terça-feira, 24 de setembro de 2024

Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas é comemorado com evento no LABOMAR/UFC e ações de limpeza na praia e manguezal

Imagem: Pessoas coletando plasticosNo sábado (21/9), foram realizadas rodas de conversa e limpeza no manguezal do Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC/LABOMAR), no Eusébio (Foto: Arquivo do PEAM)

O Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM) e o Projeto de Extensão Litterless: Menos Lixo nas Praias, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, realizou nos dias 20 e 21 de setembro evento científico e de limpeza de praia e manguezal. Com o tema “Para além da limpeza de praia: ciência e extensão no combate ao lixo marinho”, a programação faz alusão ao dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas 2024.

programação científica e extensionista sobre a saúde dos oceanos e a importância da sua preservação foi realizada na sexta-feira (20), no auditório do LABOMAR (av. da Abolição, 3207), em Fortaleza. Das 8h15 às 11h30, aconteceram as mesas-redondas com pesquisadores da área e exposição da coleção científica e didática do lixo marinho. 

De acordo com a professora Cristina Rocha, vice-coordenadora do Programa de Educação Ambiental Marinha, o evento também faz parte do Movimento Pororoca 2024 da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. “O objetivo é inspirar mudanças profundas nas mentes, nos corações e nas almas das pessoas, fortalecendo nossa conexão coletiva com o oceano e destacando a importância crítica de sua preservação e uso sustentável. As atividades são contabilizadas virtualmente, e a meta é ter pelo menos 100 mil pessoas cuidando do oceano simultaneamente ao longo da costa brasileira”, explica. 

A primeira mesa trouxe reflexões sobre o lixo marinho na costa cearense e os impactos ambientais da poluição dos plásticos. A presença de plástico estrangeiro no Ceará e a poluição invisível dos microplásticos na enseada do Mucuripe foram temas de discussões com dados de pesquisas recentes realizadas no LABOMAR.  

As experiências de projetos de extensão da UFC realizados com a sociedade no combate ao lixo marinho foram apresentadas por representantes do Movimento #ManguezalSemPlastico, Projeto Oceano sem Bituca e Projeto Litterless: Menos Lixo nas Praias. E, ainda, a participação do representante da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar.

Imagem: pessoas na praia com cartaz
O projeto de extensão e pesquisa Litterless atua no combate aos resíduos sólidos nos ambientes costeiros e marinhos (Foto: Arquivo do Litterless)

No sábado (21/9), foram realizadas rodas de conversa e limpeza: no manguezal do Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC/LABOMAR), no Eusébio, e na Praia do Futuro (av. Zezé Diogo, 3005), em Fortaleza, ambos iniciando às 8h. A realização é do projeto de extensão e pesquisa Litterless, que atua no combate aos resíduos sólidos nos ambientes costeiros e marinhos, e do PEAM, que aborda ambientes costeiros e marinhos a partir de uma perspectiva ecológica e de educação ambiental. 


Fontes: Prof. Paulo Sousa, do LABOMAR, e coordenador do projeto de extensão e pesquisa Litterless: Menos Lixo nas Praias – fone: (85) 3366-7043 / Profa. Cristina Rocha, do LABOMAR, e vice-coordenadora do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM) – instagram: https://www.instagram.com/peam_ufc/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário