Momento da solenidade de colação de grau da 27ª turma do Curso de Medicina de Sobral da UFC |
Momento da Noite de Hipócrates |
***
Discurso do Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, coordenador do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), orador docente da solenidade de Colação de Grau da 27ª Turma.
Boa noite a todos!
Prof. Paulo Lacerda durante discurso |
Dentre diversos eventos, saliento aqui os principais: passamos por pandemia, tivemos que enfrentar a dura realidade de organizar o ensino médico durante o enfrentamento desse inimigo invisível, nos modernizamos e adequamos o ensino às ferramentas tecnológicas e virtuais que o momento exigiu; desenvolvemos um projeto pedagógico do curso moderno e mais social com a curricularização da extensão; fomos avaliados pelo CFM-SAEME.
Às Autoridades
Magnífico Reitor, a sua vinda neste dia com a retomada das cerimônias presenciais de colação de grau aqui em Sobral é um marco para o nosso curso e nos deixou lisonjeados. Passados 23 anos da criação do Curso de Medicina, mais precisamente no próximo dia 2 de abril, continuamos pujantes e mantendo a nobre missão de formar profissionais médicos com qualidades técnica,crítica e humanística,com capacidade para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, e a elaborarações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.
Com a formatura da Turma 27,chegamosa 963 médicos formados aqui em Sobral pela UFC. Mais da metade, prestaram ou estão prestando atendimento aos mais de 1,6 milhões de habitantes da região norte do Ceará. Destes, 80% fizeram ou estão fazendo residência médica. É um número muito expressivo.15% fizeram mestrado e/ou doutorado. 31%atuam como docentes. 22% como gestores. Adicionalmente, contamos com 9 programas de residência médica, que permitiu a formação até o momento de 260 especialistas das mais diversas áreas, e 3 programas de pós-graduação a nível de mestrado, que contam com mais de 270 mestres já titulados. Tudo isso tem sido possível graças à bravura e obstinação dos nossos 86 docentes e 27 servidores técnicos, aos quais aproveito para agradecê-los publicamente.
Lembremo-nos do que dizia Augusto Cury,“as conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas.” Esses dados são irrefutáveis e refletem a força e o poder da universidade pública e, sobretudo, comprovam a qualidade do produto que estamos entregando à sociedade.
Aos Pais
Não seria justo homenagear os filhos, sem antes reconhecer a importância de vocês, queridos pais, neste dia. Foi a partir do amparo e cuidado dos senhores e senhoras que eles partiram jovens e estão voltando Médicos. Eles não o fariam sem a mão,por vezes invisível, da família, a lhes ajudar nas escolhas, a nortear os limites. O caminho foi longo e, para muitos, cheios de obstáculos que parecia intransponíveis. Da nossa parte,eu os agradeço por terem confiado, suas “crianças”, agora médicos, à nossa Faculdade. A vocês, pais, dedico uma simples mensagem de Dalai Lama: “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”.
Aos Formandos
Queridos formandos, me dirijo a vocês com o coração, quero tocar-lhes a alma. A generosidade da turma 27,que acaba de se formar, em ter me escolhido como referência para o Nome da Turma muito me honra. A surpresa que fizeram em minha residência foi comovente. Eu lhes ofereci o básico: a minha melhor versão na relação de ensino e aprendizado. No relato que me fizeram, a parte que mais me tocou foi quando reconheceram a “minha vontade de fazer a diferença e ir além” e “do meu orgulho em reconhecer a força e o poder da universidade pública”. Esse é certamente o maior reconhecimento que um docente poderia receber de seus alunos, é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Vocês suavizaram as minhas limitações como docente e aliviaram minhas frustrações na dura realidade do dia a dia da neurocirurgia. Saibam que essa manifestação,ficará eternizada em mim!
Tenho muito orgulho de tê-los agora como meus pares. Por terem adquirido o conhecimento médico, vocês são vencedores. Orgulhem-se de sua conquista. Vocês merecem o pódio e os aplausos. Vocês estão aqui, mas no meio do caminho travaram várias batalhas. Primeiramente, tiveram que superar a barreira do vestibular em um dos cursos mais concorridos do país. Em seguida, foram submetidos a uma intensa carga horária com tutorias, provas, fatigantes plantões noturnos, aulas e aulas. Para muitos de vocês, ainda tiveram que enfrentar o distanciamento da família e dos amigos e, é claro, dificuldades financeiras. Mas lembrem-se de que nada foi em vão. Tudo isso serviu para amadurecerem adquirirem e competência emocional para suportar os limites da nossa atuação profissional. Como disse o poeta Antônio Brasileiro, “para nosso barco pequeno, chegaram-se tão grandes mares”. Agora que os atravessaram, as avarias se tornam apenas lições; as dificuldades, um caminho para a sabedoria; os erros, apenas amadurecimento.
Internos da 27ª turma durante reunião para sorteio do ingresso aos estágios do internato |
Daqui para a frente, a luta continua. As batalhas serão outras. Tenho convicção de que estão prontos para superar com maestria os dissabores e as intempéries. A proliferação generalizada de faculdades de medicina tem sido danosa, pois veio desconectada de políticas de aperfeiçoamento da formação médica, sem a devida organização assistencial e expansão dos centros de estágio, trazendo sérios danos nos cuidados em saúde para a nossa comunidade. Tenham cuidado com parte da mídia sensacionalista, que desejosa por notícias de impacto, acaba por crucificar quaisquer deslizes da atividade médica.
Como sabemos, a sociedade exige do médico a perfeição, mas a obtenção de resultado sempre favorável não é certeza. Não cedam às tentativas desonestas e antiéticas de uma parte significativa da indústria de produtos, remédios e equipamentos médicos. Os abusos cometidos por certos setores da indústria se acumulam com o passar do tempo. Para eles, é natural que a saúde seja um negócio. E, por isso,deve render lucros e evitar prejuízos. Essa visão amplia a distância entre o propósito do empresário e a missão do médico. Não se limitem a serem apenas um garoto-propaganda.
Pois bem, agora, frente à sociedade, a resposta desta turma de medicina que se forma é: Que venham os desafios, vocês estão aqui para vencê-los; que venham os problemas, vocês estão aqui para trabalhar por sua resolução; que venham as dúvidas, vocês estão aqui para saná-las, como médicos que hoje são. Não se esqueçam de insistirem na principal qualidade do médico: a empatia. Aqueles que buscam seu auxílio o fazem no auge de sua vulnerabilidade física e emocional, em busca de acolhimento e apoio. Depositam-se, em sua habilidade e seu conhecimento profissional, toda a esperança –algo divino, algo humano – na salvação e no alívio de seus sofrimentos. Portanto, mantenham sua alma habilitada e não apenas as mãos. Tenho certeza, que vocês estão à altura de qualquer desafio que se propuserem.
Professores e estudantes do Curso de Medicina de Sobral da UFC da 27ª turma durante a cerimônia do jaleco em 02/03/2018 |
É chegado o momento da despedida. O que significa se despedir de alguém? Significa dizer adeus, cumprimentar quem sai de um lugar...prefiro dizer apenas um até breve. Sobre a despedida, vários grandes a poetizaram. A poesia acalenta nossas almas e traduz o que de fato queremos expressar nesse momento de desfecho. Rubem Braga retrata que “houve momentos perfeitos que passaram, mas que não se perderam, porque ficaram em nossas vidas; e que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz”.
As lembranças dos bons momentos vividos juntos ficarão guardados em nossas memórias. Já Milton Nascimento, em poema interpretado por Maria Rita, diz que na plataforma da estação, vivenciamos dois lados da mesma viagem: “O trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também despedida”. Na Universidade, convivemos com um misto de emoções: nos encontros, com a chegada dos calouros e, nas despedidas, com a saída dos formandos. Todavia,para alguns de vocês essa despedida será apenas um até breve. Nos alegra mais e mais, o retorno de vocês como docentes. Aqui, no nosso curso, já são 17 docentes que foram ex-alunos.
Caros amigos médicos, eternizo esse laço de amizade que nos une, parafraseando Belchior: “Até mais ver, até mais ver, meu camarada. Contigo em mim e ainda em ti, vou indo em dois. Qualquer distância entre nós, tornada em nada, só assinala novo encontro pra depois”.
Sejam muito felizes. Meu muito obrigado.
Prof. Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal
Coordenador do Curso de Medicina/UFC-Sobral
Professor Homenageado com o Nome da Turma
27ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário