompanhamento do projeto. Os próximos passos serão a implantação de huddles setoriais para criar a cultura de melhoria contínua e aprimorar a comunicação, dar sequência ao mapeamento dos demais fluxos do serviço de traumato-ortopedia e realizar a implantação de Kanban, ferramenta de gestão visual que ajudará no gerenciamento dos pacientes da traumatologia.

Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário