segunda-feira, 27 de maio de 2024

Sobral perde o farmacêutico de todos os Dias. A saudade que fica do ilustre Dr. Edvard Paulino Dias

O farmacêutico Dr. Edvard Paulino Dias: * 26/10/1936   +25/05/2024 -  Foto de Arquivo do Blog Encontro com a Saúde

 O céu nublado amanheceu de despedida.

A manhã veio arrastada e empalidecida.

Os pássaros das árvores da praça...mudos,

E se cantavam era uma canção entristecida.

Era o domingo anunciando a saudade...

      (Vanderley Moreira)

Foi com pesar e saudade que Sobral recebeu a notícia, na manhã do domingo do dia 26/05, da partida do farmacêutico Dr. Edvard Paulino Dias. Um profissional que marcou a sua história de uma forma muito peculiar, pelo cidadão digno, honrado e exemplar que foi em vida. Na sua simplicidade, destacou-se pela generosidade dos atos, pela alegria e espontaneidade estampadas no sorriso largo, bem como pelo profissional cuidadoso com os seus clientes durante os 54 anos que esteve à frente da secular e saudosa Farmácia Santa Rita, estabelecida no centro da cidade no início do século XX como "Farmácia dos Pobres".

Seu Edvard partiu de forma tranquila ao lado da família e daqueles que sempre o amaram, deixando o seu legado de hombridade e exemplo de vida. Na manhã do domingo (26/05), familiares e amigos se reuniram no Memorial Jardim Eterno para a despedida doída de um adeus final, marcado pela saudade que fica, como bem destacou a sua filha, a Drª Ivone Dias, em seu perfil do Instagram: "Incapaz de expressar em palavras a saudade que me invade, recorro aos versos do Poetinha:"

“Meu pai, dá-me os teus velhos sapatos manchados de terra

Dá-me o teu antigo paletó sujo de ventos e de chuvas

Dá-me o imemorial chapéu com que cobrias a tua paciência

(…)

Meu pai, dá-me a tua pequena chave das grandes portas

Dá-me a tua lamparina de rolha, estranha bailarina das insônias

Meu pai, dá-me os teus velhos sapatos.”

(Vinicius de Moraes)

Dr. Edward Paulino Dias e a sua filha Drª Ivone Dias

À frente da Farmácia Santa Rita, desde 1960, foi por onde correu boa parte da vida do "Farmacêutico de Todos os Dias". No dia 20/02/2014, há dez anos, na iminência de ser desativada, o Blog Encontro Com a Saúde produziu uma matéria sobre o fechamento do secular estabelecimento comercial. Apesar de conhecer o Dr. Edvard Paulino Dias dos eventos realizados no Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi quando tivemos oportunidade de entrevistá-lo e saber um pouco da história do homem e do profissional que dedicou-se ao cuidado do outro.

Lamentamos profundamente a partida do Dr. Edvard Paulino Dias e  rogamos a Deus o conforto da família, nesse momento de pesar pela perda do esposo, pai, avô e sogro sempre amável e dedicado. 

Abaixo, segue a matéria publicada neste Blog em 20/02/2014.

***

Farmácia Santa Rita sai de cena após cem anos no comércio de Sobral

Matéria Especial da Semana
Farmácia Santa Rita  estabelecida há mais de 100 anos no centro da cidade
  A faixa de “ALUGA-SE” estendida na entrada principal, as prateleiras esvaziadas, o solitário balconista, que observa a passagem dos transeuntes pela calçada, e o pequeno fluxo de clientes, evidenciam um estabelecimento comercial prestes a encerrar definitivamente as suas atividades. Este cenário de despedida comove a quem conhece a centenária história da Farmácia Santa Rita de Sobral, pois já é dada como certa a sua saída do ramo de vendas de medicamentos na cidade.
  No início do século XX nasceu como “Farmácia dos Pobres”, através dos seus fundadores Alfredo Claúdio Rangel, Antonio Mendonça e sua esposa Maria José Sampaio, que também era farmacêutica. 

Em 1942, com quase meio século de funcionamento, foi vendida ao empresário João Anastácio Dias, que promoveu ampla modernização em sua estrutura, mas conservou as prateleiras originais, únicas testemunhas dos mais de cem anos de prestação de bons serviços à população sobralense e Zona Norte.

Edvard Dias assumiu empreendimento do pai em 1960
































 

Outro capítulo da história de bom atendimento ao cliente, superação das adversidades e intempéries comerciais do ramo, começa a ser contada em março de 1960. Nesta data, assume a condução do destino da Farmácia Santa Rita, como sócio solidário, o farmacêutico José Edvard Paulino Dias, formado pela Universidade Federal do Ceará, em 1959. Enquanto acadêmico, foi laureado pela UFC com a medalha de ouro, pela sua classificação como o primeiro aluno do Curso de Farmácia.
Registro
   
Após registro na Junta Comercial da firma: Dias, Filho & Cia, sob o número 17.741, ele assume o estabelecimento do ramo de farmácia do seu pai. Uma relação de amizade e confiança foi estabelecida com os seus clientes durante os 54 anos que esteve do outro lado do balcão da Farmácia Santa Rita. Segundo (seu) Edward Dias, durante todo este tempo ele prestou seus serviços da melhor forma possível à população, seja orientando a medicação ou verificando se as receitas estavam sendo aviadas corretamente. 
     Agora, ele diz que chegou a hora de repousar, por isso a saída da Farmácia Santa Rita do mercado de Sobral. “Estou há 54 anos aqui na farmácia e agora eu achei que chegou a hora de eu me aposentar, repousar. Meus filhos não quiseram assumir a farmácia por isso vamos no retirar do mercado”, explica Edvard Dias. A pergunta que paira no ar, ele responde: “a chegada das grandes redes de farmácias na cidade não foi o motivo desta retirada”.
Manipulação
       Relíquias de um tempo onde o cuidado do farmacêutico com o paciente era tão precioso quanto o cuidado médico, (seu) Edvard Dias guarda em uma estante, nos fundos da farmácia, frascos e garrafas de medicamentos que eram manipulados à época. “Logo que iniciei, nos anos 60, a gente manipulava medicamentos aqui na farmácia, mas depois deixamos de manipular, pois os remédios já vêm todos prontos dos laboratórios. A indústria farmacêutica foi um grande avanço e deu mais segurança nas prescrições médicas”, ressalta (seu) Edward Dias.

Documento na Junta Comercial de Sobral
           Com a saída da Farmácia Santa Rita do cenário comercial, arquiva-se uma parte importante da história farmacêutica de Sobral. Uma salutar convivência pautou a relação de (seu) Edvard Dias com seus clientes durante os 54 anos que esteve à frente da Farmácia Santa Rita. Com a chegada da hora de apagar as luzes do estabelecimento e se recolher em seu claustro de memórias, o notório e respeitado farmacêutico, Edvard Dias, já fala em saudade. “Eu estou saindo porque está na hora de me aposentar, mas eu já sinto uma saudade imensa desse convívio que eu tenho da minha freguesia durante estes anos todos”, finaliza (seu) Edvard Dias.
Jornalista Responsável: Vanderley Moreira - 1641/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário